terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Networking: como construir e manter uma eficiente rede de relacionamentos - Márcia Vazquez

O segredo número um para se obter sucesso no desenvolvimento de uma carreira promissora é fazer Networking. Embora suas habilidades técnicas específicas e sua postura geral sejam fatores fundamentais para o sucesso, a quantidade e qualidade de oportunidades de trabalho que você encontrará ao longo do caminho vão depender muito da dimensão da sua network.
Se você questionar a sabedoria em adotar as práticas de Networking, dê uma olhada nos profissionais bem sucedidos à sua volta – com maior frequência, notará que eles têm praticado técnicas de “Networking” por anos.
A Network é uma ferramenta de compartilhamento de recursos e contatos. Um bom relacionamento ou uma boa imagem é um grande capital. Para aumentar a rede de contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas, frequentar lugares.
Antes de ser uma troca de contatos com profissionais do seu mesmo patamar, a Network deve ser uma troca com profissionais de competências e esferas diferentes das suas.  Desta forma, temos muito a trocar.
A visão da imagem do profissional como um capital a ser explorado complementa outro recurso que tem sido valorizado recentemente: o capital intelectual. O conjunto de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisa acumulados, por exemplo, são o capital intelectual. A imagem dos profissionais e sua rede de contatos também pode ser considerada um bem para a empresa. “O profissional tem que ser um demonstrador de si mesmo”.
As redes de relacionamentos são onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo informação, conhecimentos e oportunidades, e podem ser descritas com base no antigo conceito de sinergia onde o todo é maior que a soma das partes.
A capacidade de formar a Network e é claro, mantê-la é um fator muito importante que permitirá projeção e informação. Como diz o ditado, ninguém é uma ilha. Para conseguirmos manter-nos no “circuito” é preciso construir uma rede de amizades e relacionamentos, onde podemos ajudar e ser ajudados.
Investir na construção de uma rede de relacionamentos é a melhor forma de estar sempre em evidência, bem informado e atualizado com o mercado.
Criar e manter essa rede de contatos deve ser uma prática diária de qualquer profissional, seja qual for sua idade, cargo ou área de atuação. Cultivar antigos contatos e investir em novas relações profissionais são atitudes estratégicas.
Quem ainda aposta na fórmula do “eu sozinho”, portanto, deve começar a rever os seus conceitos e passar a investir na construção da sua rede de relacionamentos.
Márcia Vazquez, Consultora Sênior de Carreira, Certificada como Coach pela International Coaching Community (ICC)


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