O segredo
número um para se obter sucesso no desenvolvimento de uma carreira promissora é
fazer Networking. Embora suas habilidades técnicas específicas e sua postura
geral sejam fatores fundamentais para o sucesso, a quantidade e qualidade de
oportunidades de trabalho que você encontrará ao longo do caminho vão depender
muito da dimensão da sua network.
Se você
questionar a sabedoria em adotar as práticas de Networking, dê uma olhada nos
profissionais bem sucedidos à sua volta – com maior frequência, notará que eles
têm praticado técnicas de “Networking” por anos.
A Network é
uma ferramenta de compartilhamento de recursos e contatos. Um bom
relacionamento ou uma boa imagem é um grande capital. Para aumentar a rede de
contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas,
frequentar lugares.
Antes de ser
uma troca de contatos com profissionais do seu mesmo patamar, a Network deve
ser uma troca com profissionais de competências e esferas diferentes das suas.
Desta forma, temos muito a trocar.
A visão da
imagem do profissional como um capital a ser explorado complementa outro
recurso que tem sido valorizado recentemente: o capital intelectual. O conjunto
de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisa acumulados, por
exemplo, são o capital intelectual. A imagem dos profissionais e sua rede de
contatos também pode ser considerada um bem para a empresa. “O profissional tem
que ser um demonstrador de si mesmo”.
As redes de
relacionamentos são onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo
informação, conhecimentos e oportunidades, e podem ser descritas com base no
antigo conceito de sinergia onde o todo é maior que a soma das partes.
A capacidade
de formar a Network e é claro, mantê-la é um fator muito importante que
permitirá projeção e informação. Como diz o ditado, ninguém é uma ilha. Para
conseguirmos manter-nos no “circuito” é preciso construir uma rede de amizades
e relacionamentos, onde podemos ajudar e ser ajudados.
Investir na
construção de uma rede de relacionamentos é a melhor forma de estar sempre em
evidência, bem informado e atualizado com o mercado.
Criar e
manter essa rede de contatos deve ser uma prática diária de qualquer
profissional, seja qual for sua idade, cargo ou área de atuação. Cultivar
antigos contatos e investir em novas relações profissionais são atitudes
estratégicas.
Quem ainda
aposta na fórmula do “eu sozinho”, portanto, deve começar a rever os seus
conceitos e passar a investir na construção da sua rede de relacionamentos.
Márcia
Vazquez, Consultora Sênior de Carreira, Certificada como Coach pela
International Coaching Community (ICC)
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