sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Verdades e Mentiras sobre Consultorias

Essas informações têm por objetivo oferecer ao profissional algumas dicas na hora de contatar uma empresa de consultoria. Abaixo listamos diversas "verdades e mentiras" sobre a nossa área e esclarecemos algumas dúvidas comuns que vem de nossos clientes:

1) Entendendo os termos utilizados pelas empresas:

HEADHUTING - Consultoria de gestão que auxilia empresas a avaliar e recrutar profissionais. É um trabalho entre empresas exemplo: Escola X contrata empresa Y para conseguir o profissional W no mercado.

OUTPLACEMENT - A função das empresas de outplacement é oferecer ao profissional demitido uma forma de encontrar uma outra oportunidade de trabalho. É um trabalho que pode ser feito entre empresas ou contratado pelo próprio profissional.

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL - Serviço para profissionais que foram demitidos ou que procuram mais aulas para completar a sua carga horária. Todos os custos deste serviço são pagos pelo profissional.
2) Como escolher uma boa empresa:
Avalie os serviços da empresa e todos os benefícios que lhe são atribuídos na contratação do serviço.Avalie o contrato. Veja se tudo que está no contrato foi dito pelo consultor e se são "coisas" plausíveis de serem cumpridas.
Caso tenha dúvida sobre alguma cláusula do contrato pergunte na hora para o consultor, se for necessário, peça auxílio para analisar o contrato.
Veja todas as formas que a consultoria tem para comprovar que está desenvolvendo o trabalho, exemplo: A Spaço In, além do contrato oferece comprovantes de postagem do currículo, relatório semestral do andamento do serviço com nº de oportunidades recebidas e nº de entrevistas que o profissional participou.
Procure pessoas que conheçam a empresa e verifique os resultados que ele teve.
Procure conhecer a empresa, veja se ela tem alguma reclamação junto às entidades de defesa do consumidor.
Ministério Público: Rua Riachuelo, 115, 1º andar, centro CEP 01007-904 - Fone: (11) 3119 - 9069 - www.mp.sp.gov.br
PROCON: no site do ministério da justiça a link para todos os PROCONS do Brasil - www.mj.gov.br
IDEC: www.idec.org.br
Mesmo assim a única maneira de se ter conhecimento pleno sobre a consultoria é utilizando seus serviços pois na prestação de serviços cada cliente tem um retorno que é de acordo com a sua experiência na área e o seu desenvolvimento durante a entrevista.

3) Jamais acredite em empresas que vendem vaga:
Pois nenhuma consultoria pode assegurar ou dar garantias sobre a sua contratação.
A contratação depende exclusivamente da instituição empregadora.

4) Avalie o tratamento e a comunicação da empresa:
É importante que a comunicação e o bom tratamento dado a você dure o tempo todo.
Para ilustrar melhor citamos que:
O atendimento ao cliente deve ser impecável, o consultor tem que estar a sua disposição para orientá-lo sempre que necessário.
A empresa tem que posicionar o andamento do trabalho exemplo: a Spaço In encaminha um relatório semestral para todos os clientes.
E posicioná-lo sobre o mercado para facilitar a sua atualização, exemplo: a Spaço In mantém um boletim periódico com as principais informações da área educacional.

5) Veja como a consultoria mantém contato com as instituições:
Veja como ela divulga o seu currículo.
 
Existem diversas maneiras de divulgar um currículo e fazer contato com as empresas. Avalie se os serviços que a empresa desenvolve estão de acordo com o valor que ela cobra (relação custo x benefício).
6) Veja os clientes da Consultoria:
Peça uma relação de empresas com as quais a consultoria trabalha, e se possível, faça contato com algumas e avalie o "outro lado" da prestação de serviços.
Para nós segurança e idoneidade fazem parte da vida da nossa empresa, assim, agimos com total transparência e respeito por nossos clientes.
Diretoria de Recolocação
Spaço In Consultoria e Assessoria Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário