sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Quem é responsável pela sua carreira?

Um processo pelo qual muitos profissionais já passaram ou, pelo menos, conhecem alguém que já vivenciou, é o da demissão. Uma etapa delicada e que muitos vêem como injustiça, um sentimento que, na maioria das vezes, vem acompanhado por um discurso de dedicação e empenho. Mas o que precisa ficar claro é que, a partir do momento em que há um contrato entre profissional-empresa, os dois estão sujeitos a que uma das partes rescinda o acordo a qualquer hora. Vários são os motivos para uma demissão, mas seja ela qual for, é normal que o profissional sempre ache que o motivo não era suficiente para tal.

Com essa consciência de que o trabalho nem sempre é eterno, o profissional deve tomar as rédeas de sua própria carreira, afinal, ela não depende da empresa e sim das questões adquiridas e administradas por cada um. É claro que muitas empresas oferecem investimentos na vida profissional de seus colaboradores como cursos, treinamentos, viagens, mas este, deve ser um movimento startado pelo profissional, antes de tudo, pois investir tempo e dinheiro em ações de desenvolvimento, deve ser compreendido como a forma de conquistar novas oportunidades, como de garantir a devida empregabilidade. Estes investimentos podem favorecer possíveis promoções dentro da empresa em que esteja atuando, como também, estará preparando o profissional a encarar o mercado de trabalho com segurança, quando assim for necessário. Aliar sua atenção ao que o mercado pede, como tambérm ao que a empresa exige, fará do profissional alguém com uma carreira sólida e de sucesso.

Muitos profissionais não gastam tempo, energia e dinheiro em questões que desenvolvam suas carreiras, acreditando estarem seguros. Acreditam que, atendendo as demandas diárias da empresa em que está inserido, suficientemente, garantem sua continuidade na mesma. Nesse caso, o profissional só se dará conta, de que deixou de investir em sua evolução profissional, quando for convidado a se desligar da empresa, por não apresentar mais, diferenciais competitivos.

Quando isso acontece, muitas pessoas perdem o referencial, pois sempre foram muito dependentes das empresas em que trabalhavam e acabam não sabendo que rumo seguir a partir daí. Mas o que muitos não tomaram consciência é que a demissão pode ser uma oportunidade de olhar para trás e fazer uma avaliação de como anda sua carreira e do que precisa ser feito para ser melhorada.

Muitos descobrem tardiamente que deixaram de lado muitos de seus sonhos por pura falta de planejamento. Aliás, esse é o segredo. Muitos são capazes de fazer isso diariamente nas organizações em que trabalham, mas esquecem de planejar suas próprias vidas e suas próprias carreiras. Como fazer isso? Levando em consideração que a carreira profissional é a própria empresa de cada um. Por tanto, o sucesso depende das decisões, dos investimentos e da maneira como cada um gere sua própria empresa (carreira). É preciso assumir as responsabilidades. Comemorar a cada sucesso e aprender com cada fracasso.

Aquele que tem uma boa visão de mercado já sai ganhando. É preciso saber analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o mundo dos negócios e a partir daí sempre ter um plano de ação. O planejamento deve ser flexível, afinal, o mercado está em constante mudança. Assim como os objetivos de cada um podem mudar ao longo dos anos ou de acordo com as exigências do mercado. É preciso estar atento e saber se auto-analisar com freqüência e ponderação.

Acima de tudo, é necessário investimento próprio, aperfeiçoamento, auto-desenvolvimento, cuidados com marketing pessoal e, principalmente, uma boa rede de relacionamento. Tudo isso garante a continuidade da carreira profissional de qualquer um, independente de onde estiver trabalhando. A carreira segue independente da empresa em que se trabalha e desta forma um só poderá acrescentar o outro, jamais depender.
Luciana Serafin - Coordenadora de Outplacement


Nenhum comentário:

Postar um comentário