terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fui contratado, e agora???

Diante do cenário mundial de instabilidade econômica e incertezas acerca das possibilidades que o mercado de trabalho apresentará, o cuidado frente à conquista de uma nova oportunidade profissional deve ser maior ainda.

Os três primeiros meses de atuação do profissional na empresa são cruciais para a consolidação de seu sucesso e permanência na organização. Assim, para que sua atuação possa ser marcada positivamente é importante que fique bastante atento às seguintes dicas:

1- Ao ingressar na nova organização, lembre-se que ainda que a mesma possa ser de um segmento similar ao que já atuou, trata-se de uma nova cultura, novas pessoas e, portanto, nova forma de conquistar e apresentar os resultados. É muito comuns profissionais que, por terem dificuldades em romper com a cultura da empresa anterior, são dispensados por não conseguirem se integrar ao novo contexto. 

2- Aprender é a “palavra de ordem”, assim, esteja aberto e seja “curioso”, no bom sentido, para conhecer novos métodos, novos processos, novas políticas e todas as ferramentas que servem como base para a geração de resultados. Perceba o novo trabalho como uma oportunidade singular de aprender e enriquecer seu repertório. Lembre-se que nesta etapa é muito importante que as pessoas que fazem parte de sua equipe e seu superior percebam a sua receptividade à essas informações. Evite chegar realizando mudanças ou criticar a forma da empresa atuar.

3- Nesta fase de adaptação é também primordial que sua percepção esteja muito ativa, especialmente para entender o papel e responsabilidades das pessoas. É importante que respeite as hierarquias e a forma como a empresa estabelece a comunicação entre as áreas. Fique atento à tudo aquilo que não está no “manual do novo colaborador”, pois muitos detalhes estão presentes nas entrelinhas da organização e a falta de percepção e cuidado à eles pode ser desastroso.

4- Realize o seu trabalho com dedicação e afinco, com atenção a todos os detalhes que podem impactar na não aprovação de seus resultados. Esteja atento aos prazos, informações que requerem sigilo, além de esclarecer sempre que necessário possíveis dúvidas referentes às suas responsabilidades. Demonstre flexibilidade para refazer atividades e para receber orientações de pessoas que atuam em sua equipe. Lembre-se que o não conhecimento de particularidades da nova estrutura de trabalho não o torna incapaz ou incompetente.

5- Procure estar aberto ao feedback de seu chefe e se for necessário procure-o para ouvir dele opiniões e sugestões acerca de seus resultados e da melhor forma de realizar suas atividades. Busque entender claramente sob quais indicadores de resultados está sendo avaliado. 

6- Finalmente, não esqueça de investir nos relacionamentos, nesta fase de adaptação a uma nova empresa é muito importante que faça alianças positivas, especialmente, com as pessoas que estão há mais tempo na organização. Tais pessoas podem lhe oferecer dicas importantes para sua sobrevivência no novo desafio.

Sucesso!!


Izabel Araújo

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