quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Marca Pessoal

Sabe aquela história da pessoa certa no lugar certo? Na semana passada conheci uma moça que me chamou a atenção pela pouca idade e o alto cargo que ela ocupa. Com apenas 29 anos, Luíza assumiu a diretoria financeira de uma empresa alemã, com filial aqui no Brasil. A trajetória profissional da moça é, sem sombra de dúvidas, muito bonita. Porém, por mais competente que ela seja (e sei que realmente é), acredito que um fator precisa ser levado em consideração: Luíza sempre vendeu muito bem o seu trabalho e, principalmente, a si própria. 

Quando estudante, a jovem conheceu em um evento da faculdade um palestrante que trabalhava nessa empresa. Após sua explanação aos alunos, Luíza o abordou dizendo ter interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua corporação. E não era apenas papo jogado fora. Ela realmente já havia ouvido falar muito bem da multinacional e queria, realmente, conhecer o trabalho deles. Segundo ela, por curiosidade apenas. 

O palestrante, muito receptivo, entregou-lhe um cartão e pediu que ela ligasse durante a próxima semana para que pudessem agendar uma visita. Ao pegar seu cartão, porém, percebeu que estava diante do Diretor de Operações da empresa e viu que, sendo assim, poderia ter uma oportunidade inigualável nas mãos durante essa visita. Preparou-se para, então, oferecer seus serviços para aquela empresa. É claro que nem sempre as oportunidades caem do céu. Mas, Luíza já começou se destacando dos demais estudantes que preferiram correr para a lanchonete assim que a palestra acabou.
Durante sua visita, Luíza demonstrou-se extremamente interessada em entender como funcionava cada detalhe da companhia. Júlio, o Diretor que a recebera tão prontamente, por sua vez, percebeu que tinha diante de si uma pedra bruta que, depois de lapidada, poderia se tornar um belo diamante. A moça, identificando uma oportuna abertura do diretor, relatou o seu interesse em se candidatar para uma vaga em sua empresa. Como resposta, Júlio lhe explicou que na área de finanças possuía, sim, uma vaga. Porém, a oportunidade era de estágio, o que ele presumia não ser do interesse da jovem. 

Ao contrário do que ele imaginava, porém, Luíza se apressou em dizer que tinha interesse, sim. Assim, após algumas entrevistas e testes de seleção, a moça começou um programa de estágio. 

Demonstrando aos seus superiores talento, capacidade e vontade de trabalhar, pouco mais de seis meses depois que ela havia iniciado suas atividades na empresa, Luíza recebeu a notícia de que seria efetivada, antes mesmo de terminar seus estudos. Assim, ela começou a assumir maiores responsabilidades e desafios ali dentro. Tendo maior acesso a informações importantes, e podendo, assim, entender o real funcionamento da empresa, a moça começou a sugerir soluções muito criativas e inovadoras para problemas há anos pendentes. 

Foi assim que, surpreendendo a cúpula da empresa dia após dia, Luíza foi galgando importante espaço na empresa. O que considero fundamental para o crescimento da moça, além de sua notória competência, foi a sua capacidade exímia de fortalecer sua imagem diante de seus chefes. Luíza nunca foi arrogante, porém fazia questão de que seu trabalho fosse devidamente creditado, assim como fazia constante “propaganda” de suas conquistas. Ela fez de si mesma um produto, que precisava de constantes melhorias e, claro, divulgações de seus progressos. 

Não nego que ela contou com um pouco de sorte. Mas, seria injusto creditarmos todo o seu sucesso apenas à sorte. Pelo contrário, ela fez por onde merecer cada degrau que conquistou ali dentro. Além do talento nato, a moça sempre mostrou aos seus superiores o quanto queria crescer dentro da empresa e, principalmente, o quanto era capaz disso. Por isso, reforço a importância de sempre cuidar muito bem da nossa marca pessoal. Afinal, como queremos que a empresa e/ou o mercado nos veja? Só você é capaz de construir isso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário