O que mais assombra as pessoas atualmente? Se você
respondeu que é perder o emprego, está absolutamente certo. E isso não acontece
apenas no Brasil. Segundo pesquisas realizadas pelo renomado psicólogo francês
Dominique Clavier em mais de 17 países, o que a população mais teme é perder o
emprego - 72% das respostas. Diante dessa situação, você deve estar se
perguntando: "Então, o que vou fazer para ter sucesso vivendo a ameaça
constante da demissão?" Calma... Primeiro é necessário analisar a questão
por etapas. Se deseja mudar de vida, correr atrás do sucesso, o momento é este,
pelo menos por aqui.
O mercado de trabalho está otimista. Tudo indica que a
economia brasileira vai continuar crescendo este ano. Ótimo. Isso significa que
você terá grandes perspectivas de carreira. E para manter a empregabilidade em
alta num mercado competitivo - onde o rápido vence o lento - é preciso tirar da
cartola uma boa estratégia. É isso mesmo! Um bom planejamento com objetivos
claros e com data marcada pode ser o diferencial para chegar lá.
Estudo realizado em 302 grandes empresas envolvendo 120
mil pessoas separou os profissionais que alcançaram o sucesso dos que estavam
com a carreira estacionada. E, pasmem, 100% dos profissionais com êxito na
carreira tinham um projeto pessoal e um plano de ação estruturados. Constatou-se
também um forte traço de personalidade nessas pessoas: o empreendedorismo. Na
outra ponta, 85% dos que estavam com a carreira estacionada mostravam-se
apáticos e desinteressados, como se estivessem num barco à deriva, entregando
os rumos da vida profissional à própria sorte.
Você já deve ter percebido que estruturar um projeto
profissional é o passo mais importante para ter sucesso. O conceito de sucesso
varia de pessoa para pessoa. O principal é definir o que ele significa para
você: dinheiro, reconhecimento, fama, família. A partir daí, terá condições de
organizar seu projeto e traçar o plano de ação que irá mantê-lo com foco no
objetivo.
Os pontos de um plano eficiente podem ser estruturados
da seguinte forma:
1)
O profissional tem que se conhecer muito
bem - saber quais são seus pontos fortes e fracos é fundamental para que se
determine como eles serão trabalhados;
2) Cuidar da auto-imagem e da imagem que transmite para
os outros - não deprecie suas qualidades, muitas vezes você não se vê como os outros
o vêem;
3) Definir o que é sucesso - qual o propósito da sua
vida? Você quer dinheiro? Reconhecimento? Fama? O que realmente é mais
importante para você?;
4) Traçar os objetivos a serem alcançados - procure ter
objetivos a curto, médio e longo prazos. Trabalhe sempre com objetivos
realistas para evitar frustrações. Esteja certo de que é humanamente possível
realizá-los;
5) Ter dinamismo - é essencial para que alcance seus
objetivos. Não desanime diante da primeira dificuldade, nem da segunda, nem da terceira...
Se for preciso, esteja disposto a reavaliar seus conceitos;
6) Construir uma rede de contatos sabendo aonde quer
chegar - isso não significa colecionar cartões de visita. O que conta realmente
é o relacionamento que você mantém com as pessoas dentro e fora das empresas e
como essas pessoas poderão ajudá-lo;
7) Avaliar os custos - fazer o orçamento é
imprescindível. Você deve levar em consideração quanto tempo e dinheiro serão
necessários para o êxito de seu plano e quanto você está realmente disposto a
empregar na realização de seus objetivos;
8) Saber se comunicar - o importante não é o que se
comunica e sim como se comunica. A comunicação esbarra na análise subjetiva do
interlocutor. Seja objetivo ao apresentar alternativas e soluções;
9) Garantir que agrega valor à empresa - o que você
pode realmente fazer para melhorar a empresa? Como seu trabalho é importante
para a empresa naquele momento?;
10) Superar as dificuldades - não caia na armadilha de
se considerar velho demais, ou novo demais; ter pouca formação, ou muita
formação, etc.
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