quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sucesso: Planejar é o primeiro passo


O que mais assombra as pessoas atualmente? Se você respondeu que é perder o emprego, está absolutamente certo. E isso não acontece apenas no Brasil. Segundo pesquisas realizadas pelo renomado psicólogo francês Dominique Clavier em mais de 17 países, o que a população mais teme é perder o emprego - 72% das respostas. Diante dessa situação, você deve estar se perguntando: "Então, o que vou fazer para ter sucesso vivendo a ameaça constante da demissão?" Calma... Primeiro é necessário analisar a questão por etapas. Se deseja mudar de vida, correr atrás do sucesso, o momento é este, pelo menos por aqui.

O mercado de trabalho está otimista. Tudo indica que a economia brasileira vai continuar crescendo este ano. Ótimo. Isso significa que você terá grandes perspectivas de carreira. E para manter a empregabilidade em alta num mercado competitivo - onde o rápido vence o lento - é preciso tirar da cartola uma boa estratégia. É isso mesmo! Um bom planejamento com objetivos claros e com data marcada pode ser o diferencial para chegar lá.

Estudo realizado em 302 grandes empresas envolvendo 120 mil pessoas separou os profissionais que alcançaram o sucesso dos que estavam com a carreira estacionada. E, pasmem, 100% dos profissionais com êxito na carreira tinham um projeto pessoal e um plano de ação estruturados. Constatou-se também um forte traço de personalidade nessas pessoas: o empreendedorismo. Na outra ponta, 85% dos que estavam com a carreira estacionada mostravam-se apáticos e desinteressados, como se estivessem num barco à deriva, entregando os rumos da vida profissional à própria sorte.

Você já deve ter percebido que estruturar um projeto profissional é o passo mais importante para ter sucesso. O conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa. O principal é definir o que ele significa para você: dinheiro, reconhecimento, fama, família. A partir daí, terá condições de organizar seu projeto e traçar o plano de ação que irá mantê-lo com foco no objetivo.

Os pontos de um plano eficiente podem ser estruturados da seguinte forma:

    1)   O profissional tem que se conhecer muito bem - saber quais são seus pontos fortes e fracos é fundamental para que se determine como eles serão trabalhados;

2) Cuidar da auto-imagem e da imagem que transmite para os outros - não deprecie suas qualidades, muitas vezes você não se vê como os outros o vêem;

3) Definir o que é sucesso - qual o propósito da sua vida? Você quer dinheiro? Reconhecimento? Fama? O que realmente é mais importante para você?;

4) Traçar os objetivos a serem alcançados - procure ter objetivos a curto, médio e longo prazos. Trabalhe sempre com objetivos realistas para evitar frustrações. Esteja certo de que é humanamente possível realizá-los;

5) Ter dinamismo - é essencial para que alcance seus objetivos. Não desanime diante da primeira dificuldade, nem da segunda, nem da terceira... Se for preciso, esteja disposto a reavaliar seus conceitos;

6) Construir uma rede de contatos sabendo aonde quer chegar - isso não significa colecionar cartões de visita. O que conta realmente é o relacionamento que você mantém com as pessoas dentro e fora das empresas e como essas pessoas poderão ajudá-lo;

7) Avaliar os custos - fazer o orçamento é imprescindível. Você deve levar em consideração quanto tempo e dinheiro serão necessários para o êxito de seu plano e quanto você está realmente disposto a empregar na realização de seus objetivos;

8) Saber se comunicar - o importante não é o que se comunica e sim como se comunica. A comunicação esbarra na análise subjetiva do interlocutor. Seja objetivo ao apresentar alternativas e soluções;

9) Garantir que agrega valor à empresa - o que você pode realmente fazer para melhorar a empresa? Como seu trabalho é importante para a empresa naquele momento?;

10) Superar as dificuldades - não caia na armadilha de se considerar velho demais, ou novo demais; ter pouca formação, ou muita formação, etc.

Fonte: http://www.dinamicarh.com.br/1.htm

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