Entre reuniões de negócios e outros compromissos, o
empresário moderno é confrontado com a necessidade de participar de eventos
como congressos, palestras, feiras e outros. Além do conhecimento adquirido, o
empreendedor precisa dessas ocasiões para fazer o conhecido networking.
E nem
sempre é fácil falar e conversar com pessoas que você nem conhece.
Mas antes de tudo, o primeiro passo nessa estratégia é
escolher quais desses eventos, entre tantos disponíveis, ganharão espaço na
agenda do empresário.
É preciso avaliar quem irá participar, questionar se as
pessoas poderão lhe acrescentar algo e se seria interessante conhecer esses
indivíduos. Isso pode ser feito com a própria organização do evento, basta
procurar saber quem já confirmou presença.
Também é preciso pensar no nível
hierárquico e de influência das pessoas presentes no evento e focar sua atenção
nos tomadores de decisão.
É muito importante buscar o máximo de informações sobre
o evento antes de pagar qualquer taxa de inscrição. As descrições geralmente
são vagas e é nesse momento que se acaba evitando aqueles que serão verdadeiras
‘furadas’.
E antes de começar a lotar seus horários vagos com todo
tipo de evento, lembre-se sempre da máxima “qualidade é sempre melhor que
qualidade”. Se houver custos, priorize aqueles que podem lhe dar mais retorno.
Verifique também se esses eventos oferecem possibilidades de socialização e
interação, como jantares ou coquetéis.
A hora de arriscar e se expor
Fazer networking envolve habilidade social, o que às
vezes amedronta os empresários mais tímidos. Para fazer networking tem que
arriscar e se expor. Nesses casos é preciso tomar muito cuidado com seu
comportamento e como você se apresenta – e isso inclui o vestuário.
Para começar, não deixe de levar um grande estoque de cartões pessoais, eles
facilitam as apresentações e a troca de contatos (telefone, e-mail). Mas não
fique desesperado e saia distribuindo cartões para todo mundo como se você
fosse um político em campanha eleitoral, faça a troca apenas se você souber que
pode aproveitar esse contato.
E para fazer a troca de cartões é preciso abordar
completos desconhecidos. Nessa hora o medo e a insegurança podem prejudicar o
networking. Mas basta seguir alguns passos para ganhar confiança.
Como fazer o primeiro contato:
1) Peça ajuda: assim que chegar ao evento peça auxílio
de algum empresário conhecido ou até mesmo da organização do evento para fazer
possíveis apresentações.
2) Insira-se em um grupo: está realmente sozinho?
Apresente-se para um grupo em algum intervalo de conversa e comece a trocar
ideias sobre o evento.
3) Não seja “o chato”: Seja delicado na hora de abordar
as pessoas e não seja persistente se por acaso a conversa não evoluir.
Se o primeiro contato foi bem sucedido, é preciso
prestar atenção no que fazer e o que tirar de cada interação:
1) Simpatia e conhecimento: Na hora de conversar, seja natural,
mas simpático, tenha bom senso na escolha de algum tópico de conversação. A
melhor forma de se preparar para isso é ter uma boa biblioteca de assuntos.
2) Tudo é uma troca: Durante a conversa, perceba como a
construção desse contato pode ser proveitosa, tanto para você quanto para seu
interlocutor. Se você perceber que pode ganhar e dar algo em troca, dê
continuidade depois do evento.
3) Saída pela esquerda: Uma hora a conversa pode se
esgotar, portanto, saiba quando se retirar. Seja hábil para perceber qual é a
hora de sair. Existem pessoas que não gostam de ficar conversando muito tempo
com uma pessoa.
4) Nada de monogamia em networking: A ideia de
conversar com pessoas não é suprir uma carência por estar sozinho, mas
conseguir fazer o maior número de contatos proveitosos possíveis. Não se prenda
a apenas um contato. Em um evento, você deve sair com no mínimo 10 cartões
diferentes.
Foi bom para você?
Uma hora todo evento acaba e depois dele é preciso
fazer o segundo contato.
Mande um e-mail no dia seguinte remetendo a algum
assunto conversado no dia anterior. O “e-mail do dia seguinte” é muito
importante para deixar claro seu interesse. Dessa forma você pode tirar maior
proveito desse novo relacionamento.
Lembrando ainda que todo evento, independente da sua desenvoltura social, é uma
oportunidade de fazer novos contatos. “A única chance de você não tirar nenhum
proveito é se você ficar em casa.”
Fonte: PEGN
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