quinta-feira, 9 de maio de 2013

MANUAL DE ETIQUETA DE NETWORKING


Entre reuniões de negócios e outros compromissos, o empresário moderno é confrontado com a necessidade de participar de eventos como congressos, palestras, feiras e outros. Além do conhecimento adquirido, o empreendedor precisa dessas ocasiões para fazer o conhecido networking. 

E nem sempre é fácil falar e conversar com pessoas que você nem conhece.

Mas antes de tudo, o primeiro passo nessa estratégia é escolher quais desses eventos, entre tantos disponíveis, ganharão espaço na agenda do empresário. 

É preciso avaliar quem irá participar, questionar se as pessoas poderão lhe acrescentar algo e se seria interessante conhecer esses indivíduos. Isso pode ser feito com a própria organização do evento, basta procurar saber quem já confirmou presença. 

Também é preciso pensar no nível hierárquico e de influência das pessoas presentes no evento e focar sua atenção nos tomadores de decisão.

É muito importante buscar o máximo de informações sobre o evento antes de pagar qualquer taxa de inscrição. As descrições geralmente são vagas e é nesse momento que se acaba evitando aqueles que serão verdadeiras ‘furadas’.

E antes de começar a lotar seus horários vagos com todo tipo de evento, lembre-se sempre da máxima “qualidade é sempre melhor que qualidade”. Se houver custos, priorize aqueles que podem lhe dar mais retorno. Verifique também se esses eventos oferecem possibilidades de socialização e interação, como jantares ou coquetéis.

A hora de arriscar e se expor

Fazer networking envolve habilidade social, o que às vezes amedronta os empresários mais tímidos. Para fazer networking tem que arriscar e se expor. Nesses casos é preciso tomar muito cuidado com seu comportamento e como você se apresenta – e isso inclui o vestuário.

Para começar, não deixe de levar um grande estoque de cartões pessoais, eles facilitam as apresentações e a troca de contatos (telefone, e-mail). Mas não fique desesperado e saia distribuindo cartões para todo mundo como se você fosse um político em campanha eleitoral, faça a troca apenas se você souber que pode aproveitar esse contato.


E para fazer a troca de cartões é preciso abordar completos desconhecidos. Nessa hora o medo e a insegurança podem prejudicar o networking. Mas basta seguir alguns passos para ganhar confiança.

Como fazer o primeiro contato:

1) Peça ajuda: assim que chegar ao evento peça auxílio de algum empresário conhecido ou até mesmo da organização do evento para fazer possíveis apresentações.

2) Insira-se em um grupo: está realmente sozinho? Apresente-se para um grupo em algum intervalo de conversa e comece a trocar ideias sobre o evento.

3) Não seja “o chato”: Seja delicado na hora de abordar as pessoas e não seja persistente se por acaso a conversa não evoluir.

Se o primeiro contato foi bem sucedido, é preciso prestar atenção no que fazer e o que tirar de cada interação:

1) Simpatia e conhecimento: Na hora de conversar, seja natural, mas simpático, tenha bom senso na escolha de algum tópico de conversação. A melhor forma de se preparar para isso é ter uma boa biblioteca de assuntos.

2) Tudo é uma troca: Durante a conversa, perceba como a construção desse contato pode ser proveitosa, tanto para você quanto para seu interlocutor. Se você perceber que pode ganhar e dar algo em troca, dê continuidade depois do evento.

3) Saída pela esquerda: Uma hora a conversa pode se esgotar, portanto, saiba quando se retirar. Seja hábil para perceber qual é a hora de sair. Existem pessoas que não gostam de ficar conversando muito tempo com uma pessoa.

4) Nada de monogamia em networking: A ideia de conversar com pessoas não é suprir uma carência por estar sozinho, mas conseguir fazer o maior número de contatos proveitosos possíveis. Não se prenda a apenas um contato. Em um evento, você deve sair com no mínimo 10 cartões diferentes.

Foi bom para você?


Uma hora todo evento acaba e depois dele é preciso fazer o segundo contato. 

Mande um e-mail no dia seguinte remetendo a algum assunto conversado no dia anterior. O “e-mail do dia seguinte” é muito importante para deixar claro seu interesse. Dessa forma você pode tirar maior proveito desse novo relacionamento.

Lembrando ainda que todo evento, independente da sua desenvoltura social, é uma oportunidade de fazer novos contatos. “A única chance de você não tirar nenhum proveito é se você ficar em casa.”


Fonte: PEGN

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