|
por Andréa C. Contrucci
|
|
Encontrar o emprego certo exige esforço e
autoconhecimento.
De repente você se vê desempregado, com seu dia todo
disponível e fica imaginando como irá fazer para preencher um tempo que antes
simplesmente voava. As conhecidas 8 horas de jornada não eram suficientes nem
mesmo para as tarefas mais simples de um dia conturbado de trabalho, e agora
se arrastam vagarosamente. Não se desespere, especialmente se seu objetivo
for encontrar uma colocação no mercado que finalmente deixe você e seu
empregador satisfeito.
Procurar emprego dá trabalho e não tem nada a ver com
lazer. Exige planejamento e determinação, mas acredito que isso não seja
novidade para ninguém. Entretanto, quando falamos em autoconhecimento e
sucesso profissional, as pessoas costumam arregalar os olhos e
surpreender-se, pois não enxergam relação entre os dois. Mas a verdade é que
todos aqueles, ou pelo menos a grande maioria dos empresários bem sucedidos e
profissionais de carreira brilhante, sabem claramente quais as
características que o levaram ao topo, assim como tem total consciência sobre
suas deficiências e como poderiam ser determinantes para seu fracasso.
Portanto, faça agora mesmo sua listinha negra e busque no passado aqueles
resultados de testes e avaliações de desempenho e competências que você nunca
deu a devida importância.
Por outro lado, vale ressaltar que tão ou mais
importante do que conhecer-se bem é saber como usar esse conhecimento. Tratar
essa informação como um precioso artifício de guerra é o que pode
diferenciá-lo de outros milhares a procura do sonhado emprego. Afinal, de que
valem os tão temidos testes psicológicos se após seu resultado não houver uma
análise profunda do que foi apresentado e a definição de um plano de ação que
minimize os efeitos de suas “fraquezas” e utilize seu “potencial” para
alcançar o sucesso. Olhe para trás e traga a memória os elogios e
advertências que recebeu na sua trajetória profissional e pessoal. Procure
reconhecer em si o que é verdadeiro e como afetou sua vida profissional.
Mas voltando ao início, quando falei em planejamento
e determinação, não posso deixar de mencionar o quanto é importante seguir as
regrinhas básicas para se encontrar um emprego:
Elabore um currículo eficiente e mantenha-o sempre atualizado; Estabeleça uma rotina e a cumpra com determinação; Defina os meios de divulgação do seu currículo; Selecione as empresas que lhe interessam e, com quem ou como fazer contato; Faça uma lista de pessoas que conhece, onde trabalham e de que maneira podem lhe indicar um emprego. Entre em contato com elas; Mantenha-se informado sempre; Use o telefone sem medo, um contato pessoal é sempre mais eficiente; Esteja sempre pronto para fazer um contato de trabalho:
Agora, para aqueles que fizeram uma autoavaliação e
conhecem bem seu perfil, avalie cada proposta sob essa nova perspectiva e
quando aceitar uma delas, inicie de uma forma diferente. Seja honesto consigo
mesmo e lembre-se sempre de que você aprendeu a usar seu potencial a seu
favor. Não caia na velha armadilha de seguir o barco. Você tem suas
qualidades, as conhece e agora chegou à hora de usá-las a favor da empresa
com a qual está colaborando e seguir em frente.
|
Fonte: http://www.rh9.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário