O velcro e o post it nasceram de mentes abertas e curiosas. Aquele matinho
chato que gruda na roupa, conhecido como carrapicho, inspirou o cientista que
inventou o velcro; enquanto uma cola que aparentemente não colava direito foi
útil para um funcionário da 3M fixar seus bilhetes de recados amarelos em
livros, criando um dos produtos mais conhecidos e lucrativos da
empresa.
Pensar de forma inovadora pode agregar valor na sua carreira e gerar lucro para sua empresa. A atitude empreendedora Os empreendedores tendem a ser orientados para a ação e movimentam-se rapidamente para conseguir que as atividades sejam realizadas. São orientados por metas, dispostos a fazer o que for preciso para conseguir que seus objetivos cheguem ao fim. Combinam visão com ação, tanto planejam quanto fazem. São pessoas que sonham e que colocam seus sonhos em prática. Eles são uma combinação de pensadores, fazedores, planejadores e trabalhadores. |
|
|
Podemos afirmar que ser empreendedor é possuir uma
maneira de pensar e agir. É comportamental. Por isso podemos aprender.
Temperamento não é destino. Cromossomos não é "como somos".
Gerar idéias não é função apenas dos altos executivos A empregabilidade passa pela pró-atividade, na solução de problemas e na busca de oportunidades de otimização de processos, na diminuição de custos, na melhoria de produtos e serviços. Portanto, contribua sempre! Fantasie e realize O mundo está mais inovador do que nunca. Tecnologias que no passado exigiam hardwares enormes hoje cabem na palma da mão. Doenças consideradas incuráveis estão hoje prestes a serem eliminadas, graças à revolucionária pesquisa da biotecnologia. Imaginação, idéias e descobertas continuam a inundar o planeta de maneira extraordinárias e a uma velocidade incrível. No contexto organizacional, inovação sempre está ligada a crescimento e melhoria da eficiência, produtividade, qualidade e posicionamento competitivo, market share,etc. Todas as organizações podem inovar, incluindo hospitais, universidades e empresas públicas. A cada minuto as empresas são levadas a desbravar novos territórios com produtos e serviços que lhe darão uma vantagem competitiva. Globalmente a cada 60 minutos são solicitadas 101 novas patentes e mais de 2265 novas empresas são abertas todos os dias. A importância do cenário A cultura organizacional é um dos grandes bloqueadores do empreendedorismo. Três tipos de problemas básicos: 1. Expectativas invisíveis, que deixam os funcionários no escuro. 2. Obstáculos físicos, que tornam a performance desnecessariamente difícil. 3. Feedbacks inadequados, que deixam as pessoas sem informação da sua performance. Outros fortes bloqueadores são as chefias e as lideranças. Temos um grande desafio que é estimular as chefias intermediárias. Como implantar um programa de empreendedorismo nas empresas? Dar espaço para que os colaboradores criem novas formas de como fazer. Valorizar publicamente os colaboradores. Fazer com que o colaborador vista a camisa da organização. Lembre-se que eu só vou vestir a camisa se ela me couber. Não basta vestir a camisa, é preciso saber jogar. Diz Goeth: "Nada é mais assustador do que a ignorância colocada em prática". Crie programas especiais para educação e treinamento e estimule o colaborador a também estabelecer metas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário