Todos nós
admiramos as pessoas que dominam a arte da comunicação. "Fulano fala muito
bem!", dizemos com ênfase, como se esta qualidade, por si só, fosse
sinônimo de competência, versatilidade, liderança. E, de fato, é! Saber se
comunicar é hoje um pré-requisito indispensável para o profissional de sucesso.
O que pouca
gente se dá conta ao aplaudir esses "ases" da comunicação é que, ao
observá-los, também podemos aprender muito com eles. Todo bom comunicador
apresenta, no exercício do "falar em público", pequenos macetes,
"segredinhos" descobertos ao longo de sua carreira e que são
utilizados para tornar a comunicação mais eficaz.
Este artigo
desvenda alguns desses "segredos de coxia", especialmente extraídos
de apresentações bem-sucedidas e dotados de grande valia para o antes e o
durante. São detalhes simples, mas que podem ajudar a administrar as emoções e
deixar você mais à vontade, tornando o falar em público uma atividade prazerosa
e agradável:
1
– Visualize o sucesso de sua apresentação
Isso tem um
efeito altamente poderoso sobre a sua mente, preparando você para a hora
"H". Pensar positivo faz toda a diferença!
2
– Encare o "monstro" de frente
A melhor
forma de vencer o "monstro" é encará-lo de frente. Por isso, liste
tudo o que de mais terrível possa acontecer durante a sua apresentação e FIXE
bem a SOLUÇÃO.
3
– Não subestime seus sentimentos
Admita que
está em um momento de pressão, pois este é o primeiro passo para conhecer e
administrar as suas emoções. Em seguida, para aliviar o corpo e oxigenar o
cérebro, respire de forma consciente e sinta-se vivo.
4
– Jamais considere a platéia como inimiga
Para uma
boa comunicação é necessário criar um clima de confiança e amizade. Evite
preconceitos, não julgue os participantes, pois os participantes não são seus
inimigos e quanto mais confiança transmitir, maior será a empatia e o nível de
aprendizagem.
5
– Comece pelo começo
Na maioria
das vezes, o próprio profissional se apresenta para a sua platéia. Esta é uma
forma de legitimar o seu papel e enfatizar por que merece aquele espaço. Além
disso, dedicar algum tempo à própria apresentação ajuda a quebrar o gelo
inicial.
6 – O
desejo de um é partilhado por todos
Ao iniciar
uma aula ou treinamento, após conhecer as expectativas do grupo, faça um
"contrato" com os participantes, registrando o que o
grupo quer e também o que o grupo não quer. Quando bem
elaborado, esse "contrato" evita desperdício de tempo e garante uma
relação mais democrática, na qual todos são responsáveis pelo resultado do
trabalho.
7
– Fale como as pessoas querem ouvir
Toda
apresentação sempre deve ser planejada e organizadapara o público e a
comunicação precisa ser estabelecida com o público. Fale de forma que
todos compreendam. Não utilize palavras rebuscadas, estrangeirismos, termos
técnicos de difícil assimilação e jargões desconhecidos da platéia, pois isso
gera desmotivação e antipatia.
8
– Perto dos olhos, perto do coração
Mesmo
quando o auditório tiver uma quantidade maior de lugares disponíveis que o
número de espectadores, peça sempre para os presentes ocuparem as cadeiras
próximas ao palco. Além de proporcionar a você uma visão melhor da platéia, a
interação será bem maior.
9
– Alguma coisa em você tem de ser original
A cada vez
que um comunicador abre a boca para falar, os espectadores se perguntam:
"E daí? O que eu tenho a ganhar com essa história?" Por isso, é
fundamental mostrar sempre uma abordagem original do assunto em questão e
oferecer muito mais do que encontrariam em um livro.
Lembre-se: As
pessoas somente prestam atenção quando entendem que necessitam efetivamente
daquelas informações.
10
– Trate bem a platéia para que ela volte sempre
Respeite
sempre a opinião dos participantes, seus princípios e valores, mesmo que você
não concorde com eles. Isso irá encorajá-los a continuar se expressando
naturalmente, o que é primordial para o sucesso de uma apresentação.
A última
dica é resultante das anteriores: quanto mais você for assimilando esses
pequenos segredos, melhor será o seu desempenho na "prova" do falar
sem medo e inibições.
É só
conferir...
Por Eunice
Mendes
Material
retirado do programa Comunicação: Foco em Resultados.
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