quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Utilizando o erro a seu favor


Para muitos profissionais (principalmente, os mais perfeccionistas) a hipótese de cometer erros no trabalho significa um verdadeiro pesadelo. No entanto, depois que a falha é cometida, de nada adianta desesperar-se. Muitas vezes, a forma como o profissional reage à situação é mais impactante do que o erro em si. É fundamental saber fazer uso da situação, corrigir as falhas o mais rapidamente possível e aprender com o ocorrido.
É importante estar atento e tentar antecipar-se aos riscos, porém sem estes, dificilmente há crescimento e iniciativa de mudança ou investimento no desenvolvimento profissional.

Algumas pesquisas indicam que a tolerância ao erro é um dos fatores principais de inovação, superando, inclusive as premiações (fonte IMD da Suiça). A postura e o entendimento das empresas vem mudando. Muitas já reconhecem o erro como parte do processo de aprendizagem. Mas, é importante ficar atento, por isso trouxemos algumas dicas:

RESPONSABILIDADE
Não esconda sua falha e nunca adie a comunicação desta. Estas são atitudes que tendem a agravar a situação. É importante agir com seriedade e assumir a responsabilidade do ato, procurando sempre, não piorar a situação com demonstrações de “culpa exagerada”.

AGILIDADE E RAPIDEZ
O ideal seria apresentar as falhas e ao mesmo tempo, oferecer soluções. Entretanto, nem sempre isso é possível. Mas é fundamental tomar medidas para reduzir os danos causados, identificando e corrigindo as falhas o mais rapidamente possível.

ATENÇÃO
Embora todos possam errar e para se obter êxito os riscos se façam necessários, fique muito atento para não negligenciar. Se houver omissão da sua parte, desleixo ou negligência, qualquer falha poderá ser vista como um erro grave, pois terá sido agravada por uma postura inadequada.

PLANEJAMENTO
Diante de um novo projeto, de um desafio ou de uma situação complexa planeje-se. Busque fazer uma previsão de possíveis falhas e crie alternativas para evitar ou reverter cada uma (caso ocorram). O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer processo, ampliando a visão do profissional e proporcionando um ambiente de ação mais seguro.
Planejar envolve uma avaliação mais detalhada de cada processo e leva o profissional a ser mais realista quanto aos objetivos traçados, minimizando as expectativas de erro.

APRENDIZADO
Aprender com cada falha é algo que não deve ser dispensado. Toda experiência sólida traz em sua origem uma série de erros e suas devidas avaliações. Portanto, encare cada falha como uma oportunidade de crescimento e aprendizagem.
Há uma certa tendência do profissional agir de forma infantil quando comete um erro. Isto se dá por inúmeros motivos incluindo o medo de uma punição, do desprestígio e da crítica. Cabe porém ressaltar, que o mais importante é a postura profissional assumida diante das falhas. Agir de forma séria e coerente, assumindo a responsabilidade dos seus atos e buscando apresentar soluções, são as atitudes esperadas de um bom profissional.

Fonte: http://www.sucessocarreiraevida.com.br/index.php/2010/12/15/utilizando-o-erro-a-seu-favor/



Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo blog.
    Você tem disposição para todos os dias postar textos interessantes e bacanas.
    Fora o outro serviço que você faz de utilidade pública.

    Obrigada

    ResponderExcluir