Nunca foi
tão difícil ganhar espaço no chamado “jogo corporativo”. Entre profissionais
tão competitivos, pequenas vitórias e boas relações são necessárias para se
sobressair. O que muitos não sabem é que o segredo da boa convivência está além
do dinheiro e do poder. Muitos trabalhadores querem ser ouvidos, sonham em
receber uma chance justa de fazer a diferença. Eles querem se sentir especiais
e tudo começa com uma boa comunicação.
Em um
artigo publicado na Forbes, Jeff Schmitt afirma que as palavras podem ser
ferramentas importantes para ter uma carreira bem-sucedida. Se você conseguir
se comunicar bem, dizendo as palavras certas em seu cotidiano de trabalho, com
o tempo, o seu caráter e competência podem ser revelados por suas ações. “Neste
mundo, são usadas palavras certas nos momentos certos e dessas conversas é
possível construir pontes entre pessoas”, disse Schmitt.
Quer
aproveitar os anseios mais profundos de seus colegas e superiores? Considere
então as 15 frases em suas conversas diárias:
1.
“Obrigado”. Cortesia comum? Sim. Mas lembrem-se: Quando foi a
última vez que você se esqueceu (ou rejeitou) gratidão? Se dado em público ou
privado, um sincero 'obrigado' cria boa vontade. Não se esqueça do conselho de
sua mãe: "Diga, por favor". As pessoas são sempre mais felizes quando
fazem um favor do que tomar uma ordem.
2. “Eu confio
em seu julgamento”. Tradução: "você tem a minha permissão. Eu
acredito em você. Agora, vamos fazer acontecer". Você se sente bem em
ouvir isso, não é? Segundo Schmitt, muitas pessoas fariam quase qualquer coisa
para agradar alguém que as fazem se sentir assim. Seus funcionários e colegas
não são diferentes.
3. “Eu não
sei”. Ninguém tem todas as respostas. E isso pode
assustar muitos profissionais. Esse é um ponto perfeito para começar um
diálogo. Enfrentar o desconhecido - e buscando garantias de respostas. Tudo o
que você tem a fazer é, primeiramente, admitir que você não sabe.
4. “Me diga
mais”. "Eu sou todo ouvidos”: é o início de uma longa
conversa – pois todos gostam de serem ouvidos. “Quando você mostra que está
aberto e intrigado com algo, a pessoa vai responder à altura. E quem pode
resistir à bajulação?”, indagou o autor do artigo. Por isso, use frases como
"O que você acha?" ou "O que você faria?". Dê um reconhecimento
à experiência de alguém.
4. “O que
você quis dizer é...”. Você já perguntou a alguém sobre algum assunto que
não entendeu? Essa é uma forma de manter as ideias fluindo. Dê uma chance para
as pessoas reformularem seus pensamentos ou, se foi aquilo mesmo que elas
disseram, não há nada de errado não ter entendido. Além de dar continuidade no
papo, terá menos chances de ambiguidade no que foi dito e ouvido.
6. “Estou
nessa”. Desta maneira você mostra o quão é companheiro.
“Isso pode desarmar qualquer pessoa”, assinala Schmitt. Para um compromisso
mais profundo, termine a frase com “Você tem a minha palavra”.
7. “O que
mais posso lhe ajudar?”. É preciso ter coragem
para fazer tal pergunta. Pessoas rejeitam essa gentileza com medo do ridículo
ou da retaliação. Mas esse é um modo de estender a conversa. Também, não tenha
medo de pedir ajuda, ocasionalmente. As pessoas gostam de ajudar quem precisa.
Quando você é humilde e vulnerável, você se humaniza. Isso te torna um deles. E
as pessoas confiam naqueles com quem se identificam.
8. “Me
desculpe”. Todos já cometeram grandes erros. O difícil é reconhecer
a gravidade e se desculpar com quem foi atingido por ele.
9. “O
prazer é meu”. Schmitt lembra um ponto-chave no ambiente de
trabalho: “você está aqui para ajudar os outros. Você está aqui porque quer e
isso te faz feliz”.
10. “E
se...”. Pode ser imaginação, inspiração ou visão. O “por
que não?” impulsiona homens e mulheres para sonharem, irem além de seus
limites. Coloque todas as opções sobre a mesa, ouça quem está à sua volta. Não
julgue-os com base em considerações orçamentais, tempo de trabalho ou questões
culturais. “Claro, a maioria das ideias não serão viáveis ou relevantes. Mas
você está buscando o que torna a sua organização um pouco mais competitiva e
agradável”, diz Schmitt.
11.
“Deixe-me bancar o advogado do diabo”. Procura
uma maneira sutil de criticar? Torne a conversa em um exercício de retórica e
convencimento. Você pode usar essa estratégia para confrontar as ideias alheias
e mostrar claramente seus pontos de vista.
12. “Me
deixe pensar sobre isso”. Isso pode soar como uma
desculpa. E é, às vezes. O fato é que nem sempre temos a autoridade ou conhecimento
para tomar decisões. Com esta frase, você ganha tempo para respirar, pensar
melhor sobre o assunto. Ele sugere que você é uma pessoa aberta e o pedido
merece consideração. Em seguida, defina uma data e hora para fazer a decisão,
para que a pessoa saiba que está levando a sério.
13. “Ficou
muito bom!”. Às vezes, não é suficiente apenas dizer obrigado.
As pessoas gastam bastante tempo e disposição em seus projetos. Elas precisam
mais do que o reconhecimento de que uma tarefa ou meta concluída. Elas
necessitam saber se o seu trabalho foi especial e tinha significado para
alguém.
14. “Você
tem razão”. Quer chamar atenção de alguém? Diga-lhe que ele
está certo. Depois de derrubar o muro entre vocês, é muito mais fácil
estabelecer uma amizade e um bom aliado.
15. “Eu
entendo”. Todas as pessoas têm um desejo inato de ter semelhantes,
ser ouvido e compreendido. Ajudar alguém nem sempre envolve fazer sugestões ou
elogios, mas também estar presente quando precisam de você, prestando atenção
ao que ele tem a dizer. Na maioria das vezes, isso é o suficiente para mostrar
que você o entende.
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