Embora a festa
da empresa seja o
momento de confraternizar com os seus colegas de trabalho, também pode ser a
ocasião perfeita para que seu chefe conheça alguns comportamentos que você não
costuma usar no ambiente
de trabalho. O problema é que essas atitudes podem acabar custando o seu emprego. É
possível se divertir na festa de fim de ano e manter o seu emprego a salvo.
Para isso, basta seguir essas 9 dicas simples. Confira.
1. Não
beba demais
Muito álcool
pode ser o causador de situações constrangedoras. Você pode aproveitar a festa
com os seus colegas de trabalho e até tomar um drink ou outro, mas,
controle-se. Lembre-se de que no dia seguinte você terá de encarar todos os
seus colegas e até mesmo os seus superiores. Como você pretende fazer isso
depois de ter dado um show na festa da empresa?
2. Não se envolva com os colegas
Embora a festa
seja um momento de descontração, lembre-se de que você ainda está com as
pessoas do seu emprego e terá de se relacionar com elas por muito tempo ainda.
Não tente se envolver de maneira romântica com alguém do seu trabalho se você
está procurando apenas diversão, isso pode dificultar otrabalho em equipe.
3. Não tente ser promovido
A festa de fim
de ano faz com que você se sinta muito mais a vontade para abordar os seus
superiores e você deve, de fato, tentar um maior contato com eles. No entanto,
esse não é o ambiente e nem o momento apropriado para falar de uma promoção ou aumento salarial. Assim como você, os seus chefes estão ali para
se divertir, não os aborde para falar de trabalho.
4. Controle-se
Talvez você
seja a pessoa mais divertida das festas entre familiares e amigos, mas na festa
do escritório você precisa manter uma imagem profissional, ainda que o momento seja de diversão. Você tem
relacionamentos diferentes com a sua família e com os seus colegas de trabalho.
Portanto, evite os comportamentos extravagantes e exagerados.
5. Não deixe de comparecer
Você não
precisa passar a noite toda na festa ou mesmo se obrigar a dançar com os seus
colegas, mas estar presente mostra que você dá atenção aos compromissos da
empresa. Talvez não seja o seu ambiente favorito, mas estar presente mostra
dedicação da sua parte, mesmo que você não adore os seus colegas de trabalho.
6. Fique
atento às roupas
Essa dica é
útil especialmente para as mulheres. As roupas que você usa para sair não são, em geral, as mesmas que
você usa no ambiente de trabalho. No entanto, ainda que seja uma festa, você
está rodeada de colegas de trabalho e dos seus superiores. Evitar roupas curtas
e apertadas demais pode ser uma boa ideia. Esse tipo de vestimenta pode passar
uma mensagem errada sobre você.
7. Evite as conversas profundas
Lembre-se: você
está numa festa! Tem certeza de que é uma boa ideia discutir política ou os
problemas sociais do Brasil nessa ocasião? É claro que são assuntos importantes,
mas uma celebração de fim de ano é o momento de manter as coisas leves.
8. Cuidado com as gafes
As festas da
empresa são as ocasiões perfeitas para cometer uma série de gafes que poderiam ser evitadas. Fique atento aos
comentários que você pretende fazer, preveja a reação das pessoas a eles. Você
tem todo o direito de ser divertido, mas não de deixar as pessoas
desconfortáveis com as suas brincadeiras. Se você acredita que pode dizer algo
errado, é melhor que não diga nada.
9. Não faça fofocas
A regra vale
não só para a festa da empresa, mas para todos os dias de trabalho. Entretanto,
na comemoração, em especial, é o momento em que as pessoas estão mais
vulneráveis e menos atentas à sua imagem profissional. Isso não dá a você o
direito de sair falando sobre as possíveis falhas dos seus colegas, tenha em
mente que você está na mesma situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário