quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Escolhas: O futuro em suas mãos!


Quantas vezes você parou para analisar sobre suas alternativas e decisões? Se tomou a decisão certa ou não? Muitos justificam com afirmações que "tinha que ser assim" ou que era o "destino". Eu pessoalmente não acredito em destino e sim em consequências de nossas decisões.

Todas as escolhas que fizermos nos condicionarão a uma ou mais consequências. Estas consequências podem ser positivas ou negativas. Dependerá de cada decisão e situação. Como aceitar que nossas vidas são "estáticas" e limitadas a um destino se podemos mudar nossos caminhos a cada segundo?
Somos dotados de sentimentos, pensamentos e atitudes. Pensamos, vivemos, amamos, respiramos, agimos, enfim, podemos escolher entre ficar parados, caminharmos, andar, saltar ou corrermos. Podemos escolher entre lutar e desistir, entre fazer agora ou adiar, entre dizer o que pensamos ou nos calar. Logo, cada decisão carregará uma consequência.
Quando opta por deixar de estar com sua família para finalizar um projeto profissional, quais as consequências que você sofrerá? Poderá ter uma promoção, reconhecimento ou um aumento salarial? Isto será mais importante do que ter deixado de brincar com seus filhos, assistir uma apresentação de dança deles, ver o primeiro passo da criança ou desfrutar da alegria de um jantar em família? Com a promoção talvez você possa dar mais conforto a sua família, mas o conforto será mais importante que sua presença? Garantir o futuro é mais importante que o presente? Como conciliar e equilibrar tais decisões? Você não deve abrir mão de tudo, mas tem pensado em como conseguir obter mais consequências positivas que negativas?
Você pode escolher permanecer com tudo do jeito que está atualmente. Talvez acomodado e em sua zona de conforto sem correr riscos, talvez frustrado e sem expectativa de se realizar. Quais são as vantagens de viver assim? O que você perde e o que você ganha com isso? Faz sentido para você permanecer desta forma? O que você mudaria e o que tem feito para mudar? Você pode optar por mudar radicalmente seu estilo de vida. Pode abrir mão de luxo, conforto e segurança. Viver um novo amor, saltar de para quedas, mudar de emprego, experimentar coisas novas, conhecer lugares novos. O que isto poderá lhe trazer de benefício? Como você se sentirá com esta mudança? É o que você realmente busca?
Qual seu propósito de vida? Como tem caminhado em direção a ele? Quais são seus valores pessoais? Eles estão em acordo com sua vida? A vida que você leva atualmente está adequada as suas escolhas do passado ou você faria diferente? Pode ser que suas escolhas anteriores tenham sido impulsivas e hoje você percebe que tem que ir em oura direção? Porque não vai? O que perde e ganha com isso? O que é importante para você? Você se preocupa demais com o que os outros pensam, mas deixa de se preocupar no que lhe traz felicidade e realização?
A magia da vida é justamente esta. Termos a oportunidade de analisar nossas alternativas e decidirmos sempre. Podemos refletir diariamente sobre nossas decisões porque elas representam as consequências que encontraremos. Mediante estas consequências podemos tomar novas decisões através de novas alternativas e sempre buscar alegria e realização.
Você muda com o tempo. Seus interesses, desejos, sonhos, seu corpo, sua disposição. Tudo se transforma a cada segundo. Você pode escolher quais consequências boas ou ruins enfrentará através das decisões que tomar e assim fazer novas escolhas e mudanças. Ou poderá apenas se adaptar ao resultado delas.
Como você se sente hoje? O que busca? O que tem feito para encontrar o que busca? Você acredita que esta é a melhor decisão para você e irá levar em direção a sua felicidade? Para cada resposta que você encontrar, com certeza, sempre terá uma nova pergunta, simplesmente porque você pode e deve transformar sua vida a cada segundo!

Wagner Campos é Professional Coach com certificação internacional pela Abracoaching e BCI Behavioral Coaching Institute dos EUA. É palestrante motivacional, treinador e consultor empresarial, sendo um especialista em Marketing, Comunicação e Negócios, Vendas, Varejo, Liderança e Desenvolvimento Humano. Suas palestras foram assistidas por mais de 100.000 pessoas por todo o país e seus artigos apreciados por mais de 5 milhões de leitores. Como Coach atua com sessões de Coaching individual e para equipes de vendas e liderança. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/escolhas-o-futuro-em-suas-maos/67988/

Nenhum comentário:

Postar um comentário