terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os dez mandamentos do executivo


Com base em mais de 60 anos de observação fundamentada dos valores e princípios de pessoas e de empresas, 10 preceitos podem ser considerados os mandamentos do executivo.

Os valores anotados apresentam o seu contraponto, para efeito de comparação entre o que as empresas apreciam versus o que definitivamente não apreciam na índole e nas atitudes de um executivo em função de baixa, média ou alta gerência.

1. Responsabilidade X Enganação

Executivo dotado de responsabilidade é o que assume compromisso por todo o funcionamento de sua área, respondendo pelos acertos e pelos erros, incluindo lucros e perdas.

As empresas detestam o executivo que insiste em justificar falhas.


2. Produtividade X Superficialidade

Executivo que alcança produtividade alta é aquele que analisa situações e problemas e busca entender profundamente as questões que afetam os resultados de determinados esforços.

As empresas detestam o executivo que aceita aparências e as soluções fáceis.


3. Iniciativa X Acomodação

Executivo com iniciativa é aquele que ousa iniciar atividades novas, mostrando pioneirismo.

As empresas detestam executivos que tenham resistência a reformar, revolucionar, dinamizar.


4. Profissionalismo X Empirismo

Executivo com profissionalismo é aquele que baseia resoluções em experiência, mas que alia isso ao conhecimento conhecimento técnico e à lógica. O profissional é também aquele que apela para a assistência de outras pessoas quando necessário.

As empresas detestam executivos que fingem utilizar experiência, conhecimento técnico e lógica quando eles não existem.


5. Experimentação X Dogmatismo

Executivo que lança mão da experimentação é aquele que assume o risco de erros controlados, se for para quebrar preconceitos e hábitos maléficos enraizados.

As empresas detestam executivos que ficam presos ao que consideram verdades imutáveis, e não inovam por medo de errar.


6. Compreensão X Petulância

Executivo compreensivo é aquele que presta atenção a observações e opiniões alheias, e as analisa com respeito e atenção, sem se importar com a graduação hierárquica de quem ofereceu a sugestão.

As empresas detestam executivos que pensam saber tudo melhor que os outros.


7. Objetividade X Egocentrismo

Executivo objetivo é aquele que subordina o interesse pessoal ao organizacional. Aquele que se considera apenas como "pedra" no jogo, valendo pela função, não pelo status.

As empresas detestam o executivo que só faz as coisas para o próprio bem.


8. Autocontrole X Impetuosidade

Executivo controlado é aquele que tem paciência e não reage antes de ponderar conseqüências e implicações.

As empresas detestam o executivo que cede a impulsos, porque em geral resultam em atitudes prejudiciais à empresa e ao grupo.


9. Imparcialidade X Favoritismo

Executivo imparcial é aquele que consegue se manter frio e racional com relação a pessoas, produtos, planos, expectativas. Aquele cujas preferências devem ser apoiadas em dados concretos, nunca em sentimentos, desejabilidades ou adivinhações.

As empresas detestam o executivo que demonstra fraqueza, e que decide com sob o comando da emoção.


10. Confiança X Negativismo

Executivo confiante é aquele que tem como premissa acreditar na viabilidade do empreendimento, e quem, mesmo em situações difíceis, sabe que o esforço vale mais do que a crítica destrutiva.

As empresas detestam o executivo que acha tudo difícil, impraticável ou penoso.


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