Com base em mais de 60 anos de observação fundamentada dos valores e princípios
de pessoas e de empresas, 10 preceitos podem ser considerados os mandamentos do
executivo.
Os valores anotados apresentam o seu contraponto, para
efeito de comparação entre o que as empresas apreciam versus o que
definitivamente não apreciam na índole e nas atitudes de um executivo em função
de baixa, média ou alta gerência.
1. Responsabilidade X Enganação
Executivo dotado de responsabilidade é o que assume compromisso por todo o
funcionamento de sua área, respondendo pelos acertos e pelos erros, incluindo
lucros e perdas.
As empresas detestam o executivo que insiste em justificar falhas.
2. Produtividade X Superficialidade
Executivo que alcança produtividade alta é aquele que analisa situações e
problemas e busca entender profundamente as questões que afetam os resultados
de determinados esforços.
As empresas detestam o executivo que aceita aparências e as soluções fáceis.
3. Iniciativa X Acomodação
Executivo com iniciativa é aquele que ousa iniciar atividades novas, mostrando
pioneirismo.
As empresas detestam executivos que tenham resistência a reformar,
revolucionar, dinamizar.
4. Profissionalismo X Empirismo
Executivo com profissionalismo é aquele que baseia resoluções em experiência,
mas que alia isso ao conhecimento conhecimento técnico e à lógica. O
profissional é também aquele que apela para a assistência de outras pessoas
quando necessário.
As empresas detestam executivos que fingem utilizar experiência, conhecimento
técnico e lógica quando eles não existem.
5. Experimentação X Dogmatismo
Executivo que lança mão da experimentação é aquele que assume o risco de erros
controlados, se for para quebrar preconceitos e hábitos maléficos enraizados.
As empresas detestam executivos que ficam presos ao que consideram verdades
imutáveis, e não inovam por medo de errar.
6. Compreensão X Petulância
Executivo compreensivo é aquele que presta atenção a observações e opiniões
alheias, e as analisa com respeito e atenção, sem se importar com a graduação
hierárquica de quem ofereceu a sugestão.
As empresas detestam executivos que pensam saber tudo melhor que os outros.
7. Objetividade X Egocentrismo
Executivo objetivo é aquele que subordina o interesse pessoal ao
organizacional. Aquele que se considera apenas como "pedra" no jogo,
valendo pela função, não pelo status.
As empresas detestam o executivo que só faz as coisas para o próprio bem.
8. Autocontrole X Impetuosidade
Executivo controlado é aquele que tem paciência e não reage antes de ponderar
conseqüências e implicações.
As empresas detestam o executivo que cede a impulsos, porque em geral resultam
em atitudes prejudiciais à empresa e ao grupo.
9. Imparcialidade X Favoritismo
Executivo imparcial é aquele que consegue se manter frio e racional com relação
a pessoas, produtos, planos, expectativas. Aquele cujas preferências devem ser
apoiadas em dados concretos, nunca em sentimentos, desejabilidades ou adivinhações.
As empresas detestam o executivo que demonstra fraqueza, e que decide com sob o
comando da emoção.
10. Confiança X Negativismo
Executivo confiante é aquele que tem como premissa acreditar na viabilidade do
empreendimento, e quem, mesmo em situações difíceis, sabe que o esforço vale
mais do que a crítica destrutiva.
As empresas detestam o executivo que acha tudo difícil, impraticável ou penoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário