| 
   
Você sabe demonstrar produtivamente seus sentimentos
  de aprovação e de desaprovação? 
Você tem consciência de que presta um desserviço à colega, subordinado, ao
  seu chefe e à organização quando lhes sonega uma avaliação honesta sobre o
  seu desempenho? 
O feedback é um recurso, eficientíssimo, para o crescimento pessoal e
  profissional. Diria mesmo que ninguém se desenvolve sem esse apoio. 
O feedback como técnica exige competência técnica e emocional. 
Essa serie de artigos que se inicia abordará aspectos comportamentais e
  técnicos que lhe permitirão desenvolver competência para dar e receber
  feedback. 
Apresentamos a seguir os conceitos de feedback e crítica para que você os
  trabalhe de forma efetiva e produtivamente junto aos seus círculos de
  relacionamento. O feedback não é só um instrumento de trabalho. Pode e deve
  ser utilizado nos relacionamentos familiares e sociais significativos. 
FEEDBACK é um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por
  meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e
  grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes
  a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice e versa. 
CRÍTICA é um processo de comunicação verbalizada ou não, entre duas pessoas
  ou entre pessoa e grupo com o objetivo de passar nossos valores de certo e
  errado, geralmente traz consigo a intenção de acusar, julgar e condenar e,
  não raro, com intensa carga emocional dos interlocutores. 
  
O conceito é o início da aprendizagem. Sua aplicação produtiva requer algumas
  circunstâncias. Sendo as principais: que exista uma relação de confiança
  entre os interlocutores e que a motivação de quem oferece o feedback seja
  contribuir para que ambos cresçam. Quem errou ou teve um comportamento ou
  atitude que incomodou o outro tome consciência do fato e àquele que ofereceu
  ganhou competência para transmitir sua percepção, seu conhecimento ou seu
  desconforto. 
  
Por que é difícil oferecer e receber Feedback 
  
Duas dificuldades sobressaem-se: o desenvolvimento da auto percepção e a
  construção da relação de confiança ou certeza nas relações. 
O treinamento da auto percepção deve ser realizado por profissional com
  formação especializada em coordenação de dinâmica de grupo e desenvolvimento
  interpessoal. Esse treinamento requer longo período, com frequência não é
  indolor, demanda coragem e disponibilidade para receber feedback que
  contribua para a redução do eu cego, considerando-se a janela de Johari. 
Não há saída e nem atalhos o autoconhecimento só será pleno através da
  contribuição dos outros por meio de feedback. Que significa expor-se,
  abrir-se, vencer alguns medos, desaprender atitudes e comportamentos
  improdutivos e aprender maneiras mais saudáveis de se relacionar consigo –
  através do dialogo interior - e com os outros.  
À medida que desenvolvemos auto percepção, reduzimos distorções perceptivas e
  enriquecemos nossa prontidão perceptiva do outro, da relação, das
  circunstâncias, ganhamos em autocontrole, auto aceitação e automotivação.  
  
A construção da relação de confiança ou da certeza na relação só será viável
  se os interlocutores treinaram o desenvolvimento da auto percepção e tiverem
  como objetivo contribuir para o crescimento do outro e da relação. 
  
A postura diante do conflito que considere incluir-se como um dos
  responsáveis pela solução do conflito, ter a maturidade de oferecer uma ideia
  e não a ideia, habilidade para ouvir ativamente e fazer perguntas que remetam
  o interlocutor a refletir sobre seus pontos de vista ou suas reivindicações,
  manter-se emocionalmente equilibrado sem alterar a voz, ter empatia, postura
  ganha-ganha, respeito pelo outro e por si, flexibilidade para propor e
  analisar alternativas de solução, concentrar-se objetivamente na questão,
  sendo oportuno, claro, específico e direto.  
É fundamental que haja congruência entre o discurso e a prática. As pessoas
  estão muito mais propensas a acreditarem no que lhes fazem do que, no que
  lhes dizem.  
Há ainda a se considerar as crenças e os valores do outro e as
  circunstâncias. 
  
Como operar eficazmente o feedback.  
  
O líder deve reduzir suas áreas de eu cego e de eu secreto. Comunicar-se na
  base da verdade-amor, que tem com fundamento o interesse no crescimento dos
  interlocutores como pessoa e como profissional. Treinar e estimular seus
  liderados a dar-lhe feedback, aceitando-o sem discussão ou justificativa. 
 Apenas,
  quando necessário, colocando perguntas que contribuam para tornarem o
  feedback claro, específico e utilizável. Não esqueça de agradecer. 
 Se a
  equipe somente lhe estiver passando feedback sobre seus acertos, lembre-se
  que a característica que nos distingue das divindades é o erro. 
 Solicite-lhes
  que se manifestem em relação aos seus erros. O melhor treinamento ainda é o
  exemplo. Utilize eficazmente as técnicas aqui descritas.  
A seguir apresentamos alguns itens sobre os quais há concordância de grande parcela
  dos estudiosos do assunto, que, se utilizados, resultarão em feedback eficaz: 
  
1. Aplicável – É fundamental que o receptor possa utilizá-lo produtivamente; 
2. Especifico – O feedback deve ater-se a questão específica; 
3. Objetivo – O feedback deve ser oferecido sem rodeios; 
4. Neutro – O feedback não deve trazer embutido nenhum julgamento de valor.
  Isto é sem acusação, julgamento ou condenação; 
5. Oportuno – O feedback deve ser o mais próximo possível da ocorrência do
  fato, mas num momento e num lugar bom para os interlocutores.  
6. Direto – É desastroso para o relacionamento quando oferecemos feedback
  através de terceiras pessoas. 
Não fosse o homem um ser eminentemente emocional, estas técnicas relevantes
  resolveriam o complexo problema de todas as organizações: a comunicação
  centrada em feedback.. Cabe lembrar que nem tudo que é lógico é motivacional. 
Que conteúdo predomina na sua comunicação: verdade ou mentira? E qual a
  motivação predominante: amor ou desamor? 
Reflita sobre a relevância de adquirir a habilidade de dar e receber
  feedback.  
Os resultados compensarão, com sobra, qualquer esforço nesse
  sentido. 
 | 
 
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Diferença entre Feedback e Crítica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário