Segundo Philip Kotler, encontrar ideias
inovadoras é não ter limites para imaginar novas possibilidades
Há momentos na vida de uma empresa em
que nota-se um retorno menor nas estratégias de marketing. Cenários externos,
como crises econômicas, demandam adaptações e criatividade para imaginar novas
possibilidades, conforme explicou Philip Kotler, no Special Management Program
HSM, em São Paulo.
O “guru” alertou que é prudente ter cuidado, por exemplo, com a estratégia de
reduzir preços. “Quando o concorrente faz isso, a empresa precisa agregar valor
ao seu produto, criar um benefício novo para o cliente e manter o preço.
Bons
profissionais de marketing devem ser criativos para encontrar a solução num
momento como esse”, explicou, antes de alertar: “Cortar qualidade também não é
uma opção. Seu consumidor fiel vai perceber a mudança drástica e você pode
perdê-lo para sempre”.
Empresas duradouras, segundo o especialista, sabem lidar com essas situações e
têm como principais características a postura conservadora em relação a
finaciamento, sensibilidade para notar o que acontece ao seu redor, consciência
da sua identidade e tolerância a novas ideias. Além disso, priorizam valorizar
as pessoas (não os ativos), ter um controle e direção mais soltos, bem como focar
no aprendizado e se envolver mais com a comunidade.
Esses pontos são a base estratégica para vencer uma situação de caos e criar um
sistema de alerta antecipado. “Saber o que pode acontecer com a sua empresa e
com o seu setor faz parte de um planejamento estratégico”, ponderou,
destacando, no entanto, que isso não significa criar uma situação de pânico,
mas sim nomear pessoas para conhecer bem a concorrência e buscar informações
sempre.
Contar com especialistas em novas tecnologias e com profissionais que saibam
identificar os interesses de consumidores e clientes também são características
importantes, assim como ter pleno conhecimento de leis e regulamentações
pertinentes ao segmento em que a empresa atua. “Isso é importante para
indicar um sinal vermelho, evitar ruídos e filtrar só aquilo que realmente
interessa e que merece preocupação”, afirmou.
O próximo passo, ainda dentro da previsão de situações de caos, é o
planejamento de cenários. “Reúna profissionais sêniors da sua empresa e peça
que dediquem um dia ou um final de semana para pensarem juntos no que está
acontecendo na empresa, no segmento que atuam e no mundo”, aconselhou. Segundo
Kotler, isso torna possível apostar no cenário mais provável e pensar no que
fazer se o pior cenário acontecer. “É um pensamento condicional, um
planejamento de contingência extremamente necessário.
Imaginar situações fora
da rotina ajuda a se preparar para tudo que pode acontecer”, reforçou.
União: marketing + financeiro
O sucesso nos negócios, para o estudioso, está baseado em duas competências:
financeira e de marketing. “Se você tem recursos financeiros e competitividade
está no caminho do sucesso. À medida que você amplia a sua fatia de
participação no mercado, deve avaliar se o custo desse aumento não é maior que
o retorno que vai adquirir”, disse aos executivos que o assistiram em São
Paulo.
Uma empresa líder em um setor deve sempre observar o que a concorrência está
fazendo para alcançá-la e é necessário, a partir disso, visualizar um mercado
maior. “Pense para onde pode crescer. Se conhece muito de um mercado, você pode
atuar em outros setores do mesmo segmento”, sugeriu.
Para melhorar a produtividade do marketing e, ao mesmo tempo, otimizar o
aspecto financeiro, Kotler, tem três dicas:
• Remunere agências de publicidade com base no desempenho
• Substitua canais de maior custo por outros com custo menor
• Invista nas redes sociais e na automação do marketing
Por fim, como a grande dificuldade da maioria das empresas, na opinião do
estudioso, é estabelecer estratégias, ele resumiu quatro passos que devem ser
colocados em prática:
• Possua algo que seja difícil de copiar
• Construa uma rede mais forte de stakeholders
• Construa uma marca forte
• Estabeleça uma cultura inovadora
Portal HSM
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