quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estratégias para o caos - Philip Kotler

Segundo Philip Kotler, encontrar ideias inovadoras é não ter limites para imaginar novas possibilidades

Há momentos na vida de uma empresa em que nota-se um retorno menor nas estratégias de marketing. Cenários externos, como crises econômicas, demandam adaptações e criatividade para imaginar novas possibilidades, conforme explicou Philip Kotler, no Special Management Program HSM, em São Paulo. 

O “guru” alertou que é prudente ter cuidado, por exemplo, com a estratégia de reduzir preços. “Quando o concorrente faz isso, a empresa precisa agregar valor ao seu produto, criar um benefício novo para o cliente e manter o preço. 

Bons profissionais de marketing devem ser criativos para encontrar a solução num momento como esse”, explicou, antes de alertar: “Cortar qualidade também não é uma opção. Seu consumidor fiel vai perceber a mudança drástica e você pode perdê-lo para sempre”.

Empresas duradouras, segundo o especialista, sabem lidar com essas situações e têm como principais características a postura conservadora em relação a finaciamento, sensibilidade para notar o que acontece ao seu redor, consciência da sua identidade e tolerância a novas ideias. Além disso, priorizam valorizar as pessoas (não os ativos), ter um controle e direção mais soltos, bem como focar no aprendizado e se envolver mais com a comunidade.

Esses pontos são a base estratégica para vencer uma situação de caos e criar um sistema de alerta antecipado. “Saber o que pode acontecer com a sua empresa e com o seu setor faz parte de um planejamento estratégico”, ponderou, destacando, no entanto, que isso não significa criar uma situação de pânico, mas sim nomear pessoas para conhecer bem a concorrência e buscar informações sempre.

Contar com especialistas em novas tecnologias e com profissionais que saibam identificar os interesses de consumidores e clientes também são características importantes, assim como ter pleno conhecimento de leis e regulamentações pertinentes ao segmento em que a empresa atua.  “Isso é importante para indicar um sinal vermelho, evitar ruídos e filtrar só aquilo que realmente interessa e que merece preocupação”, afirmou. 

O próximo passo, ainda dentro da previsão de situações de caos, é o planejamento de cenários. “Reúna profissionais sêniors da sua empresa e peça que dediquem um dia ou um final de semana para pensarem juntos no que está acontecendo na empresa, no segmento que atuam e no mundo”, aconselhou. Segundo Kotler, isso torna possível apostar no cenário mais provável e pensar no que fazer se o pior cenário acontecer. “É um pensamento condicional, um planejamento de contingência extremamente necessário. 

Imaginar situações fora da rotina ajuda a se preparar para tudo que pode acontecer”, reforçou.

União: marketing + financeiro 

O sucesso nos negócios, para o estudioso, está baseado em duas competências: financeira e de marketing. “Se você tem recursos financeiros e competitividade está no caminho do sucesso. À medida que você amplia a sua fatia de participação no mercado, deve avaliar se o custo desse aumento não é maior que o retorno que vai adquirir”, disse aos executivos que o assistiram em São Paulo.

Uma empresa líder em um setor deve sempre observar o que a concorrência está fazendo para alcançá-la e é necessário, a partir disso, visualizar um mercado maior. “Pense para onde pode crescer. Se conhece muito de um mercado, você pode atuar em outros setores do mesmo segmento”, sugeriu.

Para melhorar a produtividade do marketing e, ao mesmo tempo, otimizar o aspecto financeiro, Kotler, tem três dicas:

•    Remunere agências de publicidade com base no desempenho
•    Substitua canais de maior custo por outros com custo menor
•    Invista nas redes sociais e na automação do marketing

Por fim, como a grande dificuldade da maioria das empresas, na opinião do estudioso, é estabelecer estratégias, ele resumiu quatro passos que devem ser colocados em prática:

•    Possua algo que seja difícil de copiar
•    Construa uma rede mais forte de stakeholders
•    Construa uma marca forte
•    Estabeleça uma cultura inovadora

Portal HSM

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