sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cinco dicas para organizar a viagem de fim de ano sem es-tresse


Dezembro é um mês especial para viagens curtas: todos querem fazer algo especial entre o natal e o ano novo. Porém, para fechar o ano realmente bem, existem algumas dicas que podem ajudar quem deseja festejar e começar 2013 com o pé direito.

Hotel: faça sua reserva com antecedência. Mesmo já em dezembro é possível encontrar bons preços após uma minuciosa pesquisa.
Orçamento: quanto dinheiro você deseja gastar sem comprometer o começo do ano? Lembre-se do IPTU, IPVA, matricula da escola a dos reajustes de preços comuns nesta época do ano. Pensei primeiro no valor a ser gasto e depois como dividi-lo entre dinheiro, cheque e cartão. O valor deve ser calculado a partir da reserva do hotel.
Roteiro: o ideal é ficar ao menos quatro dias no destino. Este ponto é importante por dois motivos: os preços das passagens aéreas e o tempo ideal para visitar pontos de interesse sem pressa, desfrutando de cada lugar. Pesquise também os lugares que deseja ir e vá com o roteiro preparado, inclusive deixando espaços livres para novas indicações. Não tem nada mais chato que voltar de uma viagem pensando que faltou ir a um lugar ou descobrir depois algo que seria fundamental.
Presentes e lembrançinhas: algumas pessoas recebem listas de encomendas para trazer de uma viagem. Veja bem para quem vale a pena usar seu precioso (e curto) tempo em um lugar novo para fazer compras a outras pessoas. Pense nos seus planos antes de se preocupar em encher a mala para outras pessoas. O mesmo vale para os presentes – e lembre-se que neste caso, os gastos devem estar no orçamento.
Viagens internacionais: verifique quais documentos são necessários para entrar em outro país. Mesmo que você vá para a Argentina, só para citar o principal destino internacional visitado pelos brasileiros, é preciso levar o RG ou Passaporte em bom estado (a carteira de motorista não é aceita).
Também fique atento ao melhor lugar para trocar seu dinheiro e as possibilidades de fazê-lo no Brasil ou no país de destino. E todas as compras com cartão de crédito são faturadas em dólares, de acordo com o dia de fechamento da fatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário