quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prova de Fogo: A entrevista de Emprego

Sua postura conta muito no momento de estar cara a cara com um entrevistador. Veja como tirar esta situação de letra com as dicas do headhunter Carlos Victor Strougo

Mesmo o mais experiente dos profissionais fica um pouco inseguro diante de uma entrevista de emprego. Afinal, ela é um passo importante para a conquista de uma nova colocação no mercado. Para quem está começando, então, sobram dúvidas. E tudo fica mais difícil quando especialistas garantem que não há um modelo infalível e cada caso é um caso. É verdade. São tantos os fatores envolvidos em uma entrevista que é impossível estabelecer uma padrão de conduta.

Apesar disso, existem algumas dicas para que você não perca a chance por cometer erros tolos. Veja a orientação dada pelo presidente da Kadan Consultores, o conceituado headhunter Carlos Victor Strougo, que ressalta: "é preciso entender que este é um aprendizado que leva anos e se adquire com o passar da vida profissional".

ANTES 

·    Informe-se sobre a empresa. Vale a pena navegar pelo site da companhia e ter uma visão geral da companhia, suas demais áreas de atuação, nacionalidade, áreas geográficas envolvidas, posicionamento, faturamento, clientes, principais concorrentes, etc. Fique atento para notícias recentes, como venda ou aquisição de unidades de negócios. 

·    Saiba com quem você irá conversar. Quando você for agendar a entrevista, pergunte por quem será entrevistado. É sabendo o nome correto, cargo e função do entrevistador que você pode se preparar melhor para a conversa. A entrevista com uma pessoa de RH tem caráter e objetivo diferente da feita por aquele que será seu chefe direto. 

·    Atenção à aparência de suas roupas. Tenha em mente qual a roupa que usará no dia a dia da empresa, caso seja selecionado e tenda para uma opção mais formal. Claro que essa regra não vale para locais cujo ambiente é descontraído e vestir-se de forma informal é visto como uma postura "criativa". Na dúvida, não hesite. Ligue para a empresa e pergunte a uma secretária ou recepcionista como normalmente as pessoas vão vestidas para o trabalho. E deixe sua roupa já escolhida e separada na véspera. 

NO DIA 

·    Não deixe de ler os jornais. Manter-se informado é importante e deve ser um hábito. Mas às vezes a pressa e a ansiedade com a entrevista podem deixar isso para o segundo plano. Não cometa este erro. Um acontecimento que está nas manchetes dos jornais pode ser citado durante a entrevista e nada pior do que você não estar preparado para comentá-lo. 

·    Não se atrase. Nada pior para uma primeira impressão. Caso aconteça, peça desculpas, dê uma explicação curta e convincente sobre o que provocou o atraso e pergunte se ainda é possível realizar a entrevista naquele dia ou se preferem remarcar. Se a entrevista envolver uma dinâmica de grupo ou uma atividade que envolva outros candidatos, pode esquecer, você perdeu a chance. E vá preparado para esperar. Você não pode atrasar, mas a pessoa que vai te entrevistar pode. 

·    Leve uma cópia de seu currículo. Não importa se você já mandou uma cópia por e-mail, fax, correio ou mesmo pessoalmente. No dia da entrevista tenha a sua cópia em mãos. 
DURANTE 
·    Não fume. Mesmo que o entrevistador fume ou te deixe à vontade para isso. Mas se perguntando se você fuma, responda a verdade. 

·    Evite entrar em temas polêmicos, como sexo, religião, política. São assuntos que podem levar a posturas mais radicais e em nada contribuem para o objetivo da entrevista. 

·    Desligue o celular. Se você tiver algum motivo realmente significativo para deixá-lo ligado durante a entrevista explique-o para o entrevistador antes da conversa começar, desculpando-se. 

·    Atenção à linguagem. Tenha em mente que você não está conversando com um amigo. Por isso, evite gírias e expressões como "tipo assim", "demorou" etc. Converse de maneira respeitosa com o entrevistador, atenção para não cometer erros de português e jamais fale um palavrão.

·    Cuidado com o que você fala e como fala. Procure não fazer nada que atrapalhe a entrevista, com comportamentos estranhos, como ficar sério demais ou tentar parecer engraçado e fazer piadas. Falar alto, muito rápido ou devagar demais também pode ser inconveniente. Preste atenção ao que o entrevistador está falando e responda o que lhe foi perguntado, evitando o erro básico de ocupar o tempo da entrevista com coisas que o entrevistador não quer saber. 

·    Não minta. Seja em qualquer situação, sobre qualquer coisa que lhe for perguntando. Inventar algo, afirmar ter mais conhecimento em línguas do que realmente tem são coisas que facilmente serão descobertas e a perda da confiança será imediata e irreversível. 

·    Não tome a iniciativa de levantar a questão salarial. Na maioria da vezes, o valor do salário e benefícios envolvidos serão discutidos em outro momento, já em numa fase final de seleção. Espere o assunto ser abordado por quem está lhe entrevistando. 

DEPOIS 

·    Não fique cobrando uma resposta do entrevistador. É claro que esperar o resultado do processo seletivo é algo que deixa qualquer um ansioso, mas controle-se. Se quiser, pergunte ao entrevistador, no final da conversa, como será feito o contato após a decisão sobre a vaga e se você pode entrar em contato para saber o resultado. Caso a resposta seja afirmativa, combine quando este retorno poderia acontecer e ligue no dia acertado. Caso contrário, não ligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário