Para entender melhor como funciona a motivação externa, preste atenção nessa historinha:
Apesar de ser um ótimo meio de transporte, quando ele decide empacar não tem jeito, ninguém consegue fazer o danado andar.
Preocupados com essa situação, as cabeças pensantes lá de “riba”, após analisar detalhadamente a atitude desse simpático bichinho, chegaram à conclusão de que só haveria um jeito de fazê-lo andar. Descobriram que o “jumentcho” adora cenoura e, quando a mostravam para ele, o danado saía rapidinho em sua direção para apanhá-la. Só que eles não contavam com um pequeno probleminha...
Quando ele alcançava a cenoura e a comia, empacava novamente. Colocando a cabeça novamente para funcionar, chegaram à conclusão de que, se mantivessem a distancia constante, o burrinho, como era burro mesmo, acharia que iria alcançar a cenoura e comê-la e, como isso nunca aconteceria, ele continuaria andando, andando e andando, bastando apenas direcionar a cenoura para o destino desejado.
E assim o fizeram. Amarraram a cenoura em uma das pontas de uma vara de pescar e, a outra ponta da vara, amarraram no cangote do burrinho, mantendo assim a distancia constante. Bastava estabelecer a local de destino (o objetivo), mostrar ao burrinho o que ele conquistaria ao chegar ao destino (o prêmio), estabelecer a carga que o burrinho conseguiria suportar (a meta individual) e, pronto: lá ia o “jumentcho”.
É claro que não estou comparando você ao burrinho, porém, ao precisar de estímulos externos, é assim que a coisa funciona. Enquanto há o prêmio para conquistar, o profissional anda... Depois que o prêmio é conquistado, ele pára.
Esse tipo de postura é comum no mercado, mas o que as empresas buscam é outro tipo de profissional: o automotivado.
O profissional automotivado independe de estímulos externos. Ele possui objetivos pessoais e profissionais próprios e sabe que só depende dele para conquistá-los. Esse profissional está sempre se superando, indo além de sua zona de conforto.
Quer ser o profissional automotivado que as empresas buscam? Aquele que independe de estímulos externos, aquele que se a empresa der prêmios ele busca e resultado e, se a empresa não der, busca do mesmo jeito? Estabeleça seus próprios objetivos.
Os motivos que levam você a conquistar maiores e melhores resultados, são seus. Ninguém pode defini-los, a não ser você mesmo. Entretanto, é claro que existem algumas regras básicas que você poderá seguir. São elas:
- Onde está? O que você faz hoje em sua vida pessoal e profissional? Que caminhos precisa percorrer?
- Onde espera chegar? Quais são seus sonhos de crescimento? Que caminhos precisará percorrer?
Aqui você começa a encontrar os motivos para a ação. Cumpra as cinco fases a seguir:
- Ver: é preciso enxergar os seus sonhos com todos os detalhes.
- Escrever: Registrar no papel tudo aquilo que você enxergou.
- Estabelecer metas e prazos: é o momento de colocar no papel tudo o que precisa ser feito para conquistar aquilo que você sonhou. Passo a passo.
- Agir: Não basta colocar no papel. É preciso andar em direção ao objetivo.
- Persistir: Você encontrará obstáculos que parecerão intransponíveis. Não desista jamais! A pior tentativa é aquela que não foi realizada. Lute sempre por seus objetivos!
Um detalhe importante: Faça isso em todas as áreas de sua vida: profissional, familiar, financeira, social, física, mental e espiritual. Agindo dessa forma, conseguirá transformar-se em um gerador de lucros e todos vão querer trabalhar com você, empresas e pessoas. Em resumo, você se tornará um PROFISSIONAL DE VENDAS AUTOMOTIVADO.
- Onde esteve? Analise tudo o que você já realizou. Que caminhos precisou percorrer?
Conheça a sua capacidade para realizar respondendo às três perguntas a seguir:
Estabelecendo objetivos
Ah! Você quer saber como?
Nos estados do Norte e Nordeste existe um meio de transporte muito utilizado, tanto para objetos como para pessoas: o burro ou, como lá é conhecido, e não há erro na grafia, o “jumentcho” (pronuncia da palavra jumento).
A maioria das pessoas necessita de um empurrãozinho para andar... Precisam de motivação externa.
Entendendo e criando a automotivação
Calma! Eu apenas estava querendo ser ameno, pois, ser uma pessoa Motivada exige algo mais do que só se ter um motivo. É preciso desenvolver a motivação necessária para mudar os resultados e, para isso, é preciso se entender o que é Motivação e como funciona o processo para a criação da automotivação.
Ninguém faz nada sem um motivo, portanto, basta se ter um motivo para agir que a Motivação aparece.
Se na prática as pessoas definem Motivação como sendo ter um motivo para a ação, fica significativamente fácil deduzir isto, ou seja, Motivação é fácil de se encontrar.
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