Segundo estudo realizado por McCall e Lombardo, ambos do Center for Creative Leadership, chegaram a um padrão sobre as características presentes em executivos com grande potencial porém cuja carreira não decolou:
- intimidam, são ríspidos
- intimidam, são ríspidos
- frios, arrogantes
- traem a confiança de seus subordinados ou pares
- ambiciosos demais
- problemas específicos de performance
- incapazes de pensar estrategicamente
- incapazes de delegar ou trabalhar em equipe
- dificuldade em se adaptar ao superior imediato
A conclusão que os autores do estudo chegaram é a de que quando os executivos fracassam, isso ocorre freqüentemente mais por motivos pessoais do que por falta de conhecimento técnico.
E isso afeta o clima organizacional da empresa pois segundo George Litwin, Richard Stringer e David McClelland, pesquisa de clima nada mais é do que pesquisa de liderança.
Segundo esses autores, são seis os fatores que influenciam o ambiente de trabalho de uma organização:
1 - Flexibilidade: quanto os funcionários se sentem livres para inovar
1 - Flexibilidade: quanto os funcionários se sentem livres para inovar
2 - Responsabilidades: senso de responsabilidade para com a empresa
3 - Padrões: níveis de padrão definidos na empresa
4 - Recompensas: quanto o feedback / recompensas recebidas são vistos como corretos
5 - Claridade: o quanto as pessoas entendem os valores e missão da empresa
6 - Comprometimento: nível de compromisso com um propósito comum
Os autores finalizam comentando que líderes que usam estilos que afetam o clima positivamente obtém resultados financeiros melhores do que aqueles que utilizam estilos com efeito negativo já que para os autores, o clima empresarial é responsável por 1/3 dos resultados, valor muito alto para ser ignorado.
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