domingo, 12 de dezembro de 2010

Comunicação assertiva

Por Reinaldo Passadori

Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo. Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se de maneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas. A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação. Analise, por exemplo:
 

- Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.
 

- Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?
 

- Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?
 

- Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um comentário ou uma brincadeira?
 

Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços vitais.
 

Comportamento não assertivo:
 

- Passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com freqüência uma postura defensiva
 

- Agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe” / “Gestor” ao invés de “Líder”.
 

- Manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudo-elegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.
 

A pessoa de comportamento assertivo:
 

- olha nos olhos quando fala
 

- é comedida
 

- é segura
 

- tem expressão corporal condizente com as suas palavras
 

- fala com elegância e naturalidade
 

- controla suas emoções
 

- expressa calma, é objetiva
 

- não perde uma venda por excesso ou falta de argumentos. E, por isso, defende os seus direitos, entre os quais destacamos:
 

- de ser respeitada e tratada de igual para igual
 

- de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos
 

- de dizer não, sem sentir-se culpada
 

- de dizer sim, quando lhe convier
 

- de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos
 

- de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as idéias, opiniões ou críticas de outras pessoas.
 

O convite à reflexão é:
 

Quais são as vantagens que você identifica cultivando um comportamento assertivo?
 

O que você conquistará, com maior facilidade na vida profissional? E na vida pessoal?
 

Para alguns, a grande mola propulsora da ação é o desejo do sucesso, para outros o prestígio e para outros o reconhecimento. Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você deseja.
 

Alguns benefícios ao sermos mais assertivos:
 

- Redução de conflitos interpessoais
 

- Liderança clara, direta e eficaz
 

- Negociações bem conduzidas
 

- Melhor planejamento no trabalho
 

- Melhora no clima organizacional
 

- Clientes satisfeitos com o atendimento
 

- Pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.
 

Reinaldo Passadori é professor e diretor do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal é Administrador de Empresas com especialização em Recursos Humanos. Conferencista dos mais requisitados no segmento de Comunicação Verbal. Reinaldo também é autor do livro “Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes” publicado pela Editora Gente.
 


Fonte: http://www.parceirosrh.com.br/open.php?pk=32&fk=2&outros=conteudo&canal=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário