quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que é esperado de você!

Saiba o que buscam nos funcionários as melhores empresas para se trabalhar.

Por Ômar Souki

O Great Place to Work Institute realizou uma pesquisa sobre o que as cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil esperam de seus colaboradores.

Por oferecer o melhor ambiente de trabalho, desejam preservá-lo e mantê-lo livre de contaminações, longe de profissionais medíocres. O que é então, que essas empresas desejam de seus funcionários?

Elas buscam quem combine uma excelente base de conhecimentos com a capacidade de trabalhar em equipe e de estar continuamente aprendendo.

Procuram um profissional que tenha o comportamento adequado: competência, personalidade, postura, engajamento e adesão aos valores da organização. A competição para entrar nas melhores empresas para se trabalhar é acirrada.

O depoimento dos chefes de RH de algumas delas indica o caminho para chegar lá.

  • Saber fazer tudo: Deli Matsuo, diretor do RH do Google, uma das cem melhores empresas para se trabalhar, dá a seguinte dica: “Nosso profissional de vendas também deve saber montar uma base de dados com informações de mercado e traçar uma estratégia de marketing com essas informações”.
  • Tenha flexibilidade e realize várias tarefas ao mesmo tempo: É importante ter a coragem de desafiar regras a fim de inovar, gostar de estruturas flexíveis e assimilar mudanças, tanto tecnológicas quanto sociais e pessoais. Se a faxineira faltar, lave o piso.
  • Apresente bons resultados: Mas faça isso com consciência. Seja uma pessoa que motiva a sí e a seus pares para produzir mais e melhor. Entusiasmo é fundamental!
  • Preocupe-se com os outros: As empresas valorizam quem se preocupa com seus semelhantes e com o meio ambiente como um todo. Os produtos e serviços mais valorizados, são aqueles que atendem as necessidades humanas e ecológicas.
  • Não acione o chefe por qualquer coisa: Espera-se que, além de ter iniciativa para resolver problemas, o colaborador também apresente sugestões para melhorias. É preciso ser proativo!
  • Prove sua competência: Shane Smith, chefe de RH da Coca-Cola, afirma: “Quando um candidato chega me prometendo esforço e comprometimento, eu me desanimo. Quero que me convença com provas de competência, e não com promessas”.
  • Saiba trabalhar em equipe: As equipes são agora dimencionadas pelo tamanho da tarefa. O profissional, portanto, precisa ter a capacidade de trabalhar tanto sozinho quanto em equipe. Deve também saber coordenar e ser coordenado, ser humilde.
  • Beba da cultura da empresa: É mais que vestir a camisa, é ter paixão pela marca. Isso é o que esperam empresas como a Embraer, o Google e a Coca-Cola. Shane Smith aconselha: “A Coca-Cola está associada a momentos de sonho e otimismo. Se o funcionário ligar esses sentimentos à empresa, o resultado será um trabalho feito com paixão e qualidade”.
  • Encontre sentido no trabalho: É preciso que a pessoa acredite e se realize no que faz. Para isso, ela precisa ter consciência de que aquilo que realiza, afeta o todo. Não importa se está servindo café para o chefe ou sentada na cadeira de chefe.
  • Assuma a liderança: Milton Pereira, da Serasa Experian, revela: “Esperamos que todos os nossos funcionários sejam líderes, mesmo os estagiários”. O líder conhece a empresa a fundo, atua como educador (orientando e ouvindo as pessoas) e mostra a capacidade de melhorar pessoas e processos.
Ao refletir sobre esta lista de atitudes e comportamentos, pensei: “Uma pessoa que se orienta por estes códigos, certamente será um sucesso”. 

Essas qualidades não se limitam às organizações com fins lucrativos, mas a todas, até mesmo a família. Tais dicas devem ser recortadas e decoradas, pois podem significar a diferença entre o fracasso e o sucesso pessoal e profissional.

Contribuição: Jorge Pedro Assessoria em RH

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