domingo, 26 de dezembro de 2010

Não planeje 2011. Planeje sua vida.

Chega o fim do ano e cá estamos encerrando mais um ciclo. Encontramos-nos agora no tradicional momento de refletir sobre nosso ano e planejar o próximo ciclo. Pois esse ano eu tenho uma sugestão para o caro leitor: não planeje 2011. Aproveite a oportunidade para planejar sua vida, construir seu futuro, sonhar grande.

Me permita um minuto de sua atenção para explanar com mais detalhes sobre os motivos dessa  sugestão. Depois de décadas acostumados a uma situação econômica de absoluta instabilidade em nosso país nos habituamos a pensar pequeno.
 

Nosso modelo mental sempre teve o foco em desenvolver estratégias para nossa sobrevivência, pois o dia do amanhã era totalmente incerto e, por mais que trabalhássemos orientados ao crescimento, o risco de surgir uma nova crise ou um novo plano econômico sempre foi eminente. Foi assim durante anos e anos.

Pois vivemos agora um contexto totalmente distinto desse passado tão recente.
Nossa realidade atual, que ao que tudo indica tende a perdurar por décadas, é de absoluta prosperidade.

 A taxa recorde de 6% no nível do desemprego em nosso país aponta praticamente para uma situação de pleno emprego e, com isso, a renda dos cidadãos aumenta de forma exponencial com o consumo seguindo essa mesma curva.

Esse contexto faz com que tenhamos de mudar nosso modelo mental. Basta refletirmos exclusivamente sobre nossa sobrevivência. Se faz necessário uma nova orientação que coloque no centro das atenções as iniciativas destinadas a aproveitar as inúmeras oportunidades que estão surgindo a cada dia em nosso país.
 

O fato de termos um ambiente repleto de oportunidades não significa que todos aproveitarão essa chance com a mesma intensidade. É necessário construir os alicerces para seu caminho rumo a tão sonhada prosperidade.

É por isso que sugiro que você aproveite essa pausa anual para refletir não sobre o próximo ano, mas sobre as próximas décadas de sua vida.  Para iniciar essa reflexão sugiro que você reflita sobre o que significa sucesso para você.

Para alguns, sucesso é sinônimo de riqueza material e dinheiro. Para outros, é sinônimo de estabilidade familiar, amizades. Como esse pensamento é de foro totalmente íntimo e pessoal, cada um chegará a sua resposta. Não deixe de se aprofundar nessa busca. Invista no autoconhecimento para que você consiga estar seguro da visão que irá construir.
 

A partir daí construa a ponte rumo ao seu pote no fim do arco íris. Não seja inflexível nessa caminhada. Encontre o seu próprio caminho e aproveite essa jornada. Como último conselho, no entanto, retomo um conceito que tenho repetido em prosa e verso sempre que tenho oportunidade: sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.
 

Não perca a oportunidade de sonhar grande, pensar alto, idealizar um futuro que faça sentido para você. As condições estruturais para essa caminhada estão postas. Agora cabe a você aproveitar essa janela de oportunidade. Afinal, você merece.
 

Tenha um grande 2011 e um futuro repleto de felicidade e prosperidade.



Sandro Magaldi (Diretor comercial da HSM do Brasil. Professor da ESPM e autor do livro Vendas 3.0 - Uma nova visão para crescer na era das ideias. 


Visite seu blog: www.sandromagaldi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário