domingo, 12 de dezembro de 2010

Algumas Dicas Para Utilizar o Feedback com Sucesso

O feedback é uma informação especial que requer habilidades de percepção e acuidade sensorial, confiança mútua, habilidade técnica e sensibilidade aos sentimentos dos outros. É uma informação que flui entre pessoas e que se relaciona com suas interações no aqui e agora.

De uma maneira geral, para que o feedback seja útil, a pessoa que o recebe deve entender a informação, ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.

O feedback efetivo é a informação que pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo – não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém a relação, aberta, saudável e intacta. Valida o processo para interações futuras.

Leonardo Bueno consultor de PNL
COMO PASSAR O FEEDBACK

- DIGA O QUE A PESSOA FEZ DE CERTO.
- DÊ SUGESTÕES DO QUE PODE SER MELHORADO.
- FINALIZE FAZENDO SEMPRE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA.

A) Assinalando os acertos

Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes e não ao indivíduo como pessoa.

Faça sempre descrições sensoriais que sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu e ouviu especificamente.

B) Dando sugestões criativas

Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.

Faça colocações em termos de comportamento observável e específico (não geral ou global – alucinatório). Inclua exemplos de quais são as áreas de alto e baixo desempenho, além dos comportamentos específicos e sensorialmente observáveis que aparecem limitando ou contribuindo para a efetividade do trabalho.

Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem atitudes defensivas por parte do ouvinte.

C) Finalizando reforce a autoestima

Faça uma apreciação geral positiva, dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.

Inclua nesta apreciação aprendizados que você possa levar consigo.

COMO RECEBER O FEEDBACK

O Feedback é uma fonte retroalimentadora da comunicação. Ele nos dá a oportunidade de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento, mantendo-o sempre atualizado.

Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto como parte do processo. Quando você receber algum feedback lembre-se “não existem fracassos, apenas resultados”.

- ESCUTE ATENTAMENTE
- NÃO SE COLOQUE NA DEFENSIVA. MOSTRE-SE RECEPTIVO AO FEEDBACK.
- PARAFRASEAR O QUE ESCUTA PARA CHECAR A PERCEPÇÃO.
- FAZER PERGUNTAS PARA ESCLARECER E PEDIR EXEMPLOS. FAÇA PERGUNTAS DE FORMA QUE A PESSOA TENHA QUE LHE DAR DESCRIÇÕES SENSORIAIS ESPECÍFICAS.
- RECOLHA INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE OUTRAS PESSOAS E OBSERVE SEU PROPRIO COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES DOS OUTROS.
- PROCURE MODIFICAR NA DIREÇÃO SUGERIDA E OBSERVE OS RESULTADOS.
- AO FINALIZAR AGRADEÇA SEMPRE.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

- QUANDO RECEBER UM FEEDBACK NÃO DISCUTA. NÀO IMPORTA O QUE SEJA DITO, NÃO SE OPONHA A DESCRIÇÃO, NÃO SE DEFENDA.

- RECEBA AS DIFERENÇAS COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER ALGO NOVO, AINDA QUE SEJA SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DO SEU.

- AGRADEÇA COM VERDADEIRA INTENÇÃO.

CRITÉRIOS PARA O FEEDBACK POSITIVO
FEEDBACK EFETIVO
FEEDBACK INEFETIVO
Descreve o comportamento
Avalia e julga o comportamento
É específico
É geral
Chega tão cedo quanto apropriado
É retardado, guardado e descarregado
É direto
É indireto ou ricocheteado
O emissor assume a responsabilidade
A responsabilidade é transferida
Inclui os sentimentos reais do emissor
Os sentimentos são ocultados, negados, alterados ou distorcidos
É clarificado
Não é clarificado
Levanta questões relevantes
Levanta questões que são afirmações.
Especifica as conseqüências
As conseqüências são vagas ou inespecíficas
É solicitado ou desejado
É não solicitado ou imposto
Refere-se a comportamentos sob o controle do receptor
Refere-se a comportamentos que não estão sob o controle do receptor
As necessidades do emissor e do receptor são levadas em consideração
É distorcido pelas necessidades do emissor
Afirma o valor do receptor
Nega o valor do receptor
Reconhece o processo
Ignora o processo
Separa a pessoa do comportamento
Não separa a pessoa do comportamento
RESPOSTAS AO FEEDBACK
POSITIVAS
NEGATIVAS
Ouvir cuidadosamente
Argumentar
Agradecer
Ignorar
Clarificar
Negar
Verificar
Explicar
Avaliar
Justificar
Incorporar
Escusar-se
Observar mais
Projetar
  .
Resistir
  .
Defender-se
  .
Distorcer
  .
Lutar
  .
Culpar-se
  .
Esquecer

Armando Ribeiro


Fonte: http://www.pensareweb.com.br/artigos/comunicacao_feedback.htm

Um comentário:

  1. Um tema interessantissimo que merece ser lido com cuidado e atenção.
    O ser humano possui uma forte necessidade de aceitação, ao mesmo tempo em que intimamente se cobra por seus feito e questiona os resultados.

    Quando oferecemos esse retorno de forma correta, propiciamos não só o crescimento do individuo,mas também a oportunidade de acerto e o sucesso da equipe.

    Um time só é verdadeiramente um time quando se respeitam e se entendem, criando uma cumplicidade muitas vezes silenciosa!!!

    Parabéns, foi um prazer conhecer sua página através da Helena Sobral

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