O feedback é uma informação especial que requer habilidades de percepção e acuidade sensorial, confiança mútua, habilidade técnica e sensibilidade aos sentimentos dos outros. É uma informação que flui entre pessoas e que se relaciona com suas interações no aqui e agora.
De uma maneira geral, para que o feedback seja útil, a pessoa que o recebe deve entender a informação, ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.
O feedback efetivo é a informação que pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo – não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém a relação, aberta, saudável e intacta. Valida o processo para interações futuras.
Leonardo Bueno consultor de PNL
De uma maneira geral, para que o feedback seja útil, a pessoa que o recebe deve entender a informação, ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.
O feedback efetivo é a informação que pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo – não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém a relação, aberta, saudável e intacta. Valida o processo para interações futuras.
Leonardo Bueno consultor de PNL
COMO PASSAR O FEEDBACK
- DIGA O QUE A PESSOA FEZ DE CERTO.
- DÊ SUGESTÕES DO QUE PODE SER MELHORADO.
- FINALIZE FAZENDO SEMPRE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA.
A) Assinalando os acertos
Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes e não ao indivíduo como pessoa.
Faça sempre descrições sensoriais que sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu e ouviu especificamente.
B) Dando sugestões criativas
Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.
Faça colocações em termos de comportamento observável e específico (não geral ou global – alucinatório). Inclua exemplos de quais são as áreas de alto e baixo desempenho, além dos comportamentos específicos e sensorialmente observáveis que aparecem limitando ou contribuindo para a efetividade do trabalho.
Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem atitudes defensivas por parte do ouvinte.
C) Finalizando reforce a autoestima
Faça uma apreciação geral positiva, dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.
Inclua nesta apreciação aprendizados que você possa levar consigo.
COMO RECEBER O FEEDBACK
O Feedback é uma fonte retroalimentadora da comunicação. Ele nos dá a oportunidade de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento, mantendo-o sempre atualizado.
Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto como parte do processo. Quando você receber algum feedback lembre-se “não existem fracassos, apenas resultados”.
- ESCUTE ATENTAMENTE
- NÃO SE COLOQUE NA DEFENSIVA. MOSTRE-SE RECEPTIVO AO FEEDBACK.
- PARAFRASEAR O QUE ESCUTA PARA CHECAR A PERCEPÇÃO.
- FAZER PERGUNTAS PARA ESCLARECER E PEDIR EXEMPLOS. FAÇA PERGUNTAS DE FORMA QUE A PESSOA TENHA QUE LHE DAR DESCRIÇÕES SENSORIAIS ESPECÍFICAS.
- RECOLHA INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE OUTRAS PESSOAS E OBSERVE SEU PROPRIO COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES DOS OUTROS.
- PROCURE MODIFICAR NA DIREÇÃO SUGERIDA E OBSERVE OS RESULTADOS.
- AO FINALIZAR AGRADEÇA SEMPRE.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:
- QUANDO RECEBER UM FEEDBACK NÃO DISCUTA. NÀO IMPORTA O QUE SEJA DITO, NÃO SE OPONHA A DESCRIÇÃO, NÃO SE DEFENDA.
- RECEBA AS DIFERENÇAS COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER ALGO NOVO, AINDA QUE SEJA SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DO SEU.
- AGRADEÇA COM VERDADEIRA INTENÇÃO.
CRITÉRIOS PARA O FEEDBACK POSITIVO
- DIGA O QUE A PESSOA FEZ DE CERTO.
- DÊ SUGESTÕES DO QUE PODE SER MELHORADO.
- FINALIZE FAZENDO SEMPRE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA.
A) Assinalando os acertos
Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes e não ao indivíduo como pessoa.
Faça sempre descrições sensoriais que sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu e ouviu especificamente.
B) Dando sugestões criativas
Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.
Faça colocações em termos de comportamento observável e específico (não geral ou global – alucinatório). Inclua exemplos de quais são as áreas de alto e baixo desempenho, além dos comportamentos específicos e sensorialmente observáveis que aparecem limitando ou contribuindo para a efetividade do trabalho.
Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem atitudes defensivas por parte do ouvinte.
C) Finalizando reforce a autoestima
Faça uma apreciação geral positiva, dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.
Inclua nesta apreciação aprendizados que você possa levar consigo.
COMO RECEBER O FEEDBACK
O Feedback é uma fonte retroalimentadora da comunicação. Ele nos dá a oportunidade de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento, mantendo-o sempre atualizado.
Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto como parte do processo. Quando você receber algum feedback lembre-se “não existem fracassos, apenas resultados”.
- ESCUTE ATENTAMENTE
- NÃO SE COLOQUE NA DEFENSIVA. MOSTRE-SE RECEPTIVO AO FEEDBACK.
- PARAFRASEAR O QUE ESCUTA PARA CHECAR A PERCEPÇÃO.
- FAZER PERGUNTAS PARA ESCLARECER E PEDIR EXEMPLOS. FAÇA PERGUNTAS DE FORMA QUE A PESSOA TENHA QUE LHE DAR DESCRIÇÕES SENSORIAIS ESPECÍFICAS.
- RECOLHA INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE OUTRAS PESSOAS E OBSERVE SEU PROPRIO COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES DOS OUTROS.
- PROCURE MODIFICAR NA DIREÇÃO SUGERIDA E OBSERVE OS RESULTADOS.
- AO FINALIZAR AGRADEÇA SEMPRE.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:
- QUANDO RECEBER UM FEEDBACK NÃO DISCUTA. NÀO IMPORTA O QUE SEJA DITO, NÃO SE OPONHA A DESCRIÇÃO, NÃO SE DEFENDA.
- RECEBA AS DIFERENÇAS COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER ALGO NOVO, AINDA QUE SEJA SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DO SEU.
- AGRADEÇA COM VERDADEIRA INTENÇÃO.
CRITÉRIOS PARA O FEEDBACK POSITIVO
FEEDBACK EFETIVO | FEEDBACK INEFETIVO |
Descreve o comportamento | Avalia e julga o comportamento |
É específico | É geral |
Chega tão cedo quanto apropriado | É retardado, guardado e descarregado |
É direto | É indireto ou ricocheteado |
O emissor assume a responsabilidade | A responsabilidade é transferida |
Inclui os sentimentos reais do emissor | Os sentimentos são ocultados, negados, alterados ou distorcidos |
É clarificado | Não é clarificado |
Levanta questões relevantes | Levanta questões que são afirmações. |
Especifica as conseqüências | As conseqüências são vagas ou inespecíficas |
É solicitado ou desejado | É não solicitado ou imposto |
Refere-se a comportamentos sob o controle do receptor | Refere-se a comportamentos que não estão sob o controle do receptor |
As necessidades do emissor e do receptor são levadas em consideração | É distorcido pelas necessidades do emissor |
Afirma o valor do receptor | Nega o valor do receptor |
Reconhece o processo | Ignora o processo |
Separa a pessoa do comportamento | Não separa a pessoa do comportamento |
RESPOSTAS AO FEEDBACK
POSITIVAS | NEGATIVAS |
Ouvir cuidadosamente | Argumentar |
Agradecer | Ignorar |
Clarificar | Negar |
Verificar | Explicar |
Avaliar | Justificar |
Incorporar | Escusar-se |
Observar mais | Projetar |
. | Resistir |
. | Defender-se |
. | Distorcer |
. | Lutar |
. | Culpar-se |
. | Esquecer |
Armando Ribeiro
Fonte: http://www.pensareweb.com.br/artigos/comunicacao_feedback.htm
Um tema interessantissimo que merece ser lido com cuidado e atenção.
ResponderExcluirO ser humano possui uma forte necessidade de aceitação, ao mesmo tempo em que intimamente se cobra por seus feito e questiona os resultados.
Quando oferecemos esse retorno de forma correta, propiciamos não só o crescimento do individuo,mas também a oportunidade de acerto e o sucesso da equipe.
Um time só é verdadeiramente um time quando se respeitam e se entendem, criando uma cumplicidade muitas vezes silenciosa!!!
Parabéns, foi um prazer conhecer sua página através da Helena Sobral