terça-feira, 13 de setembro de 2016

Não menospreze a experiência dos mais velhos

Como consultor de empresas, tenho visto muita coisa por aí…
Tenho conhecido muitas pessoas interessantes, grandes profissionais e, dentre esses, alguns jovens brilhantes. Gente talentosa e de futuro promissor.
Mas, por outro lado, tenho visto também alguns jovens profissionais que, talvez por acreditarem demais em suas ótimas formações acadêmicas, ou talvez pela pouca experiência de vida, ou talvez ainda por um pouco de cada coisa, estão se perdendo na própria arrogância.
Esses jovens, tão deslumbrados em suas carreiras promissoras, acabam se esquecendo de que uma dose de experiência e jogo de cintura podem resolver grandes problemas.
Aí, recebi uma história, ou piada, não sei ao certo, mas que serve como uma boa reflexão…
Um dia, uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela.
Um dia, caçando borboletas, o cão se deu conta, de repente, de que estava perdido.
Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cachorro percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com a intenção de conseguir um bom almoço…
O cachorro velho pensa:
-“Estou mesmo enrascado”! Olhou à sua volta e viu alguns ossos espalhados pelo chão. Ao invés de se apavorar ainda mais, o velho cão se ajeita junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador…
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: – “Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí”?
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.
-“Caramba, essa foi por pouco. O velho vira-lata quase me pega”, pensa o leopardo.
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum…
E assim, foi rápido em direção ao leopardo.
Mas, o velho cachorro ao vê-lo correndo na direção do predador em grande velocidade, pensa:
– “Aí tem coisa”!
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -“Aí, macaco, suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado”!
Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:
– “E agora, o que é que eu posso fazer”?
Mas, ao invés de correr, pois sabe que suas pernas doloridas não o levariam muito longe, o velho cachorro senta e pensa. E, mais uma vez dando as costas aos agressores, faz de conta que ainda não os viu.
Quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz :
-“Cadê aquele macaco filho da mãe? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca”!
Dessa história, onde provavelmente quem se deu mal foi o macaco aproveitador, podemos tirar algumas preciosas lições.
Com o jovem leopardo, podemos aprender que não devemos confiar apenas naquilo que ouvimos. É importante uma análise mais ampla do cenário, para não agirmos apenas por impulsividade.
Com o velho cão, aprendemos o valor das boas ideias e da serenidade diante dos grandes problemas.
E, com o macaco… Ah, com esse macaco oportunista e fazedor de intrigas, também temos muito a aprender. Especialmente a darmos mais valores à experiência de vida, que só chega junto com os cabelos brancos…

Flávio Lettieri

Fonte: http://www.sommaonline.com.br/blog/nao-menospreze-a-experiencia-dos-mais-velhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário