quarta-feira, 28 de setembro de 2016

10 lições sobre liderança extraídas de O Monge e o Executivo

Primeira lição: para ser um bom líder uma das habilidades primárias é saber ouvir, a comunicação pode ficar extremamente comprometida quando não se ouve com a devida atenção, além de emitir mensagens negativas, tais como: desrespeito ao que está sendo dito e desvalorização da opinião alheia, muito possivelmente por julgar que suas falas e pensamentos são muito superiores aos de quem está falando.
Segunda lição: para exercer uma boa liderança, é preciso entender as diferenças entre poder e autoridade. Através do primeiro é possível convencer alguém, entretanto coercitivamente pela força da posição que ocupa, outrossim autoridade é uma habilidade de convencer alguém, mas através da influência pessoal que exerce sobre aquela pessoa, de maneira que a mesma execute a atividade de boa vontade. A autoridade é a base de uma boa liderança, já que o poder com o passar do tempo corrói os relacionamentos.
Terceira lição: liderar é saber lidar com as pessoas e com as tarefas, mantendo nas em equilíbrio, por isso nem sempre alguém que possui conhecimento técnico tem aptidões para exercer cargos de liderança. Ademais os relacionamentos entre os elementos envolvidos são o principal motivo de sucesso em uma organização, sempre permeado pela confiança entre as partes.
Quarta lição: Os paradigmas exercem influências nos relacionamentos, muitas vezes negativas, entretanto o ser humano tem resistência natural  às mudanças, fato que dificulta qualquer transformação. A tendência comum é “ver o mundo como nós somos e não como ele é”.  O modelo piramidal de administração- cujo poder vem de cima para baixo e há maior preocupação com a chefia do que com os clientes-  é um paradigma, entretanto nem sempre um modelo que serviu com eficiência em uma época  servirá para outras situações. A ordem da pirâmide deveria inverter-se, tendo clientes como base, sendo seguidos imediatamente pelos funcionários na escala de importância, ficando a última camada para os líderes, os quais deveriam perceber sua importância no sentido de servir grupo para o qual lidera, satisfazendo as necessidades de seus liderados.
Quinta lição: não tenha medo de colaboradores com espírito desafiador, valorize as opiniões contrárias.
Sexta lição: liderança é influenciar pessoas a trabalharem por objetivos visando o bem comum. Liderar é servir. Gandhi, Madre Teresa de Calcutá,  Martin Luther King e Jesus Cristo são citados como exemplos de líderes que exerceram somente a influência em prol de objetivos que visavam o bem comum. As intenções devem ser seguidas de ações, mas isso só será realizado se houver como premissa básica a vontade. Liderar é “identificar e satisfazer necessidades”.
Sétima lição: Para  compreender “liderança, autoridade, serviço e sacrifício” é preciso primariamente compreender o amor. Amor  não se refere aos sentimentos e sim às ações, é sinônimo de liderança , a qual por sua vez é sinônimo de servir, sendo “uma das principais tarefas do amor prestar atenção às pessoas”. O amor, consequentemente a liderança, podem ser resumidos em alguns conceitos: paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso. O líder deve demonstrar portanto, autocontrole, dar atenção, apreciação e incentivo, ser autêntico sem ser arrogante, tratar os outros como pessoas importantes, satisfazer as necessidades dos outros, desistir de ressentimento quando prejudicado, ser livre de engano, sustentar suas escolhas, pôr de lado suas vontades e necessidades, buscando o  bem maior para os outros; atrelando todas essas características tem-se enfim o líder servidor.
Oitava lição: refere-se à criação de um ambiente de trabalho favorável ensejando crescimento às pessoas. É importante normalizar comportamentos de liderança no sentido positivo, atitudes como elogiar pessoas em público, ao invés de adverti-las gera um ambiente agradável , pois o que o líder faz automaticamente gera uma mensagem seja ela positiva ou negativa. Entretanto, não é possível mudar ninguém, “a única pessoa que você pode mudar é você mesmo”. Sobre a motivação, é possível ensejar condições motivacionais, mas são as pessoas que precisam estar abertas às mudanças.
Nona lição: todos temos possibilidade de escolha e responsabilidades decorrentes das mesmas. Muitas pessoas não assumem responsabilidades, atribuem ao outro erros que possam vir a acontecer.  
Décima lição: Existe a importância da visão e da missão organizacional, entretanto as pessoas só irão aderir às missões, se primariamente aderirem ao líder.
Resumindo, liderar é servir, direcionar a equipe com motivação, entusiasmo, estimulando o empenho e o comprometimento de cada um.
Roberta Trindade



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