Primeira lição: para ser um bom líder
uma das habilidades primárias é saber ouvir, a comunicação pode ficar extremamente
comprometida quando não se ouve com a devida atenção, além de emitir mensagens
negativas, tais como: desrespeito ao que está sendo dito e desvalorização da
opinião alheia, muito possivelmente por julgar que suas falas e pensamentos são
muito superiores aos de quem está falando.
Segunda lição: para exercer uma boa
liderança, é preciso entender as diferenças entre poder e autoridade. Através
do primeiro é possível convencer alguém, entretanto coercitivamente pela força
da posição que ocupa, outrossim autoridade é uma habilidade de convencer
alguém, mas através da influência pessoal que exerce sobre aquela pessoa, de
maneira que a mesma execute a atividade de boa vontade. A autoridade é a base
de uma boa liderança, já que o poder com o passar do tempo corrói os
relacionamentos.
Terceira lição: liderar é saber lidar
com as pessoas e com as tarefas, mantendo nas em equilíbrio, por isso nem sempre
alguém que possui conhecimento técnico tem aptidões para exercer cargos de
liderança. Ademais os relacionamentos entre os elementos envolvidos são o
principal motivo de sucesso em uma organização, sempre permeado pela confiança
entre as partes.
Quarta lição: Os paradigmas exercem
influências nos relacionamentos, muitas vezes negativas, entretanto o ser
humano tem resistência natural às mudanças, fato que dificulta qualquer
transformação. A tendência comum é “ver o mundo como nós somos e não como ele
é”. O modelo piramidal de administração- cujo poder vem de cima para
baixo e há maior preocupação com a chefia do que com os clientes- é um
paradigma, entretanto nem sempre um modelo que serviu com eficiência em uma
época servirá para outras situações. A ordem da pirâmide deveria
inverter-se, tendo clientes como base, sendo seguidos imediatamente pelos
funcionários na escala de importância, ficando a última camada para os líderes,
os quais deveriam perceber sua importância no sentido de servir grupo para o qual
lidera, satisfazendo as necessidades de seus liderados.
Quinta lição: não tenha medo de
colaboradores com espírito desafiador, valorize as opiniões contrárias.
Sexta lição: liderança é influenciar
pessoas a trabalharem por objetivos visando o bem comum. Liderar é servir.
Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King e Jesus Cristo são
citados como exemplos de líderes que exerceram somente a influência em prol de
objetivos que visavam o bem comum. As intenções devem ser seguidas de ações, mas
isso só será realizado se houver como premissa básica a vontade. Liderar é
“identificar e satisfazer necessidades”.
Sétima lição: Para compreender
“liderança, autoridade, serviço e sacrifício” é preciso primariamente
compreender o amor. Amor não se refere aos sentimentos e sim às ações, é
sinônimo de liderança , a qual por sua vez é sinônimo de servir, sendo “uma das
principais tarefas do amor prestar atenção às pessoas”. O amor,
consequentemente a liderança, podem ser resumidos em alguns conceitos: paciência,
bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso. O
líder deve demonstrar portanto, autocontrole, dar atenção, apreciação e
incentivo, ser autêntico sem ser arrogante, tratar os outros como pessoas
importantes, satisfazer as necessidades dos outros, desistir de ressentimento
quando prejudicado, ser livre de engano, sustentar suas escolhas, pôr de lado
suas vontades e necessidades, buscando o bem maior para os outros;
atrelando todas essas características tem-se enfim o líder servidor.
Oitava lição: refere-se à criação de
um ambiente de trabalho favorável ensejando crescimento às pessoas. É
importante normalizar comportamentos de liderança no sentido positivo, atitudes
como elogiar pessoas em público, ao invés de adverti-las gera um ambiente
agradável , pois o que o líder faz automaticamente gera uma mensagem seja ela
positiva ou negativa. Entretanto, não é possível mudar ninguém, “a única pessoa
que você pode mudar é você mesmo”. Sobre a motivação, é possível ensejar
condições motivacionais, mas são as pessoas que precisam estar abertas às
mudanças.
Nona lição: todos temos possibilidade
de escolha e responsabilidades decorrentes das mesmas. Muitas pessoas não
assumem responsabilidades, atribuem ao outro erros que possam vir a acontecer.
Décima lição: Existe a importância da
visão e da missão organizacional, entretanto as pessoas só irão aderir às
missões, se primariamente aderirem ao líder.
Resumindo, liderar é servir,
direcionar a equipe com motivação, entusiasmo, estimulando o empenho e o
comprometimento de cada um.
Roberta Trindade
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