sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cinco maneiras de matar os seus sonhos – Bel Pesce

Todos nós temos sonhos, mas nem sempre conseguimos transformar esses sonhos em projetos realizados. Por que isso acontece? Gosto muito de pensar sobre isso e tenho observado que quando não conseguimos realizar sonhos, em grande parte das vezes, estamos fazendo coisas que podem destruí-los – e o mais impressionante é que isso acaba sendo tão natural que não percebemos. Compartilho aqui com vocês 5 coisas que podem destruir os seus sonhos – e o contrário, claro, te ajuda a realizar sonhos.
Acredite em sucesso da noite para o dia
Quem nunca ouviu falar de uma história de alguém que de repente criou um produto ou uma empresa e rapidamente começou a ganhar muito dinheiro? A história até pode parecer real, mas com certeza foram muitos e muitos anos de dedicação para conseguir aquele resultado. Às vezes a pessoa já fez 130 aplicativos. Daí finalmente um da certo e pronto, os outros acham que foi sorte. É fácil resumir a história de sucesso em uma aplicativo que já deu logo certo, quando na verdade a história inclui anos de dedicação sobre o tópico.
Eu mesma tenho um exemplo. Quando descobri que podia prestar MIT já tinha perdido alguns prazos para o processo. Porém eu não desanimei e corri atrás, até que consegui fazer a prova e passei. Tanta gente falou que foi sorte. Mas se eu não tivesse levado os estudos a sério durante os 17 anos anteriores, de nada teria adiantado a sorte. O resultado de ser aprovada no MIT só veio porque até aquele momento eu tinha me dedicado muito nos estudos. A sua história de sucesso da noite para o dia é, na verdade, o acúmulo de tudo o que você fez até hoje.
Acredite que alguém tem a resposta para você
As pessoas com as quais convivemos, família e amigos, sempre querem ajudar e acham que podem opinar sobre o caminho que você seguir. Claro que é bom ouvir a opinião de quem nos quer bem, mas a decisão final só você pode tomar. Ninguém sabe o que é melhor para a sua vida – só você! Bater a cabeça algumas vezes é importante para o crescimento.
Decida se acomodar quando o crescimento estiver garantido
Quando sua vida está ótima e os projetos vão bem, você pode pensar que é a hora de parar e se acomodar. Não necessariamente. É exatamente este o melhor momento para crescer ainda mais! Quando você está crescendo em direção a um topo, você tem que trabalhar mais duro ainda e encontrar um outro topo. Sempre há espaço para aprender e criar novos projetos. Não há tempo para se acomodar.
Acredite que a culpa é de outra pessoa
Vira e mexe vejo pessoas dizendo que tiveram uma ideia incrível, mas que ninguém quis investir ou comprar o produto. E as desculpas variam: o mercado não está bem, as pessoas não sabem valorizar, a equipe não sabe vender. Mas peraí, se você tem sonhos a responsabilidade de concretizá-los é sua. Sim, pode ser difícil encontrar talentos e o mercado realmente pode estar ruim. Mas não culpe as pessoas. Mesmo se alguém da sua equipe cometer um erro, analise se não foi você que recrutou ou treinou mal. Se ninguém investiu na sua ideia ou se ninguém comprou seu produto, com certeza, alguma coisa nisso tudo é culpa sua. Seja responsável por seus sonhos.
Acredite que a única coisa que importa são os sonhos em si
Uma vez eu vi uma propaganda na qual vários amigos estavam subindo uma montanha. Era uma montanha bem alta e a dificuldade para chegar ao topo era imensa. Mas eles conseguiram e decidiram comemorar. Só que dois segundos depois, um olha para o outro e eles dizem: “E aí, vamos descer.”
O que quero dizer com essa história é que a vida é uma grande jornada. Não podemos pensar somente no resultado final. Sim, queremos realizar sonhos, mas o caminho pode ser bem longo e é necessário curtir cada momento da jornada. Alcançar um sonho é uma sensação temporária, e sua vida não é.
A única maneira de alcançar todos os seus sonhos é aproveitando cada passo da jornada. E se você tropeçar, transforme isso num aprendizado. Se cada passo se tornar um aprendizado ou uma comemoração, tenho certeza de que você vai aproveitar plenamente a jornada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário