No mercado cada vez mais escasso de oportunidades, é preciso se
diferenciar. E o caminho para você se tornar único, se destacar diante de tanta
concorrência, é construir uma “marca pessoal”, a chamada “personal branding”.
“A estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno
entendimento das suas grandes competências, dos talentos, dons e das
características singulares que o diferenciam da multidão. Assim, será mais
fácil viabilizar a venda, com sucesso, do seu melhor produto:
você mesmo”, explica o especialista em vendas, José Ricardo
Noronha.
Noronha lista abaixo 6 passos para o processo:
1) Identifique os seus pontos fortes e
trabalhe com inteligência para maximizá-los. “É um grande desperdício de tempo
focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos diferenciais
competitivos que o tornarão único no mercado.”
Caso você ainda não tenha identificado seus pontos fortes, peça
feedback aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências únicas
que eles enxergam em você.
2) Conecte os talentos e dons à sua
“marca pessoal”. Suas
principais características precisam estar expostas nas principais redes sociais
e nos mais importantes serviços de busca.
“Faça uma pesquisa aprofundada na Internet para ver se as
mensagens e atributos conectados à sua imagem estão de acordo com os seus
objetivos de construção da sua marca, que deve ser absolutamente única e
memorável.”
3) Tenha consistência. “As mensagens transmitidas por você
precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores.”
4) Tenha autenticidade. “Seja sempre você mesmo. Não crie uma
imagem que não retrate exatamente quem você é.”
5) Use o poder de influência. “Saiba influenciar de forma positiva a
vida das pessoas que conhece e use o seu networking com inteligência. Mas
cuidado: seja sempre interessante, sem ser interesseiro.”
6) Exponha-se! “Torne a sua marca conhecida ao
participar de forma ativa de eventos, congressos, blogs… Isso dará mais força a
você e pode abrir portas inimagináveis.”
“O processo de criação e fomento da sua marca pessoal tem um
objetivo ainda maior: cuidar do seu principal ativo, que se chama
credibilidade. Portanto, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a investir na
principal e mais importante marca do mundo: você mesmo!”
Por Michele Rios
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