sábado, 5 de março de 2016

Por que a crise é importante para as empresas e os profissionais? - Alexander Baer

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise? Temos visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações, busca de culpados, procura de responsáveis e bodes expiatórios para a dita crise.

Existe crise? Existe!

Mas, lembremos... Toda crise é uma rara oportunidade de mudar!

Toda mudança é altamente positiva, desde que se esteja preparado para tal. Quando eu pergunto quem quer mudar? Basicamente todo mundo levanta a mão, porém sempre tem um "porém" nesta afirmação "Mudança sim, desde que seja com o outro".

Mas vejo que temos três situações para esta crise:

Situação 01 - Para aquelas empresas e profissionais que já estão se preparando de longa dada, fazendo todo tipo de análise de mercado e cenário, seja pessimista, provável ou otimista e se preparando para cada uma das mesmas. E estas empresas e profissionais estão "sim" preparados para passar mais esta crise, pois adequaram suas organizações e seus talentos para estes momentos de apertos e certa retração.

Situação 02 - Pode ser para as empresas e os profissionais que vão usar a crise para reverem seus negócios (custos, desperdícios, gestão, marketing, comercial, Gestão da Informação, Gestão da Qualidade e assim por diante), ou seja, vão aproveitar a crise para fazer a limpeza em casa, buscando as melhorias que precisam para aguentar e resistirem à crise. E depois que ela acabar, saírem mais preparados, fortificados e conscientes do que se encontram agora e, no futuro, se tornarem um diferencial competitivo.

Situação 03 - Surge para aqueles que vão continuar a reclamar, a lamentar, a buscar culpados, a fazer baderna, serem acomodados, a demitir funcionários sem critério nenhum, a cortar verba de marketing e comunicação, vão voltar para suas tocas, ou seja, continuarão a ficar acomodados. E qual vai ser a resultados para esse? O mais óbvio: cada vez mais vão entrar no vermelho e quebrarão.

Sim, mas o que se pode fazer durante a crise?

Seguem algumas dicas para aguentar a crise e sair de forma mais fortificada:

Dica 01 - Elaborar um planejamento estratégico, traçando o rumo para daqui a alguns anos (definir claramente o ano). Fazer um diagnóstico do ambiente externo (oportunidades do mercado externo para a empresa e o profissional, para aproveitar a ameaça do mercado externo para se defender. Identificar os pontos fortes da empresa e do profissional para conseguir se potencializar no mercado interno e externo. 

Identificar pontos fracos para: corrigi-los imediatamente num período de muito curto prazo). Depois de identificada uma estratégia (diferenciação - oceano azul - liderança em custos - novos mercados - novos produtos e serviços - vender mais para os clientes atuais e diversificação). 

Tudo isto colocando num plano de ação em curto, médio e longo prazo, para buscar estes resultados nos objetivos e metas traçadas.

Dica 02 - Buscar uma redução de custos ou mais propriamente dito: a busca pelo desperdício zero que é um canal para jogar diariamente, mensalmente e anualmente muito dinheiro na latrina no lixo. 

As empresas conseguem isto através de ferramentas de Gestão da Qualidade, melhoria dos processos, melhoria contínua. 

Ou seja, fechar de uma vez por toda as torneiras do desperdício.

Dica 03 - Investir na melhoria das informações de gestão da empresa e dos profissionais, através de sistemas de Gestão Gerencial (não adianta só melhorar o parque de hardware de uma empresa que precisa mudar a Gestão da Informação, ou seja, TI - Tecnologia da Informação). 

Informação online e em tempo real para tomada de decisões

Dica 04 - Formar e capacitar os gestores e as equipes. 

Hoje, através da internet, da EAD, dos cursos online, de DVDs e muitas outras ferramentas tecnológicas (e a custo muito baixo), as empresas e os profissionais podem se preparar em relação ao conhecimento, à criatividade, à inovação, à melhoria contínua, ao marketing, à liderança e assim por diante.

Dica 05 - Rever o plano de marketing e comunicação para identificar claramente quem é o cliente interno e externo, onde cada um está e como ele é. Aqui uma pesquisa de mercado vai muito bem para identificar claramente este cliente e ou novos mercados. 

Hoje, se diz que a propaganda certa é a alma do negócio! Em vez de dar tiro de canhão na comunicação e não acertar ninguém é melhor dar um tiro de laser com mira nas redes sociais e estas hoje se bem planejadas e executadas possuem os valores são bem menores que a comunicação do canhão (da massa). 

Afinal, como já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica".

Dica 06 - Na área comercial vender mais para os clientes atuais, pois com toda certeza nem todos os clientes conhecem todos os seus produtos e serviços. Buscar novos mercados, buscar novos canais de distribuição, por exemplo, com um site de e-comerce. 

Hoje é primordial estar na Web. Quem esta fora esta morto!

Dica 07 - Desenvolver novos produtos e serviços. Vendê-los para os clientes atuais e novos clientes/mercado.

E assim podemos ir longe, o que não podemos fazer e nos acomodarmos!

Dica 08 Por fim, consideremos: crise é igual a novas Oportunidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário