quinta-feira, 31 de março de 2016

6 lições de liderança - Thomas Jefferson

Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e um dos principais autores da declaração de independência do país. 

Considerado um visionário, ele foi muitas vezes contra a opinião da maioria para buscar os melhores resultados. Muitas lições podem ser aprendidas com o exemplo de Jefferson, entretanto, compreender como sua capacidade de liderança foi peça chave para seu sucesso em diversas áreas pode ajudar você a ser um líder mais competente.

Amplie seu conhecimento

Além da posição de destaque na política, Jefferson se destacou como horticultor, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia. 

Nunca assuma que você sabe tudo sobre determinada coisa, mas esteja sempre aberto para novos conhecimentos. 

A flexibilidade intelectual é essencial para líderes que desejam permanecer onde estão. 

Defenda sua opinião, mesmo que não seja popular

Autor do Estatuto da Virgínia para Liberdade Religiosa, Jefferson acreditava que todas as pessoas deveriam possuir o direito de praticar a religião que quisessem. Ele mantinha essa opinião mesmo que ela fosse contrária ao posicionamento da maioria das pessoas de sua época. 

Mantenha-se fiel aos seus princípios e não permita que outras pessoas estabeleçam os padrões e normas daquilo que você deveria ser. 

A originalidade é um dos principais pilares de uma liderança transformadora. 

Foque-se em seus pontos fortes

Quando foi Secretário do Estado, Jefferson sentiu-se em desacordo com o trabalho no governo e passou um tempo afastado dessa função. Reverteu essa decisão mais tarde, quando percebeu que estava pronto para tomar posições políticas novamente. 

Da mesma forma, você deve saber quais são seus limites, para que seu foco não esteja em fraquezas ou habilidades menos desenvolvidas. 

Tempos de crises

Dos seis filhos de Jefferson, apenas dois atingiram a idade adulta. Sua esposa Martha também faleceu, depois de 11 anos de casamento. Mesmo com tantas tragédias pessoais, Jefferson não desistiu e continuou a perseverar na vida. 

Quando problemas forem apresentados para você e parecer que nada mais tem solução, você tem a oportunidade de aprender novas coisas e descobrir capacidades em si mesmo que nunca achou possuir.

Tenha consciência de suas imperfeições

Os maiores líderes sabem que não são perfeitos. Jefferson, por exemplo, foi muito criticado por pregar a igualdade entre as pessoas, mas possuir escravos em sua propriedade. 

É importante entender que todos os seres humanos são inconsistentes em alguma área de suas vidas. 

Ninguém é perfeito. Mais do que admitir isso, também é preciso trabalhar para corrigir essas imperfeições e não se apoiar nelas para seus erros. 

Aprenda com outras pessoas

Muitos acham que liderar significa sempre estar à frente. 

Grande engano. 

Líderes de efeito sabem que muitas vezes é necessário estar por trás de outras pessoas, aprendendo com elas para que se possa ser realmente eficiente e transformador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário