Olá caros leitores, seguindo
nossa filosofia de sempre criar artigos para seu desenvolvimento pessoal e
profissional, trago nesse informativo uma indicação do livro “O Poder da
Confiança”, de Stephen M. R. Covey.
Nessa obra o autor afirma que nada é tão
rápido quanto o poder da confiança, o elemento que faz toda a diferença em
nossos relacionamentos, na nossa comunicação e liderança com as pessoas.
Um dos parâmetros que Covey
preconiza para gerar confiança é investir nos relacionamentos através de
comportamentos e atitudes. Abaixo consta um resumo dos 13 comportamentos
fundamentais comuns aos líderes altamente confiáveis ao redor do mundo. Esses
comportamentos são baseados nos princípios que norteiam a confiança nos
relacionamentos.
1. Fale francamente. Diga
a verdade. Deixe as pessoas saberem onde você está. Demonstre integridade.
2. Demonstre respeito. Preocupe-se
genuinamente com os outros, especialmente os que nada podem fazer por você.
3. Crie transparência. Não
tenha segundas intenções. Não oculte informações. Aja assumindo a premissa de
que “aquilo que você vê é aquilo que você recebe.”
4. Corrija os erros. Não
encubra as coisas. Retifique onde for possível. Não deixe que o orgulho
atrapalhe o caminho para agir corretamente.
5. Demonstre lealdade. Reconheça
as contribuições dos outros. Fale sobre as pessoas ausentes, como se tivessem
presentes. Dê crédito profusamente.
6. Produza resultados. Não
prometa demais, nem realize de menos. Não arranje desculpas para a não
realização. Faça as coisas acontecerem
7. Aperfeiçoe-se. Desenvolva
sistema de feedback tanto formais quanto informais e aja sobre eles. Aprenda
com os erros. Aperfeiçoe-se continuamente sendo um eterno aprendiz. Agradeça os
feedbacks que recebeu, e não ache que esteja acima deles.
8. Enfrente a realidade. Admita
o não dito. Avance corajosamente nas conversas. Não encubra as questões reais,
e enfrente diretamente as situações difíceis.
9. Esclareça as
expectativas. Exponha, revele, discuta e valide suas expectativas. Não
transgrida as expectativas. Não presuma que suas expectativas estejam claras
para todos, nem que já sejam compartilhadas.
10. Pratique a
responsabilidade. Seja claro na maneira de comunicar seu progresso nos
trabalhos sobre sua responsabilidade. Não evite as responsabilidades. Quando as
coisas forem mal, assuma sua responsabilidade. Faça também os outros serem
responsáveis pelos resultados.
11. Escute primeiro. Escute
antes de falar. Não pense que saiba o que é importante para os outros. Não
presuma conhecer todas as respostas. Escute com os olhos, coração, e não
somente com os ouvidos.
12. Cumpra as promessas. Diga
o que fará, depois faça aquilo que disse. Faça promessas cuidadosamente e
cumpra-as. Não tente justificar e manipular as promessas que não cumpriu.
13. Confie nos outros. Confie
condicionalmente naqueles que estão no processo de conquistar a sua confiança.
Aprenda a confiar nos outros em função de situação de risco. Demonstre
propensão a confiar.
“A confiança é estabelecida
pela ação(...)”, Hank Paulson
Fonte:
Focus Desenvolvimento Humano
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