quarta-feira, 16 de março de 2016

Os Treze Comportamentos da Confiança nos Relacionamentos - Adriano Ferraz Cese

Olá caros leitores, seguindo nossa filosofia de sempre criar artigos para seu desenvolvimento pessoal e profissional, trago nesse informativo uma indicação do livro “O Poder da Confiança”, de Stephen M. R. Covey. 

Nessa obra o autor afirma que nada é tão rápido quanto o poder da confiança, o elemento que faz toda a diferença em nossos relacionamentos, na nossa comunicação e liderança com as pessoas.

Um dos parâmetros que Covey preconiza para gerar confiança é investir nos relacionamentos através de comportamentos e atitudes. Abaixo consta um resumo dos 13 comportamentos fundamentais comuns aos líderes altamente confiáveis ao redor do mundo. Esses comportamentos são baseados nos princípios que norteiam a confiança nos relacionamentos.

1. Fale francamente. Diga a verdade. Deixe as pessoas saberem onde você está. Demonstre integridade.

2. Demonstre respeito. Preocupe-se genuinamente com os outros, especialmente os que nada podem fazer por você.

3. Crie transparência. Não tenha segundas intenções. Não oculte informações. Aja assumindo a premissa de que “aquilo que você vê é aquilo que você recebe.”

4. Corrija os erros. Não encubra as coisas. Retifique onde for possível. Não deixe que o orgulho atrapalhe o caminho para agir corretamente.

5. Demonstre lealdade. Reconheça as contribuições dos outros. Fale sobre as pessoas ausentes, como se tivessem presentes. Dê crédito profusamente.

6. Produza resultados. Não prometa demais, nem realize de menos. Não arranje desculpas para a não realização. Faça as coisas acontecerem

7. Aperfeiçoe-se. Desenvolva sistema de feedback tanto formais quanto informais e aja sobre eles. Aprenda com os erros. Aperfeiçoe-se continuamente sendo um eterno aprendiz. Agradeça os feedbacks que recebeu, e não ache que esteja acima deles.

8. Enfrente a realidade. Admita o não dito. Avance corajosamente nas conversas. Não encubra as questões reais, e enfrente diretamente as situações difíceis.

9. Esclareça as expectativas. Exponha, revele, discuta e valide suas expectativas. Não transgrida as expectativas. Não presuma que suas expectativas estejam claras para todos, nem que já sejam compartilhadas.

10. Pratique a responsabilidade. Seja claro na maneira de comunicar seu progresso nos trabalhos sobre sua responsabilidade. Não evite as responsabilidades. Quando as coisas forem mal, assuma sua responsabilidade. Faça também os outros serem responsáveis pelos resultados.

11. Escute primeiro. Escute antes de falar. Não pense que saiba o que é importante para os outros. Não presuma conhecer todas as respostas. Escute com os olhos, coração, e não somente com os ouvidos.

12. Cumpra as promessas. Diga o que fará, depois faça aquilo que disse. Faça promessas cuidadosamente e cumpra-as. Não tente justificar e manipular as promessas que não cumpriu.

13. Confie nos outros. Confie condicionalmente naqueles que estão no processo de conquistar a sua confiança. Aprenda a confiar nos outros em função de situação de risco. Demonstre propensão a confiar.

“A confiança é estabelecida pela ação(...)”, Hank Paulson



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