Confira como prender a atenção da plateia e o que não
fazer para distraí-la
Muitos estudos na área da linguagem corporal mostram que,
do ponto de vista da audiência, o fator de maior impacto é a comunicação não
verbal do apresentador. A linguagem corporal compõe até 55% da influência do
apresentador sobre a audiência.
Sendo assim, a SOAP – empresa especializada em
apresentações – compartilhou 10 erros comuns de linguagem corporal em
apresentações que identificou ao longo de seus 11 anos no mercado.
Aqui estão as informações necessárias para melhorar seu
desempenho junto à audiência:
1. Cruzar as pernas ou os braços
Quando você cruza os braços, pode enviar uma mensagem
subliminar de que não está aberto aos presentes e se sente ameaçado. Para a audiência
estar na defensiva. E isso é exatamente o oposto do que você quer. Aos homens:
cruzar as pernas ao sentar também não é um bom sinal. Pode ser interpretado
como nervosismo e falta de profissionalismo – de novo, percepções que não quer.
Quando você está apresentando, facilite a comunicação.
Ela deve ser acessível. Você deve transparecer confiança ao transmitir sua mensagem.
Mantenha as costas eretas, sua cabeça alta, o peitoral e braços abertos.
2. Virar as costas para a audiência
Evite dar as costas para a audiência. Isso pode dar a
sensação de que não se importa, pode soar rude. As pessoas precisam ver seu
rosto, seus olhos, sua boca para se conectar com você. Então, se planeja atrair
a atenção para algo na tela, apenas fique ao lado dela e aponte. Um laser point
pode te ajudar.
3. Evitar contato visual
Tendemos a fugir do contato visual inconscientemente,
evitando o confronto. Mas o apresentador precisa estar seguro e confiante. Uma
maneira de demonstrar isso é olhar as pessoas nos olhos. Ao olhá-las nos olhos,
elas vão dedicar mais atenção a você e à sua mensagem, o que aumentam as chances
deles aderirem à sua proposta de mudança.
4. Encarar um só ponto na audiência
Encarar um ponto isolado na audiência nunca é uma boa
ideia. As pessoas vão notar que você, na verdade, não está olhando para
ninguém. Além disso, faz você parecer inseguro, assim como olhar para o teto.
Em vez disso, tente olhar, pausadamente, para cada pessoa, ora de uma lado da
plateia, ora de outro, na frente e atrás. Seu público vai sentir-se conectado a
você, como em uma conversa – e, mais importante: vai se concentrar em você.
5. Ficar na mesma posição durante toda a apresentação
Se, ao apresentar, você fica no mesmo lugar por receio de
tropeçar ou cair, uma dica: use sapatos confortáveis. O cérebro precisa de movimento
para permanecer alerta. E se mover no espaço ao seu redor é uma forma poderosa
de manter a audiência em alerta e atenta ao conteúdo. Então não deixe de usar
essa ferramenta poderosa por medo ou receio.
6. Andar muito rápido e muito longe
Apesar de aconselharmos andar pelo espaço à sua volta,
não convém abusar. Se você estiver constantemente em movimento, ou andando
muito rápido, a audiência pode deduzir que está nervoso e, certamente, ficará
nervosa também. Esse não é o objetivo.
Você deve se mover sempre que a mensagem pedir
movimentação. Se você está falando com alguém da audiência, por exemplo,
mova-se para um ponto mais próximo a essa pessoa. Se estiver apresentando uma
lista de três pontos, use a movimentação para ilustrar a mudança do ponto 1
para o 2 e daí em diante.
7. Repetir gestos demasiadamente
Já viu apresentadores que repetem os mesmos gestos,
independentemente da mensagem? Faz sentido? Os gestos devem servir para enfatizar
e ilustrar as mensagens, não como muletas para quando não souber o que fazer
com mãos.
Gesticule quando isso fizer algum sentido e quando ajudar
a complementar a mensagem, caso contrário será apenas um obstáculo à sua
comunicação. Tente variar o gestual o máximo possível, mas de maneira natural.
8. Inquietação
Inquietação significa nervosismo e nervosismo é distração
total. A audiência acaba focando na sua inquietação, não na sua mensagem.
Mantenha o foco exclusivamente naquele situação.
Mantenha-se atento ao seu corpo e ao modo como se comunica. A melhor maneira de
criar essa ampla consciência é ensaiar bastante a apresentação, de preferência
com uma audiência. Dica: filme você mesmo. Esse vídeo vai dizer quanta
inquietação você tem sob condições reais.
9. Esquecer de sorrir
Se você não sorri, a audiência provavelmente o verá como
alguém sério demais. Disso pode gerar um constrangimento no instante em que
abrir espaço para perguntas ou mesmo precise interagir. Sorrir é a maneira
ideal para fazer a audiência se sentir confortável e disposta a ouvir.
10. Falar muito rápido, muito devagar ou muito baixo
Se você fala muito rápido, as pessoas tem dificuldade de
acompanhar. Se fala muito devagar ou muito baixo… bem, provavelmente vão cair
no sono. De qualquer maneira, a mensagem é comprometida e seus objetivos ficam
mais distantes.
A voz do apresentador é uma de suas ferramentas mais
poderosas, mas ele deve saber usá-la. Ache o volume e tom corretos, enfatize
palavras e expressões importantes e articule cada sílaba. Se fizer isso, a
audiência ai entender naturalmente o que você está dizendo.
Por Admistradores.com
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