Para
ser um bom funcionário, a pessoa precisa unir as noções teóricas básicas para
exercer a função e, principalmente,uma postura que condiga com o ambiente em que está inserida. Assim, a maneira como fala é
a porta de entrada para que você evolua e consiga trilharum plano de carreira na empresa. Por
isso, veja quais palavras não usar no ambiente de trabalho e por
que:
1 - “Não”
Se você souber que não
conseguirá realizar a atividade que foi solicitada, tem todo o direito de
dizê-lo para os superiores, porém pense na maneira que fará isso. Tente
explicar com clareza os motivos que o impedem de exercer tal função, mas não
diga “NÃO” diretamente quando pedirem para que faça algo. Geralmente as pessoas
não gostam de ser contrariadas e, ao utilizar a expressão, você poderia ter
problemas sérios na empresa.
2 - “Et cetera”
Essa expressão
demonstra que você gostaria de falar mais, mas não consegue selecionar informações
relevantes sobre o tema discutido. Assim, simplesmente a suprima da sua fala,
porque o sentido da frase não será alterado.
3 - “Provavelmente”
Dentro do universo
empresarial, os funcionários precisam cumprir diversas tarefas e, para tal,
precisam adquirir a confiança do chefe. Quando você utiliza a palavra
“provavelmente”, embora seja bem intencionado, está demonstrando uma incerteza,
ou seja, não sabe se será capaz de fazer o que foi pedido. Assim, use-a somente
em momentos oportunos, em que você perceba que não levará ao sentido
explicitado.
4 - Expressões que confirmem a veracidade da informação
É comum que as pessoas
enfatizem que estão falando a verdade por meio de expressões como “é serio”,
“de verdade” e “realmente”. Evite usá-las, porque você pode passar a ideia de
que mente em algumas circunstâncias. Embora seja um caso de percepção sutil, é
melhor não utiliza-las no ambiente de trabalho.
5 - “Mas”
Assim como a palavra
“não”, as pessoas não costumam gostar de ouvir “mas”, porque estão sendo
contrariadas. Quando você tiver uma opinião oposta a da pessoa com quem está
conversando, exponha seu ponto de vista tentando não usar essa expressão. Opte
por reformular a frase de uma maneira que não dê a noção direta de negação do
que foi falado até o momento.
6 - “Nunca”
Você precisa mostrar
que consegue realizar os mais variados tipos de tarefas e, principalmente, ser
otimista e buscar formas de fazê-lo. A expressão “nunca” é muito negativa e dá
a impressão de que você é incapaz de realizar suas funções diárias, além de ser
desencorajadora. Por isso, evite usá-la na empresa.
7 - “Tipo”
Essa palavra,
comumente inserida no vocabulário dos jovens, deve ser excluída porque não tem
sentido nas frases que é utilizada. Geralmente aparece como uma forma de cobrir
espaços da fala, além de enfatizar pobre habilidade comunicacional da pessoa.
Mesmo que seja difícil se desfazer desse vício de linguagem, insista que você
irá conseguir e, consequentemente, será melhor visto por todos na empresa.
8 - Jargões
Você precisa ser o
mais profissional possível e, por isso, deve evitar o uso de jargões que comumente
usaria em uma conversa informal. Evite expressões muito coloquiais, para que
você não perca a credibilidade perante os chefes.
9 - Palavrões
É essencial que você
se policie para falar a menor quantidade possível de palavrões na empresa.
Mesmo que eles acabem aparecendo em alguns momentos, a recorrência trará uma
imagem negativa para você.
10 - “Hum”
Essa expressão demonstra
insegurança e, por isso, você deve evitá-la. Você precisa mostrar que está
seguro sobre suas habilidades e quais funções exercer, então tome cuidado para
deixar isso explícito na sua fala também.
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