terça-feira, 23 de junho de 2015

10 palavras para excluir do seu vocabulário profissional

Para ser um bom funcionário, a pessoa precisa unir as noções teóricas básicas para exercer a função e, principalmente,uma postura que condiga com o ambiente em que está inserida. Assim, a maneira como fala é a porta de entrada para que você evolua e consiga trilharum plano de carreira na empresa. Por isso, veja quais palavras não usar no ambiente de trabalho e por que:
1 - “Não” 
Se você souber que não conseguirá realizar a atividade que foi solicitada, tem todo o direito de dizê-lo para os superiores, porém pense na maneira que fará isso. Tente explicar com clareza os motivos que o impedem de exercer tal função, mas não diga “NÃO” diretamente quando pedirem para que faça algo. Geralmente as pessoas não gostam de ser contrariadas e, ao utilizar a expressão, você poderia ter problemas sérios na empresa.
2 - “Et cetera” 
Essa expressão demonstra que você gostaria de falar mais, mas não consegue selecionar informações relevantes sobre o tema discutido. Assim, simplesmente a suprima da sua fala, porque o sentido da frase não será alterado.
 3 - “Provavelmente” 
Dentro do universo empresarial, os funcionários precisam cumprir diversas tarefas e, para tal, precisam adquirir a confiança do chefe. Quando você utiliza a palavra “provavelmente”, embora seja bem intencionado, está demonstrando uma incerteza, ou seja, não sabe se será capaz de fazer o que foi pedido. Assim, use-a somente em momentos oportunos, em que você perceba que não levará ao sentido explicitado.
4 - Expressões que confirmem a veracidade da informação 
É comum que as pessoas enfatizem que estão falando a verdade por meio de expressões como “é serio”, “de verdade” e “realmente”. Evite usá-las, porque você pode passar a ideia de que mente em algumas circunstâncias. Embora seja um caso de percepção sutil, é melhor não utiliza-las no ambiente de trabalho.
5 - “Mas” 
Assim como a palavra “não”, as pessoas não costumam gostar de ouvir “mas”, porque estão sendo contrariadas. Quando você tiver uma opinião oposta a da pessoa com quem está conversando, exponha seu ponto de vista tentando não usar essa expressão. Opte por reformular a frase de uma maneira que não dê a noção direta de negação do que foi falado até o momento.
6 - “Nunca” 
Você precisa mostrar que consegue realizar os mais variados tipos de tarefas e, principalmente, ser otimista e buscar formas de fazê-lo. A expressão “nunca” é muito negativa e dá a impressão de que você é incapaz de realizar suas funções diárias, além de ser desencorajadora. Por isso, evite usá-la na empresa.
7 - “Tipo” 
Essa palavra, comumente inserida no vocabulário dos jovens, deve ser excluída porque não tem sentido nas frases que é utilizada. Geralmente aparece como uma forma de cobrir espaços da fala, além de enfatizar pobre habilidade comunicacional da pessoa. Mesmo que seja difícil se desfazer desse vício de linguagem, insista que você irá conseguir e, consequentemente, será melhor visto por todos na empresa.
8 - Jargões 
Você precisa ser o mais profissional possível e, por isso, deve evitar o uso de jargões que comumente usaria em uma conversa informal. Evite expressões muito coloquiais, para que você não perca a credibilidade perante os chefes.
9 - Palavrões 
É essencial que você se policie para falar a menor quantidade possível de palavrões na empresa. Mesmo que eles acabem aparecendo em alguns momentos, a recorrência trará uma imagem negativa para você.
10 - “Hum” 
Essa expressão demonstra insegurança e, por isso, você deve evitá-la. Você precisa mostrar que está seguro sobre suas habilidades e quais funções exercer, então tome cuidado para deixar isso explícito na sua fala também.

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