segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como complementar a carreira fora do mercado de trabalho

Muitas vezes pensamos que o trabalho se resume ao horário comercial, à faculdade e às pós-graduações. No entanto, há muitas outras formas de complementar a própria carreira, aumentar o nível e a abrangência do próprio conhecimento, tornar-se mais empregável e, de quebra, evoluir como profissional. No nosso tempo livre, nas férias ou aos fins de semana, podemos agregar coisas positivas para a nossa vida profissional. Mas como fazer isso sem se tornar um workaholic?

O que é adequado para cada nível de profissional?

Ao falarmos de complementar a carreira, é preciso analisar em que período dela o indivíduo está. Para os estudantes, aqueles que ainda têm tempo para decidir o curso ou mesmo o rumo de suas carreiras, o interessante é fazer vários estágios, em áreas diferentes, para ter uma noção mais abrangente do mercado no qual deseja se inserir – e consequentemente ter a possibilidade de se preparar melhor para ele.

Investir num intercâmbio também é válido e extremamente agregador, seja para aperfeiçoar o idioma ou adquirir experiência de trabalho. Cabe um adendo à experiência profissional nesse tópico: é válida aquela adquirida na área profissional que a pessoa irá seguir, e não naqueles empregos mais comuns ou gerais. Convenhamos, trabalhar em um bar, ser garçom, babá ou camareiro no Brasil, é a mesma coisa que sê-lo na China, Estados Unidos ou Inglaterra.

Já para o profissional que já está estabelecido no mercado, as possibilidades são muitas. Afinal, ele já conhece o mundo corporativo, já sabe o que é importante na área em que atua, e isso facilita na hora de decidir o que fazer. De leituras a viagens, tudo pode contribuir para o enriquecimento profissional. Mas, afinal de contas, quais são as melhores opções para investir?
Quais são as possibilidades?

• Aos finais de semana ou no seu tempo livre durante os dias úteis, invista em leituras que possam acrescentar conhecimento na sua área. Pode ser um livro técnico, ou mesmo algo relacionado à gestão de equipes ou do tempo.

• Leia notícias mundialmente relevantes e esteja informado sobre as mudanças que estão acontecendo no seu segmento. Entender um pouco mais de economia, política e do mercado certamente explicarão coisas que você até então nem imaginava estarem afetando o Brasil e o seu bolso.

• Não é necessário usar todo o seu tempo livre para isso, mas inclua as leituras na sua rotina, e faça delas um hábito. Manter-se bem informado é sempre um ponto positivo, independentemente do cargo ou da área de atuação.

• Sabedoria se transpira. A falta dela também. As pessoas geralmente sabem quando estão falando com alguém informado e geralmente têm mais interesse em manter uma conversa com esse tipo de pessoa. Se muitos de nós já não gostam de conversar com pessoas ditas fúteis, no ambiente profissional isso é levado mais a sério ainda. Considere a leitura um hábito sério no seu desejo de ascensão profissional, e certamente você não ficará mudo nas rodinhas de conversa com executivos quando tiver a oportunidade.

• Durante as férias, as possibilidades aumentam, afinal, há muito mais tempo hábil. Você pode:

o Investir em um curso presencial ou à distância;

o Aproveitar viagens para aperfeiçoar idiomas;

o Conhecer empresas estrangeiras do seu setor;

o Fazer/retomar contatos com profissionais da sua área;

o Fazer um breve intercâmbio cultural, já que conhecer outras culturas é importante no crescimento pessoal;

o Fazer uma autoanálise/reflexão, avaliando seu desempenho e conquistas pessoais;

o Assistir a filmes e documentários que ampliem seu conhecimento sobre outras culturas, de outros países ou mesmo do seu local de origem. Mas, além de todas essas possibilidades, existe ainda o coaching.

Coaching – o que é e como pode me ajudar?

O coaching é um processo de incentivo às capacidades natas do indivíduo, que trabalha o autoconhecimento e o aprendizado constante. Quando o profissional passa pelo coaching, ele tem a possibilidade de ampliar a própria performance profissional com base em suas próprias aptidões e atitudes, que são analisadas ao longo de todo o processo de assessoria. É por meio das atitudes e ações dos coachees (assessorados) que eles alcançarão suas metas e objetivos.
Além disso, o coaching ajuda aqueles profissionais que querem aumentar sua performance cada vez mais, que sentem que ainda podem ir muito adiante e não sabem como. Esse processo tem a capacidade de mostrar ao indivíduo, por meio de perguntas e reflexões, onde ele está errando e acertando, além de deixar claros os seus talentos. Por fim, o coaching é uma uma ferramenta de potencialização para concretizar seus objetivos.

Estar sempre à frente 

O mercado é competitivo, e não podemos contar com a incapacidade do outro para nos destacarmos. É no dia-a-dia que melhoramos a nossa capacidade profissional, nos mantendo informados e nos reciclando com frequência. Aproveitar as férias, os finais de semana e o tempo livre diário é essencial para não ficar alheio às mudanças do mundo corporativo. Claro, não deixe de aproveitar as férias para descansar, mas use esse tempo também para avaliar seu desempenho profissional e suas conquistas pessoais, exercite o autoconhecimento analisando ações, qualidades e defeitos, e volte ao trabalho consciente de tudo o que pode ser melhorado.


Fonte: http://www.debernt.com.br//artigos/como-complementar-a-carreira-fora-do-mercado-de-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário