Confira o
que podemos aprender com grandes inovadores da nossa era para aumentar os
negócios
Grandes empreendedores são
inspiração para buscarmos novos desafios e seguir seus passos. Independente se
você é funcionário ou dono de uma empresa, há muito que aprender com eles.
Recentemente, estudei a vida e obra de grandes inovadores como Mark Zuckerberg
(Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Steve Jobs (Apple), Larry Page (Google) e
Sergey Brin (Google), que serviram de inspiração para escrever um livro. Pude
descobrir uma série de lições em comum que eles utilizaram ao longo de suas
trajetórias e que compartilho aqui com vocês.
1. Não
tenha medo de correr riscos
Para uma empresa como o Google, que valoriza muito
a análise de dados em larga escala, pode parecer estranho correr riscos e
aceitar incertezas nos projetos. Os dados são importantes para verificação da
demanda e validação dos projetos piloto, mas nada disso impede que novos
produtos inovadores sejam gerados e lançados, mesmo que tenha grandes níveis de
incertezas. Essa abordagem já rendeu grandes fracassos para a empresa, mas
também grandes sucessos.
2. A
inovação não precisa ser somente nos produtos
Os grandes inovadores pensam a abordagem de modo
sistêmico, vislumbrando oportunidades em diferentes partes do negócio. Quanto
mais tipos de inovações conseguirmos incorporar, maior a proteção e robustez do
modelo de negócios criado. Uma ferramenta importante para fazer essa avaliação
pode ser o Innovation Storming.
3. Conecte
os pontos
De acordo com pesquisa realizada pelos professores
Clay Christensen, Hal Gregersen e Jeff Dyer, uma das principais características
que separam uma pessoa criativa das outras é a habilidade de associação entre
diferentes situações, problemas e ideias de campos até mesmo não relacionados.
Essa busca por combinar experiências e visões de campos distintos colaborou
bastante na capacidade de inovar de Jobs, por exemplo, e ele fala exatamente
disso neste discurso.
4. Forme
equipes de alto nível
O impacto das contratações iniciais em uma startup
é muito grande no futuro do negócio, especialmente na cultura organizacional
que está se formando. Contratar as pessoas erradas no começo pode impactar
negativamente nos valores desejados pelos empreendedores. Bezos dizia que se
você contratasse tubarões, não se podia esperar que eles agissem como
golfinhos. O processo de recrutamento para montar uma estrutura organizacional
coerente com a cultura era fundamental. Era preferível entrevistar 50 pessoas e
não contratar ninguém do que contratar a pessoa com o perfil errado.
5. Facilite
a colaboração e o trabalho em equipe
Apesar do senso comum acreditar que as inovações da
Apple eram fruto do trabalho solitário de Steve Jobs, sendo ele responsável
sozinho por todos os desenvolvimento, na realidade os grandes projetos foram
fruto de um grande trabalho em equipe, em que ele atuava direcionando as
pessoas com sua visão e, em alguns momentos, se envolvendo até nos pequenos
detalhes.
6. Fomente
uma cultura incomparável
A concorrência não consegue copiar a cultura – esse
é um dos mantras gerenciais de Bezos. Para ele, a cultura organizacional é um
ativo importantíssimo para garantir liderança nos mercados em que atua,
replicando o “jeito Amazon” de fazer negócios. Alguns elementos importantes
dessa cultura única estão na obsessão pelos clientes, a frugalidade na operação
e a constante busca por inovações de todas as naturezas.
7. Coloque
as pessoas certas para fazer as coisas certas
Com o crescimento do Facebook, Zuckerberg, com
apenas 23 anos, teve que buscar uma pessoa que pudesse fazer melhor que ele
algumas atividades importantes. Para ele, “alguém que é excepcional em sua
função não é apenas um pouco melhor do que alguém que é muito bom. Ele é 100
vezes melhor”. Sandberg na época era vice-presidente de vendas online globais e
operação no Google e foi pescado porque tinha a experiência necessária para
transformar o negócio de publicidade do Facebook em algo realmente grande.
8. Mantenha
o motor da inovação ligado
Jeff Bezos dizia que: ”minha visão é que não há
momento ruim para inovar. Você deve inovar nos bons e maus momentos – e você
deve fazer isso em coisas que o seu cliente valorize”. Essa é a postura dos
inovadores: a busca constante por inovações para manter o negócio atualizado.
9. Tenha
senso de urgência e execução
A “mentalidade hacker”, termo que Zuckerberg
utilizou na carta aos acionistas no lançamento das ações, é um mantra da forma
como ele as outras pessoas trabalham no Facebook. Mover-se rápido, com alta
produtividade, e “quebrar” coisas resume a prática de trabalho desejada e tem
sido fundamental para o sucesso da empresa.
10.
Comunique a inovação
Normalmente,
em sua apresentações de lançamento de novos produtos, Jobs escolhia um vilão
para mostrar aos presentes que suas inovações eram os mocinhos. No iPhone,
foram os smartphones com teclados fixos. No lançamento do iPad, o papel ficou
por conta dos netbooks. Em cima das fragilidades dos concorrentes, ele
apresentava seus diferenciais. Havia um cuidado muito grande para mostrar tudo
de novo que os produtos e serviços traziam e fazer isso chegar aos ouvidos dos
clientes o mais rapidamente possível.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/06/10-licoes-dos-maiores-inovadores-dos-ultimos-50-anos.html
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