sexta-feira, 4 de julho de 2014

O que o mercado espera do profissional

Vivemos um momento muito especial no nosso mundo corporativo. Inicialmente nos damos conta de que o ritmo das coisas mudou drasticamente e, de repente, tudo que conhecíamos caiu por terra e novos conceitos estão pipocando.

Não, não estou querendo fazer terrorismo profissional, mas gostaria de compartilhar com vocês a minha visão do momento que vivemos.

Saímos do cenário de águas calmas, com um mercado com pouca ou nenhuma concorrência para um cenário de águas agitadas, com concorrências múltiplas, com funções que não existiam há um ou dois anos, avaliações que nos surpreendem e conceitos que ainda não absorvemos completamente.

Entramos em uma era de agregação do valor, onde não basta apenas ser bom no que faz, tem que ser melhor do que qualquer outro. Estive em uma palestra esta semana em que o palestrante fez um comentário interessante – quando se pergunta a um brasileiro se ele pode fazer algo ele responde “vou ver se dá”... Quando a mesma coisa é perguntada para um americano ele diz – “I’ll Will do my Best” ou, trocando em miúdos, farei o meu melhor.

Dá para sentir a diferença?!!!

E esta diferença não  está só na maneira de falar, está na forma de encarar o trabalho, a profissão, o seu projeto de vida.

Num momento em que nosso cliente é cada vez mais exigente, a concorrência aumenta drasticamente, fazer o que pode, definitivamente não é suficiente. Temos que incrementar nosso profissionalismo, incorporar o projeto da nossa carreira ao da nossa vida na busca da perfeição, da melhoria contínua, do encantamento do nosso cliente e, principalmente, incrementar a nossa capacidade de gerar resultados palpáveis.

Hoje não competimos necessariamente com quem faz a mesma coisa que nós, mas com profissionais e empresas que apresentam trabalhos absolutamente diferentes e que geram resultados que nos encantam e servem de referencial como padrão de excelência e diferenciação na sensação que provocam em nosso cliente.

Para mostrar competência e ser eficiente naquilo que faz, o profissional, além de mostrar resultados, precisa ser excelente em comunicação, possuir inteligência emocional, saber gerenciar sua imagem e, principalmente, ter a clareza da estratégia que pretende implementar no seu desenvolvimento pessoal.

Não existem garantias de sucessos por resultados passados. Temos que renovar nossos esforços e, a cada momento, mostrar o nosso talento, comprovar a nossa empregabilidade e estar capacitado a fazer as escolhas.
A carreira de um profissional hoje não tem fronteiras. Cada um tem que estar e ser capacitado para fazer a própria auto-gestão da carreira profissional, em outras palavras, estar capacitado a escolher.

Na nossa realidade, o mercado tem foco nos melhores dos melhores, um profissional saudável física e mentalmente, proprietário do seu conhecimento e habilidades. Alguém que sabe influenciar positivamente, que faz diferença nos relacionamentos, tem a capacidade de transformar a realidade e que se sinta responsável pelo seu próprio desenvolvimento.
  
Isto é o mínimo que o mercado espera do profissional. Pelo visto, temos muito trabalho pela frente...

Fonte: http://www.sejaprofissional.com.br/blog/carreira.php#art4

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