O tema deste artigo não é nenhum
mistério, tampouco um novo achado.
Contudo, as coisas que temos o hábito de
considerar como simples ou lógicas são as que precisam ser lembradas.
Sabemos que quando executamos
qualquer tipo de atividade, seja ela simples ou complexa, temos que ser
competentes. Para tanto, competências cognitivas (conhecimento), atitudinais
(atitudes, valores criatividade, emoção, auto-estima e inter-relacionamento) e
operacionais (experiências e produtividade) devem ser desenvolvidas e
aperfeiçoadas. Está aí a importância da realização de treinamentos nas
empresas.
As organizações, tendo
conhecimento desse fator, precisam se preocupar em treinar seus profissionais,
em todos os níveis.
Durante o treinamento, é
imprescindível desenvolver nos participantes conhecimentos explícito
(conceitos, fatos e teorias apreendidos através de esquemas cognitivos) e
tácito (construção pessoal, mediante experiências e interpretações). Esse é o
grande desafio dos treinadores/facilitadores.
Para que esses conhecimentos sejam
aprendidos e/ou desenvolvidos, alguns aspectos são fundamentais no treinamento:
Intercalar apresentação de temas e
aplicação de técnicas.
Atentar para o fato de que
diferentes ambientes e públicos têm necessidades específicas.
Interagir com os participantes.
Não nada mais tedioso do que ficar horas e horas apenas ouvindo o outro falar.
Explicar aos participantes o
contexto em que o tema a ser estudado está inserido.
Fazer uso de exemplos.
Usar o humor para tornar o
aprendizado mais interessante. Mas, cuidado: piadas em excesso podem
desprestigiar seu trabalho e prejudicar o treinamento.
Há muitos outros aspectos que
podem ser incorporados ao treinamento para torná-lo eficaz, basta ter bom senso
na escolha e não perder o foco nos objetivos a serem atingidos.
Com relação aos objetivos do
treinamento, eles são fundamentais: treinamentos são mais aceitos quando
demonstram os resultados pretendidos e fazem com que todos se sintam envolvidos
e responsáveis pelos resultados.
Mas, sabendo a organização da
importância de proporcionar treinamentos para a equipe, quando realizá-los?
A atitude de treinar colaboradores
é sempre bem-vinda, porém é necessário que o intento seja constante. Caso
contrário, tudo será em vão... Acredito que é preciso treinar sempre. Contudo,
não podemos nos esquecer de que ao recomendarmos um treinamento, que não seja
fundamental para a correta realização da atividade, ao colaborador, ele tem o
direito de rejeitar a oferta de ajuda. Assim, é importantíssimo
"vender" as vantagens do treinamento.
Para finalizar, de nada adianta o
treinamento em si, é fundamental a continuidade dele na empresa. O bom
treinamento é aquele que incentiva a organização das rotinas diárias, a solução
de conflitos e o uso da informação para a tomada de decisões.
As habilidades para a aplicação
dos conhecimentos se desenvolvem com a prática, sendo assim estimule seus
colaboradores a trabalhá-las.
Baseado no artigo "Treinando
e desenvolvendo pessoas", de Sonia Jordão, publicado no livro "Ser
Mais com T&D".
Sonia Jordão
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