quinta-feira, 3 de julho de 2014

O currículo depois dos 50 anos

Para qualquer pessoa que procura emprego, manter o currículo atualizado é fundamental. Mas é sempre bom adaptar esse modelo às suas características e pretensões profissionais.

Aqui vão algumas considerações para os profissionais com mais de 50 anos:

- Em geral, o currículo de uma pessoa mais velha deve destacar a experiência profissional. Especifique as atividades que você exerceu em cada cargo e sua trajetória dentro da empresa, falando também de suas realizações individuais.

- Na área de formação acadêmica,  use um campo chamado “Outros cursos” para dar destaque a cursos de especialização feitos recentemente. Isso pode ser interpretado como um bom indício do seu comprometimento com a profissão.

- Dependendo da vaga pretendida, também pode ser interessante criar um campo “Outras Atividades” e incluir trabalhos voluntários ou hobbies que digam algo sobre sua formação cultural. Esta também costuma ser uma vantagem dos profissionais mais velhos.

Monte seu currículo

Pense no seu currículo como um cartão de visitas, com a função de apresentar você a uma empresa. Ele deve mostrar seu histórico profissional com informações resumidas e comprovadas.

Obrigatoriamente, o currículo deve ter seus contatos e informações sobre seu nível de escolaridade e experiência profissional (se houver), além de cursos e habilidades relevantes para aquela função. Por isso, pode ser preciso fazer alterações no seu currículo, dependendo da vaga a que você está se candidatando.

Regras básicas para fazer um bom currículo:

- Resuma todas as informações em uma, duas ou, no máximo, três páginas. Imprima sempre em folhas brancas, para não prejudicar a leitura.

- Faça seu currículo graficamente organizado e atraente; não use letras
coloridas, pouco legíveis ou muito pequenas. Para destacar uma palavra, use caixa alta, negrito ou sublinhado. 

- Sua pretensão salarial ou sua última remuneração só deve constar no
currículo se o anúncio da vaga exigir. Caso contrário, deixe para falar na
entrevista.

- Só envie fotografias em casos muito especiais, quando o anúncio exigir. Se este for o caso, escolha uma boa fotografia do seu rosto e coloque na
primeira página, no canto superior direito.

- Caiu em desuso assinar ou rubricar o currículo. Colocar a data em que ele foi feito é opcional; pode ser interessante se você for deixá-lo num banco de dados.

Fonte:
http://especiais.jornalhoje.globo.com/mercadodetrabalho/monte-seu-curriculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário