Quem
procura emprego está vendendo seus serviços. Quem contrata, está procurando
comprar uma solução para algum problema. A essência do processo de contratação
é uma identificação do problema que existe e uma comunicação da solução desse
problema.
Quando eu
falo com as pessoas que estão procurando emprego e pergunto: "O que você
faz?", elas em geral me dizem: "Sou um gerente de finanças" (ou
de marketing, supervisor de produção etc.). Raramente alguém fala em solucionar
algum problema.
Quero
encorajar você a redefinir o que você faz. Fale em termos do tipo de problema
que você soluciona. É um grande diferencial na procura de emprego. Vou colocar
alguns exemplos:
- "Eu
crio campanhas de marketing de baixo custo."
- "Eu
vendo contratos de prestação de serviços de grande vulto para as
empresas."
- "Eu
racionalizo processos de produção para reduzir custos."
- "Eu
crio programas de motivação para melhorar o clima organizacional."
- "Eu
organizo bancos de dados no sistema Oracle."
Note como
cada colocação acima pode ser interpretada como a solução de um problema.
Comunicar isso é bem mais eficaz do que dizer: “Sou gerente financeiro” ( ou de
produção, ou de recursos humanos ou de informática).
Empresas
contratam pessoas para solucionar problemas. Você vai se comunicar muito melhor
com as empresas se você se apresentar como a solução de problemas.
Imagine a
diferença da resposta de uma empresa se você enviar uma campanha de cartas
dizendo que você está procurando uma oportunidade de resolver determinados
problemas, em vez de dizer que você está procurando emprego como gerente ou
qualquer outra função.
Quero
encorajar você a fazer uma profunda reflexão sobre os tipos de problemas que
sabe resolver. Muitos de vocês terão dificuldade em defini-los. Trabalhe nisso!
Trabalhe na definição dos problemas que você é capaz de resolver e alguém vai
contratar você!
À medida
que você amadurece profissionalmente, você deve ter como objetivo ser guru em
algum assunto, na solução de algum tipo de problema. Se você vir a ser
verdadeiramente um guru, nunca vai faltar trabalho para você!
Após os 45
anos de idade, aproximadamente 50% dos executivos perdem lugar no mercado de
trabalho - muitos porque não conseguem definir os problemas que solucionam e
porque não são guru em algo.
Logo,
mostre-se como resolvedor de problemas, e não como mais uma entre milhões de
pessoas que só querem um emprego para “segurar” suas contas.
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