quarta-feira, 24 de julho de 2013

No momento da entrevista

)        a)Horário

Programe seu itinerário e horário para chegar ao local da entrevista conforme agendado. Chegar com muita antecedência do horário marcado também não é legal. O ideal é chegar 10 minutos antes, para você respirar e se concentrar para entrevista. Sabemos que imprevistos acontecem, mas chegar atrasado já é um ponto negativo. Por isso, caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema, se irá atrapalhar a agenda do entrevistador e se existe alguma outra opção.

b) Apresentação pessoal

• É uma parte importante do processo seletivo, pois sua aparência é o seu cartão de visitas. Por isso fique atento à higiene e às vestimentas. Use roupas limpas e bem passadas, cabelos e unhas limpas e bem aparadas.

• Se você é fumante, deve tomar cuidado com o hálito e com o cheiro que fica nas roupas.

• Não masque chicletes, nem use óculos escuros.

• As mulheres devem evitar decotes, roupas que deixam a barriga, costas e pernas à mostra, ou seja, frente única, blusas decotadas e saias curtas devem ser desconsideradas neste momento. Os cabelos devem estar presos ou bem arrumados e a maquiagem deve ser leve, assim como a cor do esmalte.

• Os homens não podem apresentar-se de bermudas, regatas, sandálias e boné. A barba e cabelo bem feito, também melhoram a apresentação. Dependendo da posição em que esteja almejando, o tênis também deve ser deixado para outra ocasião.

• Tanto homens quanto mulheres não devem exagerar no perfume, bem como nas cores e estampas das roupas e acessórios.

c) O que fazer e o que não fazer

• Desligue o celular antes de entrar na sala. Ser interrompido durante a entrevista pelo seu celular não causa uma boa impressão.

• Jamais demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo. Esta etapa do processo será para entender melhor as informações que você descreveu no currículo e entender um pouco da sua rotina nas empresas em que atuou.

• Confie em você, olhe nos olhos do entrevistador. Isso demonstra segurança e passa credibilidade. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo. Por isso interaja com ambos.

• Caso não entenda o que foi perguntado, não tenha medo ou vergonha. Peça ao entrevistador que repita a pergunta. É melhor do que responder errado ou enrolar na resposta.

• Tome cuidado com a forma de interagir, pois apesar da idéia de transformar o momento da entrevista em uma conversa natural, a pessoa com quem você está interagindo não é seu amigo de infância. Use um vocabulário adequado. Não é necessário usar uma linguagem conservadora ou rebuscada demais. Busque o meio termo. Gírias e linguagem muito coloquial, também não é o ideal.

• Quando questionado, não tenha receio em falar sobre possíveis falhas que aconteceram na sua trajetória profissional. O importante é deixar claro que você aprendeu com o erro e que isso te preparou para lidar melhor com as situações, afinal, ninguém é perfeito.

• Por mais que tenha tido experiências não muito agradáveis nas empresas anteriores, nunca fale mal do seu antigo empregador. Isso denigre mais a sua imagem do que a da empresa.

• Se tiver dúvidas sobre o cargo ou da empresa, não tenha vergonha de perguntar. Isso demonstra interesse. Apenas tome cuidado para não inverter os papéis.

Esperamos que estas dicas ajudem numa preparação melhor para futuros processos seletivos. E se a resposta não for positiva, não desanime. Pode ser que naquele momento outra pessoa estava melhor preparada para atender às necessidades da empresa. Mas solicite um feedback do entrevistador, para trabalhar possíveis pontos de melhoria.

BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário