Por produtividade devemos entender o
resultado de nossos esforços em função do tempo. Produtividade =
esforços/tempo.
Por lucratividade devemos
entender o saldo da diferença entre os valores obtidos com a atividade
(financeiros ou não) e todos os valores despendidos para realizar a atividade.
Lucratividade = valores obtidos – valores despendidos.
Por rentabilidade devemos
entender os resultados obtidos por determinada estratégia quando comparados aos
resultados que poderíamos obter se utilizássemos outra estratégia disponível.
Assim, por exemplo, no exemplo
financeiro, a lucratividade de uma venda é o resultado do valor obtido com a
venda quando subtraídos todos os custos diretos e indiretos envolvidos na
aquisição, armazenagem, comunicação, venda, entrega, etc. Já a rentabilidade é
o resultado da comparação entre o retorno que obtivemos com esta atividade
quando comparado a outras taxas de retorno que poderíamos obter aplicando o
mesmo montante de capital em outra atividade lucrativa, aplicação financeira,
etc.
Nos negócios
Quando estamos no mercado precisamos estar atentos às três dimensões,
simultaneamente: produtividade, lucratividade e rentabilidade. Nosso objetivo é
maximizar o resultado das três.
Uma empresa com baixa produtividade estará afetando
sua lucratividade e rentabilidade. Não é o negócio ou o segmento que não estão
bem, mas sim a administração do negócio que está enferma.
Uma empresa com alta produtividade e baixa
lucratividade está com problemas na área de vendas, administração de custos e
tributos.
Otimizando os ganhos
Empresários sempre me perguntam: Hilsdorf como ganhar mais dinheiro com
meu negócio?
As respostas são:
1) Pare de perder tanto dinheiro!
A baixa produtividade, uma administração deficiente
de custos, o não investimento em prioridades estratégicas, as perdas e todo o
tipo de ineficácia, especialmente a das estratégias de atendimento e vendas,
estão fazendo você perder muito, muito dinheiro.
2) Não confunda custo com investimento!
É frequente ouvir pequenos empresários dizendo, por
exemplo, que comunicação e propaganda são custos, quando são investimentos
fundamentais.
Só existe um tipo de propaganda que não dá resultado: a mal produzida, mal
executada e mal veiculada.
O custo é um fim em si mesmo, o investimento é um
meio para obter resultados positivos com retorno para o negócio.
3) Dedique-se a crescer!
Crescer não é uma opção, é o único caminho!
Você pode optar por ter um pequeno negócio, mas não um negócio pequeno...
É necessário olhar para o mercado e vislumbrar todas as imensas oportunidades
que estão à nossa espera para o aprimoramento dos nossos negócios, produtividade,
lucratividade e rentabilidade.
O cotidiano hipnotiza o empresário e o faz esquecer-se de ser empreendedor.
Saia do cotidiano, visite outros negócios, outros segmentos, outros estados,
outros países. Esteja atento para tudo aquilo que pode ser aproveitado em favor
da evolução do seu negócio. Para crescer é preciso empenho e comprometimento,
para desaparecer, basta ficar parado...
Na vida só temos duas opções: ou escrevemos nossa própria história ou
teremos que nos contentar em ler a história que os outros vão escrever sem
sequer nos consultar!
Não podemos escolher o que a vida coloca à nossa frente, mas podemos e
devemos escolher o que vamos fazer deste ponto em diante. O que define um
grande artista é a capacidade que ele possui de criar sua obra de arte,
partindo da matéria prima que tem disponível naquele momento.
Não espere pelas condições ideais, elas não
existem. Faça suas próprias condições, escreva sua própria história, a obra de
arte é sua, a matéria prima é a do momento presente. Crie!
Estarei aqui sempre na torcida intensa e apoio ao
seu sucesso e vitórias!
Por Carlos Hilsdorf
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