segunda-feira, 10 de setembro de 2012

5 dicas para fazer mais com menos


Saiba como aproveitar o seu tempo e assim fazer mais em menos tempo

É muito comum ver nos dias de hoje, as pessoas correndo, estressadas e preocupadas com a quantidade de coisas que precisam fazer. A maioria sente uma terrível pressão porque não acreditam ser possível realizar todos os compromissos ao qual se comprometeram.

Outro dia, vi um repórter na televisão tentando entrevistar algumas pessoas na rua e, não conseguiu falar com nenhuma delas. As justificativas eram de que estavam atrasadas, e com pressa fugiam da câmera.

E você? Está atolado de coisas para fazer? Vive em uma corrida para realizar tarefas que muitas vezes nem sabe porque?

Estar ocupado é bem diferente de ser produtivo. Observe seu colega no cubículo ao lado… Ele parece "apenas" ocupado ou está realmente sendo produtivo?

Ficar assoberbado é a melhor maneira de ser improdutivo, é melhor não fazer nada! Para romper o ciclo; atolado / ocupado / estressado, é fundamental fazer menos coisas. Concentre-se no pouco que é importante e ignore o resto. Muitas pessoas ainda são escravas dos ladrões de tempo e ficam inundadas em meio a tantas coisas, para no final do dia, se perguntarem – O que foi que eu fiz hoje?

Por isso, preparei algumas dicas de como você pode fazer mais em menos tempo.

1. Estabeleça prioridades.
Comece o dia com um objetivo na mente… Uma dica do autor Seth Godin é se perguntar logo no começo do dia; O que eu vou produzir hoje? Ou o que eu vou entregar hoje? Isso dá a você uma direção, um caminho a seguir. É muito comum a pessoa chegar às 8hs, baixar e ler todos os e-mails, até mesmo os sem importância, reenviar as correntes, piadas para os amigos, depois navegar pela Internet nos sites de notícias e quando se dá conta já são 9hs.

2. Desligue o automático do Outlook.
Eu fiz isso. Antigamente, toda vez que chegava um e-mail, eu parava o que estava fazendo para ler. Muitas vezes eram e-mails sem importância. Se você desligar o automático do Outlook, poderá baixar seus e-mails somente no horário que quiser, isso pode ajudar você a se manter concentrado no que é realmente importante.

3. Evite o telefone.
O telefone é um recurso bastante útil, mas quando se trata de interromper, é o primeiro da lista que tem que ser cortado. Toda vez que você é interrompido, seu cérebro leva cerca de 30 minutos para retomar o mesmo nível de concentração anterior. Imagine ser interrompido a todo o momento.

4. Pare de enrolar.
O hábito de parecer ocupado ainda é muito comum, porque as pessoas ainda são pagas pelo tempo em que estão dentro das empresas. O fato é que você não ganha mais pelo tempo, e sim pelos resultados que traz para a empresa. Pare de parecer ocupado e torne-se produtivo. Faça uma lista de coisas importantes que precisa fazer e faça! Muitas vezes fazer menos acaba gerando mais resultados.

5. Fuja das reuniões.
Qual é o real objetivo de uma reunião? Marcar a próxima. No livro Rework, Jason Fried da empresa de Internet 37signals fala sobre a perda de tempo em se marcar reuniões. Quando você faz uma reunião de 1 hora com 10 pessoas da sua equipe, está na verdade perdendo 10 horas de produtividade e não apenas 1 hora. Se não houver nenhuma alternativa e você tiver mesmo que agendar uma reunião, faça isso com o mínimo de pessoas possíveis, estabeleça um meta de assunto e tempo para a reunião e seja duro com quem estiver só jogando conversa fiada.

Forte abraço

Por Fernando Oliveira 

Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/dicas/dicas2.asp?id=143



Nenhum comentário:

Postar um comentário