1.Tenha referências positivas dos serviços que você pretende oferecer e executar;
2.Demonstre aos superiores que tem experiência e competência para tocar o serviço confiado. Por segurança, antes de iniciar tenha sempre um plano “B” para qualquer emergência...;
3.Prepare-se. Desenvolva todas as possíveis respostas às perguntas sobre as suas atribuições;
4.Não tema assumir a responsabilidade de serviços complexos ou comandar setores com problemas. Se você tem preparo, vá à luta;
5.Esmere-se no trabalho. Mostre, através do que fizer, sua verdadeira habilidade e capacidade;
6.Procure, através da sua experiência, desenvolver novas formas de fazer um trabalho. Economizar tempo, energia elétrica, equipamentos, matéria-prima e mão-de-obra, além de reduzir custos e aumentar produção, é um trunfo para promoções futuras;
7.Não faça o que não sabe. Limite-se a fazer conforme seus conhecimentos. Não ponha em risco produtos e serviços por excesso de confiança. Pedir orientação ao superior é desenvolver o seu know-how e não cometer erros;
8.Não se comprometa a fazer ou entregar um serviço aleatoriamente. Faça-o com segurança, embasado na certeza do tempo e do conhecimento das operações.
9.Mantenha inter-relacionamento harmonioso com os demais colegas de trabalho, e até de outros setores. A fluência das operações transcorrem melhor quando há entendimento e sinergia entre os profissionais envolvidos;
10.Diante de um serviço exaustivo, faça paradas, relaxe, tome fôlego e retome as ações. Evite trabalhar continuamente, principalmente em serviços estressantes. Lembre-se, corpo cansado produz serviço abaixo da qualidade além de levá-lo à exaustão;
11.Desenvolva métodos que facilitem a adaptação a novos trabalhos. Não fique bitolado. As mudanças – e cobranças – são contínuas e ter dinamismo, ser “eclético”, guinda você a novas chances e a novos patamares;
12.Incentive outras pessoas a aperfeiçoarem-se e a atingir altos graus de conhecimento. Quando a equipe está apta, treinada, focada nos objetivos, o resultado não é outro senão a produção plena;
13.Mantenha-se ativo, com atitudes e desprendimento em contínua ação. É preferível que seu superior peça para você pisar no freio do trabalho do que acelerar;
14.Lembre-se dos valores éticos ao lidar com pessoas. Você é a soma dos seus pensamentos e atitudes. Jamais pretenda subir na carreira a qualquer custo, fazendo os outros de degrau;
15.Visão futura. Administrar problemas e antecipar-se aos riscos, resolvendo-os com segurança, rapidez e eficácia são formas de mostrar seu talento, interesse e proficiência;
16.Aprendendo com os erros e derrotas. Por mais paradoxal que seja, aprendemos mais nas derrotas do que nas vitórias. São lições duras, mas qual remédios amargos produzem melhores efeitos. Aprenda com os próprios erros e derrotas e fortaleça sua têmpera e aprendizagem;
17.Entrega e comprometimento. Se você faz parte de uma equipe, esteja engajado de corpo e alma. Não opere em “marcha-lenta” ou descomprometido com o serviço. Entenda que, diante do resultado final, você será enaltecido ou criticado;
18.Facilidade para trabalhar em equipe. Saber falar, e melhor saber ouvir, ser flexível, cordato, tolerante; interagir com os colegas, mesmo na diversidade, procurando formas mais ágeis e criativas de fazer serviços ou negócios. Esses requisitos credenciam o profissional e o destaca entre os demais.
19.Não transfira para outros suas responsabilidades. Quando você tem o poder constituído na empresa, deve agir e decidir. Deixar nas mãos dos outros suas decisões, bens e serviços poderão ser executados abaixo do padrão. E as cobranças incorrerão sobre você;
20.Produtividade constante. Você é avaliado, não só por um bom projeto de momento, arquitetado e edificado, mas também pela performance constante. Projetos de curto, médio e longo prazos devem ter o mesmo desempenho, aplicação e eficiência.
Inácio Dantas - do livro "Como se tornar um profissional de Alto Impacto"
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