domingo, 13 de fevereiro de 2011

Porque o Head Hunter não está tão a fim de você - Pedro Carvalho

Pelo menos uma vez por semana, alguém me envia um e-mail reclamando de um Head Hunter ou de um RH. Em geral são colegas que estão chateados porque alguma empresa não se preocupou em reconhecer ou dar atenção a seu currículum ou deixou de fazer um follow-up após uma entrevista. 
Estas mesmas pessoas sempre se chocam quando não compartilho de suas lamentações. Parte de minhas atividades é estar ao lado do RH ou Head Hunter e então sei o porquê de não receber o retorno desejado.
Puxa viva…, por que será que;  “ Ele não está tão a fim de você “? Há um livro (e agora o filme com o mesmo nome), que explica às mulheres o porquê desta questão. Os RH’s e os Head Hunters compartilham algumas das mesmas similaridades: Aqui estão elas:
1) Eles, os Head Hunters, buscam apenas os candidatos em quem estão realmente interessados e quando estão prontos para contratá-los. 
Eles têm o seu e-mail e seu número de telefone e sabem como utilizá-los. Então, se você não receber nenhuma notícia deles é porque: A) eles não estão prontos para contratar para a posição ainda, ou B) você não é o escolhido. Nota: Alguns processos de contratação podem levar meses para serem concluídos. Assim, se você parecer desesperado, prejudicará suas chances de conseguir um emprego caso comece a assediar impulsivamente o Head Hunter ou RH sobre a oportunidade. Deixar que eles saibam que você está definitivamente interessado na posição é uma coisa, mas perturbá-los repetidamente é inapropriado.
2) Você não é a prioridade deles. 
Encontrar candidatos para as posições disponíveis é apenas uma das inúmerasresponsabilidades do RH. Encontrar um emprego talvez seja o foco principal em sua vida mas, para o Head Hunter, você é apenas um item em uma longa lista de afazeres.
3) Eles não têm tempo, dinheiro ou desejo de facilitar a vida dos candidatos. 
Atualmente, alguns recrutadores chegam a receber mais de mil candidatos em menos de um dia de postagem de um emprego. É isso mesmo – mais de 1000 cartas de apresentação e currículos para análise. É um processo trabalhoso demais e potencialmente improdutivo. Especialmente, quando se leva em conta que muitos candidatos não dizem a verdade sobre seus curricula ou se candidatam mesmo que estejam totalmente desqualificados para o trabalho. 
Até eu, que ocasionalmente faço recrutamento, e tendo vivido isto intensamente, posso dizer que não há nada mais frustrante do que triar centenas de curricula e escolher aqueles que escreveram aparentemente o melhor curriculum e em seguida, ligar e descobrir que eles não são tudo aquilo que diziam.
Para falar a verdade, eu escuto claramente da maioria dos profissionais de contratação que, quando eles se sentem abarrotados de CV’s para triagem, não se preocupam em ler todos.  Procuraram candidatos provenientes de alguma referência. É como no namoro, o Head Hunter fica interessado naquele profissional que é altamente recomendado. (Dica:. A maneira mais rápida e simples para que seu curriculum suba para o topo da pilha de análise é uma recomendação pessoal de uma fonte crível). 
Ademais, a maioria das empresas de recrutamento não estão equipadas com o pessoal nem tecnologia (e nem estão dispostas a gastar o dinheiro para tal aquisição) para poder enviar e-mails personalizados de rejeição para milhares de profissionais. 
O processo de pensamento deles sobre isso é o seguinte: Se você está na atividade de procura por trabalho, você entende as regras. Sabe-se que nem todo mundo ganha e uma explicação não lhe é devida. Na verdade, tentar obter um status (ligar ou enviar e-mails queixando-se por não ter sido escolhido ou que não foi informado que não foi escolhido) é a maneira mais rápida para ser lembrado como alguém que NUNCA deva ser contratado.
Para resumir, a próxima vez que pensar em reclamar sobre como o Head Hunter é insensível e ineficiente, por que você não tenta se colocar no lugar deles? e, ao contrário, pense em formas alternativas que você poderia usar para chamar a atenção e ganhar respeito e credibilidade. 
Lembre-se da simples lei da atração: É preciso dois para dançar um tango. Assim, talvez seja melhor apenas seguir em frente e continuar procurando o trabalho certo onde vai ser valorizado e qualificado pelo que você é. Se eles perceberem que que você tem qualificações e perfil para uma vaga potencial, certamente retornarão o contato.
Depois é sua vez de decidir se você os quer!
Pedro Carvalho
Gestor do Centro de Carreiras Ex-Alunos GV
Partner – Authent® Executive Search & Recruting

Nenhum comentário:

Postar um comentário