terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fique atento: o profissional que você é reflete a pessoa que você é! - Ada Maria de Assis e Silva

Você chegou à meia idade! Muito provavelmente têm filhos adolescentes, pais idosos, é líder de uma equipe de trabalho e vem sendo exigido por todos os lados! Tanto os filhos quanto os pais e liderados recorrem a você em muitas situações para conduzi-los e tomar decisões de risco.

Então, deveria estar com equilíbrio emocional e financeiro e já com maturidade profissional para desempenhar o papel de líder que você conquistou ao longo dos anos. No ápice de suas responsabilidades, você às vezes se sente só e bombardeado por preocupações e rotinas severas exigidas pela vida moderna.

Acredite-me: se estiver feliz e realizado profissionalmente esta carga será sentida de forma mais branda e você se doará aos seus entes queridos e à sua equipe de trabalho sem esquecer-se de você. Agora, se chegou até aqui sem uma realização profissional e certo conforto financeiro esta carga pesará sobre seus ombros trazendo muita insatisfação pessoal.

Desconhecemos tanto para melhorar nossa vida profissional e pessoal! Somos caseiros e não temos processos pensados e validados para realizar nosso trabalho, e deixamos de buscar estas respostas através do estudo, da utilização de nossos recursos e da ação.

Com um período promissor pela frente devido ao boom econômico e a necessidade de profissionais mais especializados e com competências comportamentais trabalhadas, é inaceitável que não nos debrucemos sobre as questões de nosso desenvolvimento profissional.

Como o trabalho ocupa a maior parte do tempo de nossas vidas, é possível concluir que nosso bem-estar pessoal está indiscutivelmente relacionado ao nosso desempenho e reconhecimento profissional. Devemos buscar qualidade de vida e pensar no nosso lazer, família, saúde e recreação. Mas considero difícil conseguir um equilíbrio na vida pessoal se não há satisfação com o andamento de nossa carreira e realizações como profissional.

Observe-se:
1. Qual sua rotina diária e semanal?
2. Você posterga suas atividades? Você entrega tudo o que promete?
3. Você se reúne com seus colaboradores ou colegas de equipe quinzenalmente para falar sobre o andamento do trabalho?
4. Você avalia seus pontos fortes e fracos?
5. Você tem metas definidas e utiliza seus recursos para atingi-las?
6. O que diferencia você de outros profissionais de sua área?
7. Você busca os conhecimentos que não tem? Pesquisa na internet, lê jornais, revistas e livros especializados?
8. Utiliza os novos recursos tecnológicos como softwares próprios de sua área, internet, sites de relacionamentos, e-mail, MSN, Skype ou está resistindo de forma onipotente a aceitá-los?
9. Há quanto tempo não assiste a uma palestra ou faz um curso presencial/on-line?
10. Você se relaciona com profissionais de sua área? Mantém seus contatos atualizados?
11. O que está impedindo você de alcançar uma vida mais tranquila e feliz?
12. Por que ainda não realizou alguns sonhos como uma nova casa, uma viagem, melhor alimentação, melhor qualidade de vida, e se relaciona melhor com as pessoas?

Não se engane: o profissional que você é reflete a pessoa que você é! Portanto, buscar soluções para desenvolver competências técnicas ou comportamentais como perseverança, determinação, trabalhar bem em equipe, melhora de seu processo decisório e seu planejamento de carreira vai fatalmente levá-lo a transformações de comportamento que você tem perseguido.

Acredito firmemente que como passamos a maior parte de nossa vida diária no trabalho e agindo como profissionais, nossa performance no trabalho merece uma atenção constante. Pode parecer uma inversão do que se prega ultimamente, mas a qualidade de vida e bem-estar pessoal vem da nossa satisfação e reconhecimento do trabalho como profissional e não vice-versa.

Um bom processo de reflexão e ação conduzido por um profissional especializado e certificado em Coaching Executivo vai desvendar seus potencias para transformá-lo no profissional que você precisa ser e na pessoa que você realmente é! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário