“Inteligência
emocional é a competência mais utilizada para liderar em tempos de
crise.”
O
atual momento do país provoca uma sensação geral de insegurança em relação à
vida profissional. Para um líder, isso não é diferente, pois ele também está
sob pressão e ainda precisa “segurar as pontas”.
Este é o momento para
os gestores usarem a inteligência emocional para incentivar e motivar ainda
mais a equipe. As americanas Coca-Cola e Hallmark são exemplos reais de êxito
obtido a partir do fortalecimento dessa competência. Elas tiveram,
respectivamente, 15% e 25% de melhora na produtividade depois de terem recebido
treinamento focado em inteligência emocional.
Para manter-se firme
um líder precisa estar com a equipe em harmonia e motivada, senão, não há
entregas. É preciso ter cuidado para não perder o controle e ameaçar os
colaboradores, mesmo que indiretamente. Ameaça gera conflito e conflito,
desmotivação e isso pode contaminar todo o time.
Deixo quatro
estratégias de inteligência emocional a serem aplicadas no dia a dia com a
equipe para liderar com sabedoria em tempos de instabilidade. Veja:
1-
Fazer ressignificação
Os colaboradores já
escutam muitas coisas ruins sobre o cenário e o líder não precisa ficar
reforçando isso. É preciso fazer com que as pessoas pensem positivamente e não
se desmotivem pensando em possíveis cortes, por exemplo.
Sente com cada
colaborador da equipe e explique que nesse momento a empresa tem que inovar
mais, fortalecer as relações e gerar novas parcerias e que ele é peça-chave
para que isso aconteça.
Mostre a sua importância para a organização.
2–
Pedir permissão
Quando for expressar
um ponto de vista, dar sugestões ou até mesmo uma crítica, peça “licença” ao
colaborador.
O ato de pedir permissão fará com que ele se sinta respeitado e importante e isso certamente estabelecerá uma relação de confiança entre vocês.
3 –
Perguntar e ouvir
Faça perguntas
abertas, que não limitem as respostas do time em “sim” ou “não”.
O líder tem
que ser mais próximo nessa fase instável, precisa ouvir mais e ser realmente um
coach.
Isso ajuda a descobrir o que a equipe está pensando e contribui para
redefinição de estratégias, caso seja necessário.
4 – Tratar o seu time como cliente
número um
Já disse Ken
Blanchard, o guru mundial da liderança: “A sua equipe deve ser o seu cliente
número um”.
Se o líder ficar pensando em somente fazer dinheiro para a empresa,
ele não vai conseguir resultados, por isso, trate o seu time como cliente e dê
o devido valor a ele.
Equipe sem
engajamento não tem como apresentar mais. O segredo é desfocar do problema e
começar a construir a solução. Em vez de ficar olhando apenas os números
decrescentes da empresa e o gap das metas, olhe para sua equipe e dê forças e
encorajamento para que ela esteja mais empenhada com os desafios.
A inteligência
emocional representa 60% do sucesso de gestores que vão da supervisão à
presidência. Tenha essa competência como aliada e faça da crise um trampolim
para alcançar mais e melhores resultados.
Texto
de João
Marcelo Furlan,
Sócio Fundador da Enora Leaders para o Portal Administradores.com
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