Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de
relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.
Ser assertivo, diferente de
ser agressivo, é comunicar-se de maneira franca e aberta, feita de maneira
adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.
A falta de assertividade é
comum por ser causadora de muitos conflitos e mal-entendidos, além de outros
prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação.
Analise, por exemplo:
- Quantas vezes você disse
“sim” com a vontade de dizer “não”.
- Quantas vezes, você fez o
trabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?
- Quantas vezes, em uma
discussão ou em um debate você não teve a coragem de posicionar-se do jeito que
gostaria?
- Quantas vezes você se
sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica? Expressar
uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido
com um comentário ou uma brincadeira?
Estas são situações comuns,
que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que mostram de quantas maneiras
diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios
espaços vitais.
Comportamento não assertivo:
- passividade: é uma forma
de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada
em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em
demasia com a opinião de terceiros, adotando com freqüência uma postura
defensiva.
- agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” inves de “Líder”.
- manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudo-elegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.
A pessoa de comportamento
assertivo:
- olha nos olhos quando fala;
- é comedida;
- é segura;
- tem expressão corporal
condizente com as suas palavras;
- fala com elegância e
naturalidade;
- controla suas emoções;
- expressa calma, é objetiva;
- não perde uma venda por
excesso ou falta de argumentos.
E, por isso, defende os seus direitos, entre os
quais destacamos:
- de ser respeitada e
tratada de igual para igual;
- de expressar os seus
pensamentos, opiniões e sentimentos;
- de dizer não, sem sentir-se
culpada;
- de dizer sim, quando lhe
convier;
- de dizer “não entendi” e
pedir esclarecimentos;
- de concordar, de
discordar, de aceitar ou não aceitar as idéias, opiniões ou críticas de outras
pessoas.
O convite à reflexão é:
Quais são as vantagens que
você identifica cultivando um comportamento assertivo?
O que você conquistará, com
maior facilidade na vida profissional? E na vida pessoal?
Para alguns, a grande mola
propulsora da ação é o desejo do sucesso, para outros o prestígio e para outros
o reconhecimento. Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a
assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você deseja.
Alguns benefícios ao sermos
mais assertivos:
- Redução de conflitos
interpessoais;
- Liderança clara, direta e
eficaz;
- Negociações bem conduzidas;
- Melhor planejamento no
trabalho;
- Melhora no clima
organizacional;
- Clientes satisfeitos com o
atendimento;
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