terça-feira, 5 de abril de 2016

A Comunicação Assertiva - Reinaldo Passadori

Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.

 

Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se de maneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos conflitos e mal-entendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação. 

Analise, por exemplo:

- Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.

- Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?

- Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?

- Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um comentário ou uma brincadeira?

Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços vitais.

Comportamento não assertivo:

- passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com freqüência uma postura defensiva.

- agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” inves de “Líder”.

- manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudo-elegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.

A pessoa de comportamento assertivo:

- olha nos olhos quando fala;

- é comedida;

- é segura;

- tem expressão corporal condizente com as suas palavras;

- fala com elegância e naturalidade;

- controla suas emoções;

- expressa calma, é objetiva;

- não perde uma venda por excesso ou falta de argumentos. 

E, por isso, defende os seus direitos, entre os quais destacamos:

- de ser respeitada e tratada de igual para igual;

- de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos;

- de dizer não, sem sentir-se culpada;

- de dizer sim, quando lhe convier;

- de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos;

- de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as idéias, opiniões ou críticas de outras pessoas.

O convite à reflexão é:

Quais são as vantagens que você identifica cultivando um comportamento assertivo?

O que você conquistará, com maior facilidade na vida profissional? E na vida pessoal?

Para alguns, a grande mola propulsora da ação é o desejo do sucesso, para outros o prestígio e para outros o reconhecimento. Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você deseja.

Alguns benefícios ao sermos mais assertivos:

- Redução de conflitos interpessoais;

- Liderança clara, direta e eficaz;

- Negociações bem conduzidas;

- Melhor planejamento no trabalho;

- Melhora no clima organizacional;

- Clientes satisfeitos com o atendimento;

- Pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.


Reinaldo Passadori ( reinaldo@reinaldopassadori.com.br ) – Especialista em comunicação verbal e diretor do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal é administrador de empresas especialista em RH. Autor do livro Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes (Editora Gente). 



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