quinta-feira, 14 de abril de 2016

FAZER NADA - Celia Spangher

Uma tarde dessas, a Lei de Murphy se estabeleceu no escritório. Acabou a eletricidade de repente, por causa da chuva.

Fiquei sem computador, sem telefone, o celular no último suspiro da bateria. Naquele momento me bateu um total desespero! Com tanta coisa para fazer, isso é hora de acabar a luz??

Fiquei andando de um lado para o outro, perdidinha. Com o calor intenso e sem ar condicionado, abri a porta da frente e resolvi sentar um pouco lá fora, no coberto, para ver se refrescava. Peguei um caderno para fazer anotações assim tentar aproveitar o tempo.

Parei com a caneta na mão e de repente, caiu a ficha. 

Comecei a escutar o barulho da chuva, a apreciar a brisa refrescante. 

Senti o cheiro característico da chuva e pensei: nossa, quanto tempo faz que não dou uma paradinha para respirar? 

Larguei o caderno de lado e então me dei conta do silêncio total e dos pingos batendo no telhado....

Sem telefone tocando, ninguém falando, o incessante teclar dos computadores, o barulho do ar condicionado. 

Fechei os olhos e fiquei curtindo esse momento de paz, respirando e pensando – porque será que nos deixamos escravizar dessa maneira? 

Confesso que sou totalmente ligada à tecnologia, gosto dos “brinquedinhos” todos, amo o meu trabalho, mas de tempos em tempos é necessário “desconectar”. 

E no momento que isso forçosamente aconteceu, fiquei meio “boba” sem saber o que fazer.

Aquela compulsão de ver se chegaram emails, mensagens, torpedos, tweets, chamadas de repente sumiu e eu consegui me “dar” dez minutinhos de silêncio, paz e gotas de chuva no telhado com cheiro de terra.

Quando a eletricidade voltou, um suspiro e a retomada, porém revigorada por aqueles momentos.

Disso tudo, uma importante lição – o tempo é o produto mais caro que existe e o mais desperdiçado disse alguém  – e investir alguns minutos “fazendo nada” pode vir a ser o ato mais produtivo do dia.

Pense nisso.

Celia Spangher é Headhunter e Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

Nenhum comentário:

Postar um comentário