sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Características dos comunicadores de sucesso


Será que os grandes oradores nascem prontos? Será que posso desenvolver competências para me tornar um bom comunicador? Essas são algumas perguntas que ouço com muita frequência, referente ao assunto falar em público. Tenho pesquisado há mais de 11 anos quais são as características dos bons oradores e o que pode tornar uma pessoa um bom comunicador.

Posso afirmar que bons oradores não nascem prontos, eles se fazem. A cada dia podemos melhorar em tudo o que fazemos, inclusive na comunicação. Comunicar-se bem é uma competência que pode e deve ser aprendida, desenvolvida e explorada durante toda a vida.

Domínio do assunto a ser abordado, conhecimento de técnicas de oratória e prática são ingredientes comuns entre os grandes comunicadores. Eles também possuem um profundo e sincero respeito pelos seus ouvintes, além de se comunicar com suas esperanças, expectativas e desejos. Sempre procuram informações detalhadas dos ouvintes, para adequar sempre sua linguagem, marcando suas mentes e seus corações.

Para isso, antes até de iniciarem a fala com simpatia, generosidade e carisma, começam o processo de conquista. Quando começam a falar, as introduções precisam ser criativas, envolventes e muitas vezes surpreendentes. Já as conclusões são o coroamento, instante em que levam os ouvintes a refletir ou agir de acordo com suas propostas. Sendo o bom planejamento um aspecto que os diferencia, sempre se preparando muito bem para suas apresentações. Eles têm consciência que tanto a introdução quanto a conclusão de uma fala são grande trunfos, que devem ser bem explorados.

A simplicidade é outra característica comum. Eles fazem informações e ideias complexas transformarem-se em algo bem simples, próximo ao dia a dia dos ouvintes. Através de exemplos, histórias, metáforas e parábolas, pensamentos e reflexões, envolvem e criam sintonia e proximidade com o público. Como disse Leonardo da Vinci: "A simplicidade é a sofisticação máxima".

Eles exploram bem a voz, colocando ritmo a sua fala. Alternam a velocidade e o volume, utilizam bem as pausas, as inflexões e as entonações, para que os ouvintes tenham uma interpretação do sentimento transmitido pelas palavras.

Quando utilizam recursos visuais, utilizam com bom senso para enriquecer e facilitar o acompanhamento do raciocínio, além de destacar as informações importantes, possibilitando assim a lembrança do assunto por tempo mais prolongado. Todas imagens, citações, vídeos e sons são artifícios utilizados para tornar as mensagens mais claras, além de em algumas situações sensibilizar e emocionar.

São também grandes estudiosos dos assuntos que abordam e eternos aprendizes.
Os bons comunicadores também se preocupam com os pequenos detalhes: gesticulação, postura, olhar e todos os outros aspectos da comunicação não verbal. Importante salientar que qualquer técnica só terá êxito nas mãos daqueles que a utilizam com espontaneidade.

Mas um aspecto faz toda diferença nas apresentações desses grandes comunicadores: o entusiasmo com que eles apresentam suas ideias.
Entusiasmo pelo compromisso com o que se diz, demonstrando interesse e envolvimento pelos assuntos abordados. Sem disposição, energia, envolvimento e emoção por parte de quem fala, dificilmente serão despertados a atenção, o interesse e o envolvimento do público.
Como disse o escritor Anatole France: "Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário